Questões de Ciência da Computação da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Pólo de biotecnologia do Rio de Janeiro (BIO RIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. um para um.
  • B. um para muitos.
  • C. muitos para muitos.
  • D. muitos para um.
  • E. zero para um.

Framework é um padrão de arquitetura, em que um conjunto de classes cooperantes constroem um projeto reutilizável para uma classe de software específica. Quanto à adaptação, os Frameworks são classificados nos três tipos descritos a seguir. I - baseiam-se no conceito de herança e ligação dinâmica que permite uma subclasse reutilizar a interface e a implementação de sua superclasse. II - baseiam-se no conceito de composição de objetos onde estes não revelam detalhes internos de sua implementação, tendo-se somente acesso à interface do mesmo. III - baseiam-se no fato de permitirem adaptação tanto por herança e ligação dinâmica, quanto por composição de componentes. Os tipos descritos de frameworks são denominados respectivamente:

  • A. white box, black box e gray box
  • B. yellow box, green box e white box
  • C. black box, gray box e yellow box
  • D. green box, white box e black box
  • E. gray box, yellow box e green box

Os autores da UML sugerem que um sistema pode ser descrito por meio de cinco perspectivas independentes, das quais duas são caracterizadas a seguir.

I - Enfatiza o gerenciamento de versões do sistema, construídas por meio do agrupamento de módulos e subsistemas.

II - Enfatiza as características do sistema que dão suporte, tanto estrutural quanto comportamental, às funcionalidades externamente visíveis do sistema.

As perspectivas I e II são conhecidas, respectivamente, como visões de:

  • A. implantação e projeto.
  • B. implantação e processo.
  • C. homologação e projeto.
  • D. implementação e processo.
  • E. implementação e projeto.

  • A. Componentes.
  • B. Atividades.
  • C. Estados.
  • D. Classes.
  • E. Pacotes.

No gerenciamento de projetos de software, estão envolvidas as fases de inicialização, planejamento, execução e controle. Nesse contexto, dois processos desenvolvidos no planejamento são:

  • A. desenvolver o cronograma e determinar o orçamento
  • B. determinar o orçamento e controlar os custos
  • C. controlar os custos e conduzir as aquisições
  • D. conduzir as aquisições e realizar a garantia da qualidade
  • E. realizar a garantia da qualidade e desenvolver o cronograma

No que diz respeito à análise dos requisitos do sistema, segundo Pressman, uma atividade enfoca um modelo técnico refinado de funções, características e restrições do software, que corresponde a uma ação de modelagem, composta de várias tarefas, como a criação e refinamento de cenários do usuário que descrevem como o usuário final vai interagir com o sistema. O resultado dessa atividade é um modelo de análise que define o domínio do problema informacional, funcional e comportamental. Essa atividade é denominada:

  • A. Validação.
  • B. Concepção.
  • C. Elaboração.
  • D. Negociação.
  • E. Especificação.

De acordo com Pressman, três arquiteturas diferentes precisam ser analisadas e projetadas dentro do contexto dos objetivos e metas do negócio, das quais duas são descritas a seguir. I - Fornece a base, a estrutura, para as necessidades de informação de um negócio ou de uma função de um negócio, contendo os atributos básicos que define certos aspectos, qualidades e características. II - Abrange os elementos de um sistema que transformam objetos em alguma finalidade do negócio, englobando os programas que realizam a transformação, além do pessoal e dos procedimentos do negócio. As descrições I e II definem, respectivamente, as arquiteturas de:

  • A. dados e software.
  • B. dados e aplicação.
  • C. dados e infraestrutura.
  • D. hardware e aplicação.
  • E. hardware e software.

  • A. Comunicação.
  • B. Planejamento.
  • C. Implantação.
  • D. Modelagem.
  • E. Construção.

  • A. de Fluxo de Dados e de Atividades
  • B. de Fluxo de Dados e de Estado
  • C. de Fluxo de Dados e de Sequência
  • D. de Casos de Uso e de Estado
  • E. de Casos de Uso e de Atividades

O modelo Entidade-Relacionamento define, no contexto da análise estruturada, os dados mantidos pelo sistema, os depósitos de dados do diagrama de fluxo de dados, e considera os dados independentemente do processamento que os transforma. Também conhecido por Diagrama Entidade-Relacionamento, segundo Peter Chen, utiliza os símbolos abaixo. • linhas para ligar atributos a conjuntos-entidade e conjuntos-entidade a conjuntos-relacionamento.

• S1 para representar atributos.

• S2 para representar conjuntos-entidade.

• S3 para representar conjuntos-relacionamento.

S1, S2 e S3 são, respectivamente, os seguintes símbolos:

  • A. círculos, elipses e retângulos
  • B. losangos, triângulos e círculos
  • C. elipses, retângulos e losangos
  • D. triângulos, círculos e elipses
  • E. retângulos, losangos e triângulos
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...