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Qual gerenciador de layout do SWING mantém os componentes empilhados, mesmo se houver espaço para inserí-los lado a lado?
ListLayout.
BoxLayout.
WindowLayout.
FlowLayout.
BorderLayout.
Ciência da Computação - Programação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Na ferramenta NetBeans IDE 6.8 M2, acessando a opção Novo projeto..., do menu Arquivo, pode-se selecionar projetos de diversas categorias, exceto:
Java ME.
Asp.
Java EE.
Maven.
Ciência da Computação - Programação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
O modelo que descreve os aspectos dos objetos que tratam do tempo e da sequência de operações é o
Estados.
Classes.
Interações.
Dados.
Ciência da Computação - Programação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
É uma ferramenta gráfica utilizada para representar as construções estruturadas na programação estruturada:
Diagrama de Fluxo de Dados;
Português Estruturado;
Diagrama de Blocos;
Dicionário de Dados;
Diagrama de Caixas (Nassi e Schneiderman).
Ciência da Computação - Programação - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Microprograma é um programa
pequeno com menos de 100 linhas de código, escrito em linguagem assembly que será executado por um processador.
muito pequeno com menos de 50 linhas de código escrito em linguagem assembly, que será executado por um processador.
escrito em linguagem de máquina, composto de microinstruções e que será executado por um microprocessador.
escrito em microcódigo, que fica armazenado dentro do microprocessador e controla o seu funcionamento.
que fica armazenado dentro do microprocessador e que será lido pelos compiladores para gerar o código e máquina para a execução dos programas.
Ciência da Computação - Programação - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Sobre interrupções, é CORRETO afirmar que
interrompem a execução do programa, copiam o código da interrupção a ser executado para o local onde está o programa e continuam a execução a partir do endereço de memória para onde o PC apontava.
um código escrito em C ou assembly não é capaz de gerar uma interrupção.
a divisão por zero é considerada uma armadilha e, portanto, não gera interrupção.
cada interrupção já sabe em qual endereço de memória está o código a ser executado.
o programador pode deliberadamente escolher por não tratar as interrupções.
Observe o comando a seguir:
As expressões dentro do parêntese definem respectivamente:
condição, inicialização, incremento
inicialização, condição, incremento
contador, incremento, condição
inicialização, condição, decremento
Também chamado de contador do programa (program counter), o apontador de instruções é um registrador que tem por função
armazenar a instrução que está sendo executada.
manter atualizado o endereço de memória da próxima instrução que deve ser executada.
armazenar códigos de condição gerados pela unidade lógica e aritmética.
indicar ao computador que sequência de microoperações ele deve realizar.
armazenar o endereço da última instrução executada.
Considere:
I. Sequência, decisão e iteração são as estruturas necessárias e suficientes para o desenvolvimento da programação de computadores.
II. Uma sequência de passos, incluindo a forma como os dados serão armazenados no computador, permitindo que o problema possa ser resolvido de maneira automática e repetitiva.
III. Cada instrução é traduzida para uma representação interna e interpretada pela simulação de funcionamento do processador, o que torna mais rápido o ciclo escrita-execução-modificação.
IV. A sua aplicação divide e estrutura o algoritmo em partes fechadas e coerentes para evitar a repetição de uma sequência de comandos que é utilizada em várias partes do programa.
Em relação à programação de computadores, as definições contidas nos itens I, II, III e IV correspondem, respectivamente, à programação
linear, ao fluxograma, à compilação e ao procedimento.
modular, ao algoritmo, à constante e à interpretação.
orientada a objetos, ao projeto lógico, ao fluxograma e à compilação.
linear, ao algoritmo, à compilação e à função.
estruturada, ao algoritmo, à interpretação e ao procedimento.
Em relação à programação de computadores, considere:
I. Métodos de passagem de parâmetros permitem que parâmetros sejam transmitidos entre o programa principal e os subprogramas, sendo que, na passagem de parâmetros por valor, o valor real é passado e uma variável local é criada para armazená- lo; nesse processo sempre será efetuada a cópia dessa variável.
II. Pilha é uma estrutura de dados com acesso restrito aos seus elementos ordenados pelo princípio FIFO; a pilha pode ser usada na avaliação de expressões numéricas, na recursividade e pelos compiladores, na passagem de parâmetros para as funções.
III. Prototipação é uma abordagem que envolve a produção de versões iniciais de um sistema futuro com a qual pode-se realizar verificações e experimentações para se avaliar algumas de suas qualidades antes que o sistema venha realmente a ser construído.
IV. Registro é uma estrutura básica que permite guardar coleções de dados de diferentes tipos, sendo normalmente utilizado quando um objeto tem diferentes atributos.
É correto o que consta APENAS em
I e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
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