Lista completa de Questões sobre Redes de computadores para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma sub‐rede local IP do Departamento de Ciência da Computação de uma universidade, estudantes têm acesso a uma impressora na mesma sub‐rede para imprimir os seus programas. Um estudante tenta utilizar a impressora via rede, mas não obtém êxito. O estudante também se queixa que não consegue acessar a Internet. Outros estudantes conseguem imprimir e acessar a Internet sem problemas. O administrador pede ao estudante que ele realize um ping na sua máquina para o endereço 127.10.20.1, porém o ping falha.
A esse respeito é correto afirmar queo gateway padrão dessa sub‐rede está mal configurado.
a máquina desse aluno foi configurada com o endereço IP errado.
a impressora foi mal configurada.
a pilha de protocolos TCP/IP nessa máquina apresenta um problema de instalação.
o gateway padrão dessa sub‐rede está fora de operação.
Uma máquina com endereço IP 156.200.100.2 faz uma solicitação de uma página web a um servidor HTTP executando em uma máquina no endereço IP 178.100.40.1. Considerando que o servidor esteja utilizando a porta TCP padrão para a sua execução, assinale a alternativa que indica a combinação endereço IP/porta TCP relativa à conexão entre as máquinas cliente e servidora.
Endereço IP cliente: 156.200.100.2, Porta TCP cliente: 1200
Endereço IP servidor: 178.100.40.1, Porta TCP servidor: 443Endereço IP cliente: 156.200.100.2, Porta TCP cliente: 1200
Endereço IP servidor: 178.100.40.1, Porta TCP servidor: 80Endereço IP cliente: 156.200.100.2, Porta TCP cliente: 80
Endereço IP servidor: 178.100.40.1, Porta TCP servidor: 1200Endereço IP cliente: 156.200.100.2, Porta TCP cliente: 25
Endereço IP servidor: 178.100.40.1, Porta TCP servidor: 80Endereço IP cliente: 156.200.100.2, Porta TCP cliente: 80
Endereço IP servidor: 178.100.40.1, Porta TCP servidor: 443Com relação aos sistemas de armazenamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Para conectar um servidor a uma SAN é necessário e suficiente uma interface HBA instalada no servidor, um cabo FiberChannel e um switch FiberChannel com portas disponíveis.
II. A implementação de zoneamento em um ambiente de SAN ajuda a assegurar QoS para as operações de E/S.
III. A principal diferença entre NAS e SAN é que o NAS trabalha no nível de blocos com uma conexão TCP/IP, enquanto uma SAN trabalha no nível de arquivos com uma conexão de FiberChannel.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Um computador em um ambiente Windows, que esteja configurado para obter seu endereço IP por meio de DHCP, pode, através da funcionalidade APIPA (Automatic Private IP Addressing), atribuir a si mesmo um endereço IP caso um servidor DHCP não esteja disponível. Neste caso, o intervalo de endereços reservados para este fim pertence à rede
10.0.0.0/8
10.10.10.0/24
169.254.0.0/16
172.16.0.0/12
192.168.0.0/16
Os clusters envolvem a execução de aplicações que acessam e modificam dados compartilhados. Como resultado é mais difícil tornar tolerantes a falhas instalações de clusters, pois requerem software de monitoramento de falhas e infraestrutura especial. Clusters de alta disponibilidade incluem dois ou mais computadores e discos compartilhados. Sobre este tema considere:
I. Qualquer aplicação pode ser armazenada nos computadores ou no disco compartilhado, mas os dados devem ser armazenados no disco compartilhado. II. Se a aplicação falhar e não puder ser reiniciada ou se o computador inteiro falhar, o acesso exclusivo do nó aos dados da aplicação será encerrado e concedido a outro nó do cluster. A aplicação será reiniciada neste novo nó. III. Se a aplicação falhar e for reiniciada perderá as informações de estado que se encontravam na memória do sistema que falhou, mas poderá continuar a funcionar com base no estado que gravou pela última vez no disco compartilhado. Está correto o que se afirma emI e II, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
É comum uma rede possuir dois (ou mais) servidores de correio eletrônico destinados à recepção de mensagens: um principal, responsável por entregar as mensagens para as caixas postais dos destinatários e outros secundários, que não fazem entrega de mensagens diretamente aos destinatários. Considerando que a Defensoria implementa este tipo de configuração como solução de correio eletrônico, assinale a afirmativa INCORRETA.
É importante verificar se o serviço de correio está se comportando como relay aberto. Uma maneira fácil de fazer isso é através de um comando telnet pela porta adequada, digitando os comandos do protocolo HTTP diretamente.
Caso o servidor principal fique impossibilitado de receber mensagens, os secundários as recebem e as enfileiram para retransmiti- las ao principal, quando este estiver restabelecido.
Todas as medidas anti-spam adotadas no servidor principal, como SPF, greylisting etc, devem, na medida do possível, ser implementadas no servidor secundário também, de modo que o spam seja barrado igualmente em qualquer um deles.
O servidor secundário deve saber para quais domínios ele pode fazer relay. Este servidor não deve ser configurado como null relay client, para evitar que sua combinação com o servidor principal forme um relay aberto de segundo nível.
O servidor principal deve assumir que o servidor secundário é confiável e não fazer testes de SPF, nem colocar em greylisting mensagens que venham dele, pois, se ele foi corretamente configurado, essas verificações já foram feitas. Caso seja utilizado SPF, pode-se implementar SRS no servidor secundário.
Na arquitetura de armazenamento baseada em
NAS (Network Attached Storage) utiliza-se uma rede específica para trafegar dados, aqueles a serem gravados e os que foram lidos, garantindo replicação e balanceamento de carga, sendo apropriada para backup.
SAN (Storage Attached Network), os dispositivos de armazenamento estão conectados diretamente a um computador com o papel de servidor de dados, com melhor desempenho, disponibilidade e resiliência em relação ao NAS.
DAS (Direct Attacahed Storage), os dispositivos de armazenamento estão conectados diretamente à rede de computadores.
NAS, não é possível utilizar Wi-Fi para conectá-la a um servidor.
NAS, os dispositivos de armazenamento operam no nível do arquivo, enquanto que na SAN operam com bloco de dados.
Sobre o DNS (Domain Name System), pode-se afirmar corretamente que
possibilita a identificação do domínio de origem de um endereço IP (Internet Protocol) através do DNS Revert.
funciona de forma centralizada (IANA - Internet Assigned Numbers Authority) e hierárquica.
provê serviços distintos, como distribuição de chaves, certificação da origem dos dados, da transação e da requisição.
pode ocorrer o DNS cache poisoning.
seus serviços são utilizados por vários protocolos, com exceção do FTP (File Transfer Protocol).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...