Lista completa de Questões sobre Processos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existe uma situação denominada deadlock que, eventualmente, ocorre durante a execução de processos em sistemas operacionais.
O deadlock é caracterizado por haver, por exemplo,transferência de dados para uma área de trabalho temporária onde outro programa pode acessá-lo para processá-lo em um tempo futuro.
alocação dos recursos necessários para um processo X em outros processos.
impossibilidade de execução dos processos X e Y porque X depende do término de Y e vice-versa.
seleção entre os processos em estado de pronto que estão na memória para serem executados pelo processador.
alternância na execução de diferentes processos de forma que o usuário tenha a percepção que os processos estão sendo executados simultaneamente.
A respeito dos sistemas operacionais, julgue os próximos itens.
A situação denominada deadlock é caracterizada por um processo cuja execução termina de maneira forçada.
O arquivo MP_GO.sh possui, no sistema Linux, o seguinte conjunto de permissões: -rwx r-- --- , aplicáveis, respectivamente, ao proprietário, grupo e outros. Foi solicitado ao administrador do sistema que adicionasse a permissão de execução apenas para o proprietário e para o grupo. Com base nas permissões atuais e no pedido feito ao administrador, assinale a sintaxe do comando Linux que atende plenamente à solicitação.
chmod g+x MP_GO.sh
chmod u+x MP_GO.sh
chmod ug+w MP_GO.sh
chmod ugo+x MP_GO.sh
chmod ug+r MP_GO.sh
Assinale a alternativa que apresenta o comando para serem obtidas as configurações de rede de um computador com Windows XP.
ping
ipconfig
tracert
pathping
arp
Qual o nome da conta padrão de administração do sistema Linux, que permite gerenciar as contas de usuários, configurar dispositivos, atribuir e modificar permissões de acesso às pastas do sistema?
admin
pwd
administrador
system
root
No contexto de sistemas operacionais, um processo é
um programa escrito em uma linguagem de alto nível, armazenado no disco.
o conteúdo da memória principal.
uma instância de um programa em execução.
uma tarefa em memória secundária.
a menor sequência de instruções que podem ser gerenciadas independentemente.
Ciência da Computação - Processos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Um usuário está utilizando o comando more no sistema operacional Linux para visualizar um arquivo com várias páginas. Caso ele deseje voltar uma página na visualização, ele deve pressionar a tecla
de seta para a esquerda.
de seta para cima.
Backspace.
b.
r.
Com base nas características do sistema operacional Linux, assinale a opção correta.
Por meio do comando cut, é possível extrair as últimas linhas de uma arquivo.
O núcleo do sistema Linux é dividido em dois componentes principais: o de gerenciamento de processos; e o de Entrada/Saída, que é responsável pela interação com os dispositivos de rede e armazenamento.
Em todo processo no Linux, há um espaço de endereçamento que consiste de dois segmentos: o segmento de código e o de dado. O segmento de código é o local de armazenamento de todas as variáveis do programa e o segmento de dado contém as instruções de máquina que formam o código executável do programa.
O sistema de arquivos Ext2 do Linux escreve, em um diário, de forma ordenada, todas as operações de alterações ocorridas em dados e metadados, visando melhoria de desempenho na gravação em disco.
As interfaces gráficas do Linux são executadas pelo sistema X Window.
Em relação às condições para que ocorra um deadlock, àquela em que recursos concedidos previamente a um processo não podem ser forçosamente tomados desse processo e sim, explicitamente liberados por ele, denomina- se condição de
preempção.
exclusão mútua.
posse e espera.
não preempção.
espera circular.
Assinale a alternativa INCORRETA:
O fato de transferir complexidade do software para o hardware confere à arquitetura CISC a capacidade de facilitar o trabalho do programador.
Peer-to-peer pode ser entendida como uma arquitetura tipicamente distribuída, tendo em vista seu objetivo de explorar recursos, tanto de hardware quanto de software, de um grande número de computadores para cumprimento de uma tarefa ou atividade.
O suporte a threads num sistema operacional tem como propósito permitir que um processo decomposto em vários threads seja executado em menos tempo.
O desempenho de um sistema de arquivos pode ser melhorado de várias maneiras, dentre as quais, a leitura antecipada e a colocação cuidadosa dos blocos de um arquivo próximos uns dos outros.
Determinar como um recurso é compartilhado é tarefa do sistema operacional, por meio do gerenciamento do tempo e do espaço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...