Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A representação hexadecimal do endereço IP 200.150.96.60 é
C8.3C.96.60
C8.96.60.3C
C8.F0.96.60
3C.C8.96.60
20.F0.96.60
Paulo autorizou uma despesa em seu cartão de crédito mediante a utilização de senha pessoal. Ao receber a cobrança, procurou a administradora do cartão e negou a despesa. A administradora manteve a cobrança, provando a irretratabilidade da ação realizada. Esse procedimento só foi possível porque, no contexto da segurança da informação e, em relação à transação, a administradora provou pelo menos sua
disponibilidade e confiabilidade
disponibilidade e integridade
portabilidade e autenticidade
autenticidade e integridade
privacidade e confiabilidade
O RAID (Redundant Arrays of Inexpensive Disks) consiste em um agrupamento de unidades de discos físicos, visto pelo sistema operacional como uma única unidade de disco lógico. Com relação aos níveis de RAID 0, 1, 4, 5 e 6, considere as afirmativas abaixo.
I - O RAID nível 0 utiliza a técnica de intercalação de dados (striping) para melhorar o desempenho de acesso aos dados e a técnica de redundância baseada em paridade de bloco intercalada.
II - O RAID nível 1 utiliza a técnica de redundância pela simples duplicação dos dados (espelhamento).
III - O RAID nível 4 e o de nível 5 são semelhantes ao RAID 0, mas ambos utilizam a técnica de redundância baseada em paridade de bloco intercalada e distribuída.
IV - O RAID nível 6 é semelhante ao RAID 0, mas utiliza a técnica de redundância baseada em dois cálculos de paridade diferentes, e os resultados são armazenados em blocos separados em discos distintos.
É correto APENAS o que se afirma em
I
IV
I e III
II e III
II e IV
A política de segurança da informação, segundo a Norma ISO 27002/2005, tem por objetivo prover uma orientação e apoio à direção para a segurança da informação de acordo com os requisitos do negócio e com as leis e regulamentações relevantes.
PORQUE
As diretrizes para implementação da política de segurança da informação devem conter declaração dos gerentes de nível intermediário, apoiando as metas e os princípios da segurança da informação, alinhada com os objetivos e estratégias da tecnologia da informação.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
Em sistemas multiprogramáveis, os processos podem concorrer pelos recursos do sistema. Essa concorrência pode provocar uma situação conhecida como deadlock, que só ocorre quando todas as seguintes condições estão presentes, ao mesmo tempo, em um sistema:
posse e espera; não preempção; espera ocupada
posse e espera; preempção; espera ocupada
exclusão mútua; preempção; espera circular
exclusão mútua; posse e espera; não preempção; espera circular
exclusão mútua; posse e espera; preempção; espera circular
Segundo a Norma ISO 27002:2005, convém que a proteção contra códigos maliciosos seja baseada em softwares de detecção de códigos maliciosos e reparo, na conscientização da segurança da informação, no controle de acesso adequado e nos controles de gerenciamento de mudanças. Para isso, essa norma prescreve que várias diretrizes sejam consideradas, sendo uma delas
estabelecer uma política formal para proteção contra os riscos associados com a importação de arquivos e softwares, sejam de redes externas, ou de qualquer outro meio, indicando quais medidas preventivas devem ser adotadas.
estabelecer uma política formal de busca e apreensão do software utilizado sem a licença apropriada.
conduzir análises críticas regulares dos softwares e dados dos sistemas que suportam processos críticos de negócio; convém que quaisquer arquivos não aprovados ou com atualização não autorizada sejam formalmente descartados.
auditar, inopinadamente, a existência de códigos maliciosos nos arquivos em mídias eletrônicas, bem como nos arquivos transmitidos através de redes.
verificar, in loco, nos computadores pessoais e nos servidores de correio eletrônico, logo depois da sua instalação, a existência de software malicioso em qualquer arquivo recebido através de correio eletrônico ou importado (download).
De acordo com a NBR/ISO 27002, Segurança da Informação é a proteção da informação de vários tipos de ameaças para
garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio.
garantir a continuidade do negócio, minimizar as vulnerabilidades dos ativos de segurança, maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio.
garantir a continuidade do negócio, facilitar o controle de acesso, maximizar o retorno sobre os investimentos e maximizar a disponibilidade dos sistemas de segurança.
facilitar o controle de acesso, minimizar o risco ao negócio, maximizar a disponibilidade dos sistemas de segurança e as oportunidades de negócio.
minimizar as vulnerabilidades dos ativos de segurança, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e a disponibilidade dos sistemas de segurança.
Segundo a NBR/ISO 27002, o objetivo da proteção contra códigos maliciosos e códigos móveis é proteger a
irretratabilidade da informação.
integridade do software e da informação.
disponibilidade da informação.
confidencialidade do software e da informação.
autenticidade da informação.
Segundo a NBR/ISO 27002, adotar certo número de controles pode ser considerado um bom ponto de partida para a implementação da segurança da informação. Esses controles se baseiam tanto em requisitos legais como nas melhores práticas de segurança da informação normalmente usadas.
Relacione a lista de controles às respectivas categorias.
Estão corretas as associações
I com P, R e S - II com Q, T e U
I com Q, S e U - II com P, R e T
I com P, S e U - II com Q, R e T
I com Q, T e U - II com P, R e S
I com P, R e T - II com Q, S e U
A empresa Consultores Financeiros, em conformidade com o prescrito na NBR/ISO 27002, realiza, periodicamente, a análise crítica da Política de Segurança da Informação da empresa. A Norma sugere que as entradas para a análise crítica pela direção incluam diversas informações, entre elas,
tendências relacionadas com as ameaças e vulnerabilidades.
declaração do comprometimento da direção com o processo.
estrutura existente para as atividades de Segurança da Informação.
ações relacionadas à melhoria dos controles.
decisões sobre a alocação de recursos para as atividades de Segurança da Informação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...