Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um dicionário de dados, qual é o símbolo utilizado para definir um determinado campo como o identificador (cam- po chave) de um depósito?
*
!
#
@
&
Apresentam uma forte tendência à implementação bottom- up do sistema e insistem na progressão linear e seqüencial entre uma fase e a seguinte. Obtêm um conjunto inicial de necessidades que são implementadas rapidamente sendo refinadas e expandidas à medida em que o conhecimento do sistema aumenta. Os trechos acima referem-se, respectivamente, aos ciclos de vida:
clássico e prototipação.
clássico e semi-estruturado.
semi-estruturado e convencional.
semi-estruturado e prototipação.
semi-estruturado e estruturado.
Analisando esse DTE, pode-se afirmar que ele possui:
Para que o DTE acima fique completo, é necessário acrescentar:
ações, somente.
condições, somente..
fluxos de controle, somente.
ações e condições.
ações, condições e fluxos de controle
Analise os seguintes DFD (Diagramas de Fluxo de Dados):
Edward Yourdon, em seu livro Análise Estruturada Moderna, (1990), apresenta uma série de diretrizes para desenhar com sucesso diagramas de fluxos de dados. Tomando como base essas diretrizes, está(ão) INCORRETO(S) o(s) diagrama(s):
I, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
Para o equilíbrio dos modelos gerados pelas diversas ferra- mentas da Análise Estruturada, é necessário realizar uma série de consistências. Sobre elas, é INCORRETO afirmar-se que:
cada fluxo de dados e cada depósito de dados do DFD (Diagrama de Fluxo de Dados) deve ser definido no DD (Dicionário de Dados).
cada processo no DFD deve estar associado a um DFD do nível imediatamente inferior ou a uma Especificação de Processos, mas não a ambos.
cada depósito de dados no DFD deve corresponder a um tipo de objeto ou a um relacionamento ou à combina- ção de um tipo de objeto e de um relacionamento do DER (Diagrama de Entidades-Relacionamentos).
cada referência a dados na Especificação de Processos deve coincidir com o nome de um fluxo de dados interli- gado ao processo descrito do DFD.
o conjunto combinado de todas as Especificações de Pro- cessos deve criar e suprimir instâncias de cada tipo de objeto e de cada relacionamento mostrado no DER.
Considere o DER abaixo.
Podemos afirmar que o diagrama possui:
O diagrama que corresponde a um modelo em rede que descreve a diagramação dos dados armazenados de um sistema em alto nível de abstração, e o que modela as fun ções executadas por um sistema, respectivamente, são:
DFD e DD
DFD e DTE
DFD e DER
DER e DTE
DER e DFD
A Engenharia da Informação pode ser representada por uma pirâmide de quatro faces distintas, sendo que a mais mutável delas é a de:
atividades.
dados.
pessoas.
requerimentos.
ecnologia.
A Engenharia da Informação apresenta cinco fases coesas, integradas, interativas e seqüenciais. A fase na qual os DFD são derivados para Diagramas de Estrutura que, por sua vez, possibilitarão a obtenção de uma Especificação Física precisa do sistema é:
análise.
construção.
manutenção.
planejamento.
projeto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...