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Ciência da Computação - Política de Segurança - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Conforme as normas ABNT NBR 27001, 27002 e 27005, um documento da política de segurança da informação deve
conter o registro dos incidentes de segurança da organização.
revelar informações sensíveis da organização.
ser aprovado pela direção, bem como publicado e comunicado para todos que tenham contato com a organização.
conter uma declaração de comprometimento elaborada por todos aqueles que atuam na organização, inclusive pela direção.
apresentar uma declaração de aplicabilidade dos controles de segurança da informação, além de definir como será o processo de gestão de riscos.
Segundo a ISO/IEC 17.799 de 2005, a Gestão de Continuidade de Negócios tem por objetivo não permitir a interrupção das atividades do negócio e proteger os
processos de manutenção de sistemas críticos contra efeitos de falhas ou desastres signifi cativos, e assegurar a sua retomada no menor tempo possível.
serviços táticos de TI contra efeitos de falhas ou desastres signifi cativos, e assegurar a sua retomada no menor tempo possível.
processos de log e de auditoria contra efeitos de falhas ou desastres signifi cativos, e assegurar a sua retomada imediatamente.
processos críticos contra efeitos de falhas ou desastres signifi cativos, e assegurar a sua retomada em tempo hábil, se for o caso.
proteger os processos da cadeia de valor da TI contra efeitos de falhas ou desastres signifi cativos, e assegurar a sua retomada em até uma hora após o incidente.
É necessário que os Planos de Recuperação de Desastres sejam
aplicados integralmente com frequência e flexíveis com relação a plataformas.
adaptáveis, e testados e atualizados com frequência.
testados de 3 em 3 anos e atualizados com frequência.
atualizados apenas quando houver upgrade dos sistemas operacionais.
atualizados com frequência e testados apenas quando houver alteração de mais de 30% da infraestrutura de TI.
A Instrução Normativa GSI/PR n. 1 define Política de Segurança da Informação e Comunicações como o documento aprovado pela autoridade responsável pelo órgão ou entidade da Administração Pública Federal, direta e indireta, com o objetivo de
fornecer diretrizes e suporte administrativo sufi cientes à elaboração das políticas e das normas da segurança da informação e comunicações.
fornecer diretrizes, critérios e suporte administrativo sufi cientes à implementação da segurança da informação e comunicações.
fornecer planos e procedimentos suficientes à definição de todas as políticas da governança de segurança da informação e comunicações.
fornecer sugestões e orientações suficientes para a implementação da governança de segurança da informação e comunicações.
fornecer suporte técnico à implementação das normas e procedimentos da segurança da informação e comunicações nas áreas de negócios.
A Norma Complementar GSI/PR n. 4 recomenda manter os riscos monitorados e analisados criticamente, a fim de verifi car regularmente, no mínimo, as seguintes mudanças: nos critérios de avaliação e aceitação dos riscos, no ambiente, nos ativos de informação, nas ações de Segurança da Informação e Comunicações SIC, e nos fatores de risco, que são:
ataque, vulnerabilidade, risco operacional e impacto.
ameaça, vulnerabilidade, probabilidade e impacto.
ataque, susceptibilidade, probabilidade e impacto na receita.
ameaça, susceptibilidade, risco de mercado e impacto.
ataque, vulnerabilidade, probabilidade e impacto no resultado.
O serviço das Equipes de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança em Redes Computacionais ETIR, que consiste em divulgar, de forma proativa, alertas sobre vulnerabilidades e problemas de incidentes de segurança em redes de computadores em geral, cujos impactos sejam de médio e longo prazo, possibilitando que a comunidade se prepare contra novas ameaças é chamado de
Anúncios.
Emissão de Alertas e Advertências.
Disseminação de informações relacionadas à segurança.
Avaliação de segurança.
Prospecção de segurança.
Na NBR ISO/IEC 27001:2006, o termo declaração de aplicabilidade refere-se a uma declaração documentada que descreve:
a aplicabilidade dos mecanismos de análise de riscos à realidade da organização.
as ferramentas e os mecanismos de gestão que são pertinentes e aplicáveis ao Modelo Integrado de Segurança da Informação da organização.
os objetivos de controle e controles que são pertinentes e aplicáveis ao Sistema de Gestão de Segurança da Informação da organização.
as políticas e as normas nacionais e internacionais que são pertinentes e aplicáveis ao Modelo de Gestão de Segurança da Informação da organização.
os processos, as práticas e os princípios que são pertinentes e aplicáveis ao framework de Segurança da Informação da organização.
Na NBR ISO/IEC 27001:2006, um dos controles da Infraestrutura de Segurança da Informação é:
Análise crítica da Política de Segurança da Informação.
Classificação e tratamento da informação.
Estruturação e manutenção do inventário dos ativos.
Identificação e análise crítica de acordos de confidencialidade.
Identificação dos riscos relacionados com partes externas.
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Com base na NBR ISO/IEC n.º 27.001/2006, assinale a opção correta acerca de definições relacionadas à gestão de segurança da informação.
O sistema de gestão da segurança da informação (SGSI), componente do sistema de gestão global que se fundamenta na abordagem de riscos do negócio, é responsável pelo estabelecimento, implementação, operação, monitoramento, análise crítica, manutenção e melhoramento da segurança da informação.
Gestão de riscos consiste no processo de comparar o risco estimado com os critérios de risco predefinidos, a fim de determinar a importância do risco.
Evento de segurança da informação é um evento (ou uma série de eventos) que ocorre de maneira indesejada ou inesperada, podendo comprometer as operações do negócio e ameaçar a segurança da informação.
O incidente de segurança da informação consiste em um incidente que, caso seja identificado em um estado de sistema, serviço ou rede, indica a ocorrência de uma possível violação da política de segurança da informação, bem como de uma falha de controles ou de uma situação previamente desconhecida que possa ser relevante à segurança da informação.
Confidencialidade corresponde à propriedade de classificar uma informação sigilosa como confidencial.
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Com base na NBR ISO/IEC n.º 27.001/2006, assinale a opção correta em relação às auditorias internas do sistema de gestão da segurança da informação (SGSI).
Em um processo de auditoria interna os auditores auditam seu próprio trabalho.
Em uma auditoria interna, a definição das responsabilidades e dos requisitos é dispensável para o planejamento e a execução de um procedimento documentado.
As atividades de acompanhamento devem abranger a verificação das ações executadas e o relato dos resultados de verificação.
O responsável pela área a ser auditada deve assegurar que as ações sejam executadas com qualidade, para eliminar as não conformidades detectadas e as suas causas, não importando a quantidade de tempo despendido.
A objetividade e a imparcialidade são princípios que devem ser observados na seleção dos auditores; na execução de auditorias, contudo, em virtude de a auditoria ser uma atividade caracterizada pela discricionariedade, esses princípios não devem ser plenamente adotados.
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