Lista completa de Questões sobre Oracle para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do sistema gerenciador de banco de dados Oracle, julgue os itens a seguir.
O Oracle 10g provê dois tipos básicos de índices: o bitmap e o B-Tree. O primeiro é indicado para imagens e campos do tipo BLOB (Binary Large Object) e o segundo, para os demais tipos de campos, como, por exemplo, VARCHAR e INT.
Acerca do sistema gerenciador de banco de dados Oracle, julgue os itens a seguir.
O gerador de sequência (sequence generator) do Oracle 11g provê uma sequência numérica independente para cada tabela, que pode ser utilizada para gerar valores únicos para chaves primárias (primary keys). Além disso, é possível utilizar o mesmo gerador de sequência para mais de uma tabela.
No SGDB Oracle, versão 11g, os limites de tamanho para os tipos de dados CHAR e CHAR VARYING são, respectivamente,
1000 e 2000 bytes.
1000 e 4000 bytes.
2000 e 4000 bytes.
2000 e 8000 bytes.
4000 e 8000 bytes.
Assinale a opção correta com relação ao banco de dados Oracle.
Foreign key é uma restrição de integridade que não permite valores nulos e valores duplicados em uma coluna ou conjunto de colunas.
Hash join é uma estratégia de consulta na qual, para cada registro existente na tabela principal, o Oracle busca os registros na tabela dependente que atendam às condições de filtro.
O esquema SYS armazena tabelas adicionais e visões que exibem informações administrativas e tabelas internas usadas por várias ferramentas e opções do banco de dados Oracle.
Uma tabela heap-organized ordena os dados em uma estrutura de índices B-Tree, classificando-os da mesma forma que uma chave primária.
Por padrão, toda constraint, seja ela uma chave primária ou uma chave estrangeira, é sempre criada como NOT DEFERRABLE IMMEDIATE.
Acerca de planos de manutenção e tuning em banco de dados Oracle 11g, assinale a opção correta.
O Oracle Enterprise Manager exibe os resultados da tarefa do SQL Access Advisor listando as instruções SQL pela ordem de maior redução de custo.
O SQL Access Advisor oferece recomendações de partição somente para cargas de trabalho que têm predicados e junções em colunas de tipo VARCHAR.
O SQL Plan Management evita que regressões de performance resultem de alterações repentinas no plano de execução de uma instrução SQL, mas não fornece componentes para captura e seleção de informações capazes de auxiliar na evolução dos planos de execução de SQL.
O Automatic Database Diagnostic Monitor (ADDM) não proporciona análise de performance de gerenciamento de backup/recuperação ou análise de performance em cluster para bancos de dados com real application clusters (RAC).
Em cada execução do SQL Tuning Advisor, o administrador do banco de dados deve selecionar as consultas SQL de alta carga no sistema e gerar recomendações sobre como ajustá-las.
Com relação a banco de dados Oracle e a desenvolvimento web, assinale a opção correta.
Na arquitetura MVC, um componente de visualização mantém o estado persistente do negócio e fornece ao controlador a capacidade de acessar as funcionalidades da aplicação encapsuladas pelo modelo.
O particionamento REF do Oracle efetua a criação automática de novas partições quando dados de qualificação são inseridos em uma tabela. Nesse processo, as operações de manutenção de partição que alteram a forma lógica de uma tabela pai para a tabela filho devem ser explicitadas formalmente.
Um contexto de aplicação (application context) é uma aplicação web instalada dentro de um container web com os recursos nele disponíveis.
O SOAP HTTP Binding prevê o uso dos métodos PUT e DELETE do HTTP.
Web services são aplicativos server side que disponibilizam um ou mais serviços fortemente acoplados. Um web service expõe sua interface para usuários usando um documento XML, conhecido como WSDL (Web Services Description Language).
A respeito do Oracle 11g, assinale a opção correta.
No Oracle 11g, é possível, além de views, criar tabelas virtuais que são derivadas de expressões definidas a partir de funções PL/SQL próprias.
Para melhor o desempenho nas consultas a uma base de dados a partir do Oracle 11g, os dados, metadados e logs devem ficar necessariamente no mesmo tablespace.
No Oracle 11g, a autenticação de usuários é realizada unicamente pelo próprio Oracle, por meio do Oracle Administrator Authentication.
O gerenciamento de memória do Oracle 11g é realizado unicamente no modo automático (automatic management memory) de forma que o system global area (SGA) atenda as necessidades de uma instância do program global area (PGA).
O Oracle 11g permite a criação de índices invisíveis que podem ser ignorados pelo otimizador (optimizer). Dessa forma, é possível testar a remoção de um índice antes de removê-lo.
Assinale a opção correta, com relação ao Oracle 11g.
As views materializadas podem ser manipuladas por meio de comandos SQL como SELECT, porém, não podem ser manipuladas pelos comandos UPDATE e DELETE.
O Oracle 11g possui vários tipos de índices, mas, por ser do tipo relacional, não possui chave reversa (reverse key).
Quando um banco de dados é colocado em modo Quiesced, as sessões ativas que não sejam do tipo DBA, SYS, SYSMAN ou SYSTEM são imediatamente terminadas e somente são aceitas novas conexões desses tipos.
Um database em Oracle deve ter pelo menos três tablespaces lógicas: SYSTEM, SYSAUX e TEMP. Cada tablespace pode conter inúmeros datafiles.
Dentro de uma transação, é possível declarar pontos intermediários denominados savepoints que dividem a transação em pequenas partes. Dessa forma, em uma aplicação com várias funções, savepoints definidos antes do início de cada função permitem, se uma função falhar, executar um ROLLBACK dos registros que ainda não tiverem sido atingidos pelo COMMIT.
No banco de dados Oracle 10g, os segmentos
são as unidades mais básicas de armazenamento dentro das tuplas.
são as menores unidades de armazenamento, também chamados tablespaces.
estão um nível acima na hierarquia dos agrupamentos lógicos ou grids.
são agrupados em uma ou mais estruturas lógicas que são as views.
contêm todos os dados de um agrupamento lógico dentro de um tablespace.
Visão do Oracle 10g que apresenta uma lista das diferentes métricas que dão uma estimativa da saúde do banco de dados e especifica uma condição sob a qual um alerta será emitido se a métrica alcançar o limiar ou exceder um valor especificado. Trata-se de
DB_RECOVERY_FILE_DEST.
DBA_TABLESPACES.
DBA_THRESHOLDS.
DBA_FREE_SPACE
DBA_SEGMENTS
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...