Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à normalização de dados, é correto afirmar que
se uma relação está na segunda forma normal, todo atributo que não seja chave deve ser totalmente dependente da chave primária.
toda relação na primeira forma normal está também na segunda forma normal
uma relação na terceira forma normal está também na quarta forma normal
A linguagem SQL é um padrão utilizado para a manipulação de informações armazenadas em sistemas de bancos de dados relacionais. Para executar suas tarefas a linguagem SQL usa uma combinação de construtores em álgebra e cálculo relacional. Assinale a afirmativa
as cláusulas e operadores utilizados pela linguagem SQL.
A linguagem SQL não admite o uso da cláusula "distinct" com "count(*)"
As cláusulas "check" e "in" podem ser utilizadas em conjunto em um comando SQL "create table" para determinar e enumerar as opções possíveis de um atributo.
Uma visão pode ser criada em SQL usando-se o comando "create view".
Se uma cláusula "where" e uma cláusula "having" forem utilizadas na mesma consulta SQL, o predicado que aparece em "having" é aplicado primeiro.
Suponha as relações abaixo. Considere, então, a seguinte consulta SQL: select idfilial from filial where idfilial not in ( (select idfilial from frota where tipo = 'M' and idfilial is not null group by idfilial) union (select idfilial from filial where idfilial not in (select idfilial from bairro_de group by idfilial having count(*) > 1) ) ) Quantos registros de dados o resultado da execução da consulta apresenta?
0
1
2
3
4
Na UML, a representação gráfica de uma classe contém as seguintes informações:
O diagrama que representa um sistema por um único processo e suas interações com entidades externas é o Diagrama
Relacione o conceito de Orientação a Objetos à sua respectiva descrição. Conceito I – Agregação II – Coesão III – Encapsulamento IV – Herança Descrição (P) É uma medida que indica até que ponto as partes de um objeto admitem a finalidade única do objeto. (Q) Tipo de associação que indica que um dos objetos participantes precisa desempenhar o papel de controlador do outro objeto. (R) Relacionamento entre classes que permite a uma classe especializada (subclasse) ter acesso às características de uma classe generalizada (superclasse). A relação correta é:
I – P , II – Q , III – R
I – Q , II – R , III – P
I – Q , II – P , IV – R
II– R , III– P , IV– Q
II– R , III– Q , IV– P
Para as técnicas de controle de concorrência em Bancos de Dados, assinale a afirmativa INCORRETA.
O deadlock ocorre quando cada transação em um conjunto de duas ou mais transações espera por algum item que esteja bloqueado por alguma outra transação T no conjunto.
Uma forma para detectar um estado de deadlock consiste em construir um grafo wait-for.
O problema de espera indefinida (starvation) pode ocorrer se o esquema de espera para itens bloqueados for parcial, dando prioridade a algumas transações sobre as outras.
As técnicas de controle de concorrência baseadas em ordenação por timestamp não usam bloqueios, portanto, deadlocks nunca podem ocorrer.
Diz-se que uma transação segue o protocolo de bloqueio de duas fases se todas as operações (read_lock, write_lock) precedem a última operação de desbloqueio na transação.
Para os diagramas utilizados na UML 2.0 são feitas as afirmativas abaixo. I – No Diagrama de Classes é possível modelar o estereótipo das classes, o nível de visibilidade de seus atributos e a navegabilidade das associações entre as classes. II – O Diagrama de Tempo unifica em um único diagrama os Diagramas de Seqüência e Interação da UML 1.4, sendo utilizado para especificar as restrições de tempo sobre mensagens enviadas e recebidas no decorrer de uma interação. III – O Diagrama de Atividades permite definir pré e pós-condições associadas a ações do diagrama. As pré-condições definem o estado exigido do sistema quando a ação é invocada e as pós-condições especificam o estado exigido do sistema no término da ação. IV – Juntos, os diagramas de Objetos e Comunicação descrevem como um sistema de software é instalado e executado no ambiente de processamento identificando as partes físicas do software e o ambiente necessário para execução. V – Em um diagrama de Caso de Uso a generalização define os relacionamentos de herança entre os casos de uso ou entre os atores, enquanto que as associações indicam quais atores interagirão com os casos de uso do sistema. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
Para os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais são feitas as seguintes afirmativas: I – Segundo a propriedade de atomicidade para as transações, as mudanças aplicadas ao banco de dados por uma transação efetivada devem persistir no banco de dados, não devendo ser perdidas em razão de uma falha. II – A árvore de execução de uma consulta representa os passos que o SGBDR realiza para obter os dados armazenados em uma ou mais tabelas, gerando o resultado esperado por um comando SQL que foi submetido. III – Se um determinado campo de uma tabela apresenta repetições de valores, é possível definir para ele um índice primário, entretanto, não podemos definir para ele um índice clustering. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Para a Engenharia da Informação são feitas as afirmativas abaixo. I - A Engenharia da Informação pode ser representada por uma pirâmide de faces distintas, sendo que a mais mutável delas é a de Requerimentos. II - Durante a fase de Projeto os DFDs são derivados para Diagramas de Estrutura, que por sua vez, possibilitarão a obtenção de uma Especificação Física precisa do sistema. III - A criação do protótipo, quando utilizado, é feita na fase de Planejamento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...