Lista completa de Questões sobre Malware e Spyware para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Malware e Spyware - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2014
Alguns malwares coletam informações sobre transações legítimas efetuadas nos computadores de suas vítimas e as enviam ao atacante para que este possa efetuar ataques de repetição (replay attack). Nesse tipo de ataque, os dados obtidos são
Considere as definições de malwares: I. São programas que se espalham por meio da inserção de uma cópia de si mesmos em outros softwares e arquivos. É muito comum que sejam propagados por meio de arquivos executáveis, porém, eles só conseguem infectar outras aplicações do sistema quando executados. Além de causar danos ao sistema hospedeiro, se propagam à medida que o usuário os enviar (sem saber) para outros, através de e-mail ou mídias removíveis. Desse modo, o ciclo será reiniciado e outras máquinas também serão infectadas. II. Possuem a capacidade de se propagarem automaticamente e enviar cópias completas de si mesmos para outros computadores. Ou seja, eles não precisam se anexar a outros arquivos para conseguirem infectar uma máquina e podem se mover entre hospedeiros por conta própria. Quando um deles se aloja em um computador, além de ser capaz de executar ações danosas ao sistema, ele também busca por meios de se auto-propagar. Por exemplo, ele pode acessar a lista de contatos de e-mails dos usuários do sistema e, então, enviar cópias de si mesmo para os computadores alvos. Dessa forma, eles serão transmitidos por meio da internet e, quando se instalarem em outros hospedeiros, o ciclo de infecção será reiniciado. Está correto afirmar que
Em relação a vírus e malwares, é INCORRETO afirmar:
É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
Os vírus não conseguem infectar os telefones celulares, pois são apenas os worms que conseguem se propagar de celular para celular por meio do bluetooth ou de mensagens SMS (torpedos). Após infectar o celular, o worm pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria.
Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.
Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.
Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.
Em relação aos tipos de malware mencionados abaixo, é correto afirmar:
Rootkit é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Backdoor é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas.
Spyware é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim. Pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados para invadi-lo.
Bot é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido. Apesar de ainda serem bastante usados por atacantes, os bots atualmente têm sido também utilizados e incorporados por outros códigos maliciosos para ficarem ocultos e não serem detectados pelo usuário e nem por mecanismos de proteção.
Trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. Estes programas geralmente consistem de um único arquivo e ne cessitam ser explicitamente executados para que sejam instalados no computador.
Existem diversas precauções que podem ser tomadas para ajudar a proteger sistemas contra malwares. As melhores práticas incluem
Ciência da Computação - Malware e Spyware - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, relativos a malwares.
O Trojan downloader, um programa que executa ações maliciosas sem o conhecimento do usuário, realiza download de outros códigos maliciosos na Internet e instala-os no computador infectado sem o consentimento do usuário.
Ciência da Computação - Malware e Spyware - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, relativos a malwares.
Rootkit é um programa que instala novos códigos maliciosos, para assegurar acesso futuro em um computador infectado, e remove evidências em arquivos de logs.
Ciência da Computação - Malware e Spyware - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, relativos a malwares.
Denominam-se de backdoor os programas desenvolvidos para coletar e enviar informações a terceiros.
Ciência da Computação - Malware e Spyware - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à ofuscação de código, a programas maliciosos e a compactadores de código executável, julgue os itens seguintes.
Programas maliciosos do tipo RootKits são os mais perigosos, principalmente para usuários de Internet Banking, pois esses programas têm a função de capturar as teclas digitadas no computador.
Ciência da Computação - Malware e Spyware - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os seguintes itens, relativos à segurança em redes de computadores.
Phishing é a técnica empregada por vírus e cavalos de troia para obter informações confidenciais do usuário, como, por exemplo, dados bancários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...