Lista completa de Questões sobre Redes de computadores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
É um produto com capacidade de segmentar uma rede local em subredes, com o objetivo de reduzir tráfegos ou converter diferentes padrões de LANs, manipulando frames em vez de sinais elétricos e não retransmitindo ruídos, erros ou frames mal formados. Ele atua na camada 2 do modelo ISO/OSI. Esta descrição refere-se a um(a):
Router
Repeater
Bridge
Hub
Ciência da Computação - Redes de computadores - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O MAC Address é um número único que é codificado nos circuitos dos dispositivos para identificá-los em uma rede local que tem tamanho de:
48 bits
12 bits
48 bytes
12 bytes
Ciência da Computação - Redes de computadores - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Um computador cujo endereço IP seja 192.168.10.7 e cuja máscara de sub-rede esteja configurada como 255.255.255.240, estará em uma subrede compreendida pelos numeros IP's:
De 192.168.10.0 a 192.168.10.8
De 192.168.10.0 a 192.168.10.15
De 192.168.10.0 a 192.168.10.31
De 192.168.10.0 a 192.168.10.16
Em relação à camada de rede da arquitetura internet TCP/IP, é correto afirmar:
O serviço oferecido pelo protocolo IP é confiável, o que faz com que sejam dispensáveis reconhecimentos fim-a-fim ou entre nós intermediários.
Dentre as principais funções da camada de rede encontram-se o roteamento dos pacotes entre fonte e destino, o controle de congestionamento e a contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados.
A escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas dinâmicas, que são configuradas na criação da rede e são frequentemente modificadas.
Por oferecer um serviço de datagramas confiável, o protocolo IP é dotado de funcionalidades para evitar a entrega de pacotes desordenados ou duplicados.
A confiabilidade do protocolo IP é suficiente para assegurar que, mesmo em situação que muitos pacotes são transmitidos nos mesmos caminhos, o desempenho global da rede não seja comprometido.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Dentro do modelo ISO/OSI o Internet Protocol (IP) pode ser localizado na camada:
Física
De transporte
De enlace
De rede
Em relação à inter-redes, considere:
I. O algoritmo de roteamento de dois níveis refere-se a um protocolo de gateway interior e um protocolo de gateway exterior.
II. Via de regra, um pacote típico de inter-rede sai de sua LAN em direção ao roteador multiprotocolo local que, por sua vez, será encaminhado ao roteador multiprotocolo de rede. Se o roteador não puder ser alcançado através do protocolo de rede natural do pacote, o pacote será enviado repetidamente por tunneling, sendo encapsulado no protocolo exigido pela rede intermediária até que o pacote chegue à rede de destino.
III. Quando um pacote muito grande tem de trafegar por uma rede cujo tamanho máximo de pacote é muito pequeno, a solução é permitir que os gateways dividam os pacotes em fragmentos, enviando cada fragmento como um pacote de inter-rede separado.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Um endereço IP 201.24.77.140 com máscara de subrede 255.255.255.240 tem como notação equivalente:
201.24.77.140/24
201.24.77.140/28
201.24.77.140/240
201.24.77.140/16
Em relação aos protocolos de transporte na arquitetura TCP/IP, considere:
I. Permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede.
II. Fornece unicamente uma interface para o protocolo IP com o recurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizam as portas.
III. É especialmente útil e ágil na comunicação cliente/servidor, na qual, frequentemente o cliente envia uma pequena solicitação ao servidor e espera uma pequena resposta.
IV. Cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente,
UDP, UDP, TCP, UDP.
TCP, TCP, UDP, TCP.
TCP, UDP, UDP, TCP.
TCP, TCP, UDP, UDP.
UDP, UDP, TCP, TCP.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A porta TCP padrão para o serviço de recebimento de emails através do protocolo POP3 é a:
443
110
25
21
Em relação ao nível de aplicação Internet TCP/IP, é correto afirmar:
SMTP usa como padrão a porta 110 e é um protocolo em formato binário, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados antes da mensagem ser transferida.
FTP, que usa como padrão a porta 21, é um protocolo genérico dependente do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.
No Telnet as comunicações entre o cliente e o servidor podem ser vistas, exceto senhas, impedindo assim que o portstealing seja utilizado.
Na comunicação com o resolvedor, o servidor DNS usa como padrão a porta 53 e o protocolo UDP.
No SNMP, para as operações TRAP e SET a estação de gerenciamento se comporta como cliente e o dispositivo de rede a ser analisado ou monitorado se comporta como servidor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...