Questões sobre Programação

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Qual gerenciador de layout do SWING mantém os componentes empilhados, mesmo se houver espaço para inserí-los lado a lado?

  • A.

    ListLayout.

  • B.

    BoxLayout.

  • C.

    WindowLayout.

  • D.

    FlowLayout.

  • E.

    BorderLayout.

Na ferramenta NetBeans IDE 6.8 M2, acessando a opção “Novo projeto...”, do menu “Arquivo”, pode-se selecionar projetos de diversas categorias, exceto:

  • A.

    Java ME.

  • B.

    Asp.

  • C.

    Java EE.

  • D.

    Maven.

O modelo que descreve os aspectos dos objetos que tratam do tempo e da sequência de operações é o

  • A.

    Estados.

  • B.

    Classes.

  • C.

    Interações.

  • D.

    Dados.

É uma ferramenta gráfica utilizada para representar as construções estruturadas na programação estruturada:

  • A.

    Diagrama de Fluxo de Dados;

  • B.

    Português Estruturado;

  • C.

    Diagrama de Blocos;

  • D.

    Dicionário de Dados;

  • E.

    Diagrama de Caixas (Nassi e Schneiderman).

Microprograma é um programa

  • A.

    pequeno com menos de 100 linhas de código, escrito em linguagem assembly que será executado por um processador.

  • B.

    muito pequeno com menos de 50 linhas de código escrito em linguagem assembly, que será executado por um processador.

  • C.

    escrito em linguagem de máquina, composto de microinstruções e que será executado por um microprocessador.

  • D.

    escrito em microcódigo, que fica armazenado dentro do microprocessador e controla o seu funcionamento.

  • E.

    que fica armazenado dentro do microprocessador e que será lido pelos compiladores para gerar o código e máquina para a execução dos programas.

Sobre interrupções, é CORRETO afirmar que

  • A.

    interrompem a execução do programa, copiam o código da interrupção a ser executado para o local onde está o programa e continuam a execução a partir do endereço de memória para onde o PC apontava.

  • B.

    um código escrito em C ou assembly não é capaz de gerar uma interrupção.

  • C.

    a divisão por zero é considerada uma armadilha e, portanto, não gera interrupção.

  • D.

    cada interrupção já sabe em qual endereço de memória está o código a ser executado.

  • E.

    o programador pode deliberadamente escolher por não tratar as interrupções.

Observe o comando a seguir:

As expressões dentro do parêntese definem respectivamente:

  • A.

    condição, inicialização, incremento

  • B.

    inicialização, condição, incremento

  • C.

    contador, incremento, condição

  • D.

    inicialização, condição, decremento

Também chamado de contador do programa (program counter), o apontador de instruções é um registrador que tem por função

  • A.

    armazenar a instrução que está sendo executada.

  • B.

    manter atualizado o endereço de memória da próxima instrução que deve ser executada.

  • C.

    armazenar códigos de condição gerados pela unidade lógica e aritmética.

  • D.

    indicar ao computador que sequência de microoperações ele deve realizar.

  • E.

    armazenar o endereço da última instrução executada.

Considere:

I. Sequência, decisão e iteração são as estruturas necessárias e suficientes para o desenvolvimento da programação de computadores.

II. Uma sequência de passos, incluindo a forma como os dados serão armazenados no computador, permitindo que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva.

III. Cada instrução é traduzida para uma representação interna e interpretada pela simulação de funcionamento do processador, o que torna mais rápido o ciclo escrita-execução-modificação.

IV. A sua aplicação divide e estrutura o algoritmo em partes fechadas e coerentes para evitar a repetição de uma sequência de comandos que é utilizada em várias partes do programa.

Em relação à programação de computadores, as definições contidas nos itens I, II, III e IV correspondem, respectivamente, à programação

  • A.

    linear, ao fluxograma, à compilação e ao procedimento.

  • B.

    modular, ao algoritmo, à constante e à interpretação.

  • C.

    orientada a objetos, ao projeto lógico, ao fluxograma e à compilação.

  • D.

    linear, ao algoritmo, à compilação e à função.

  • E.

    estruturada, ao algoritmo, à interpretação e ao procedimento.

Em relação à programação de computadores, considere:

I. Métodos de passagem de parâmetros permitem que parâmetros sejam transmitidos entre o programa principal e os subprogramas, sendo que, na passagem de parâmetros por valor, o valor real é passado e uma variável local é criada para armazená- lo; nesse processo sempre será efetuada a cópia dessa variável.

II. Pilha é uma estrutura de dados com acesso restrito aos seus elementos ordenados pelo princípio FIFO; a pilha pode ser usada na avaliação de expressões numéricas, na recursividade e pelos compiladores, na passagem de parâmetros para as funções.

III. Prototipação é uma abordagem que envolve a produção de versões iniciais de um sistema futuro com a qual pode-se realizar verificações e experimentações para se avaliar algumas de suas qualidades antes que o sistema venha realmente a ser construído.

IV. Registro é uma estrutura básica que permite guardar coleções de dados de diferentes tipos, sendo normalmente utilizado quando um objeto tem diferentes atributos.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

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