Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No âmbito da análise estruturada de sistemas, o gráfico de estrutura representa o modelo lógico de uma hierarquia modular, onde é possível mostrar a(o)
comunicação entre módulos e a localização de loops e decisões principais de processamento.
construção de programas em hierarquia, por meio de um pequeno número de estruturas lógicas, cada uma com uma entrada e uma saída.
conjunto de elementos de dados, identificados, inclusos em um registro.
conjunto de elementos de dados de uma determinada relação, usado, geralmente, para descrever alguma entidade.
número de módulos chamados diretamente por outro módulo, nem muito alto (exceto no caso de um módulo despachante) nem muito baixo.
a generalização presente no modelo é simples.
a entidade AlunoGrad não possui atributos.
o atributo Professor.matrícula é uma chave primária.
uma dissertação pode não ter um orientador.
todo professor orienta pelo menos um aluno.
As questões a seguir devem ser levadas em consideração no design da maioria das aplicações desenvolvidas para a arquitetura J2EE.
A ocorrência de código scriptlet no interior das visões deve ser minimizada.
A lógica de negócios deve ser encapsulada em componentes que não pertençam à visão.
O controle de fluxo é relativamente simples e tem como base valores encapsulados na requisição.
A lógica de gerenciamento da visão é limitada em termos de complexidade.
Que padrão de projeto da camada de apresentação busca atacar todas as questões apresentadas acima?
Intercepting Filter
Front Controller
View Helper
Dispatcher View
Composite View
1
2
3
4
5
Qual transação segue o protocolo de bloqueio em duas fases com permissão para conversão de bloqueio?
READ_LOCK(X)
READ_LOCK(Y) READ(Y) READ(X) Z©X+Y UNLOCK(Y) UNLOCK(X) WRITE_LOCK(Z) WRITE(Z) UNLOCK(Z)READ_LOCK(X)
READ_LOCK(Y) READ_LOCK(Z) READ(X) READ(Y) READ(Z) UNLOCK(X) UNLOCK(Y) WRITE_LOCK(Z) Z©X+Y WRITE(Z) UNLOCK(Z)READ_LOCK(X)
READ(X) UNLOCK(X) READ_LOCK(Y) READ(Y) UNLOCK(Y) WRITE_LOCK(Z) Z©X+Y WRITE(Z) UNLOCK(Z)READ_LOCK(X)
READ_LOCK(Y) READ(X) READ(Y) READ_LOCK(Z) READ(Z) UNLOCK(Y) UNLOCK(X) WRITE_LOCK(Z) Z©X+Y WRITE(Z) UNLOCK(Z)READ_LOCK(X)
READ(X) READ_LOCK(Y) READ(Y) READ_LOCK(Z) READ(Z) WRITE_LOCK(Z) Z©X+Y UNLOCK(Y) UNLOCK(X) UNLOCK(Z)A Tabela ou Matriz RACI descreve os papéis e as responsabilidades dos processos identificando, necessariamente,
responsáveis pela execução das atividades, aprovadores das atividades, consultados sobre informações para a realização das atividades e informados sobre o andamento das atividades.
responsáveis pela execução das atividades, patrocinadores das atividades, revisores das atividades e informados sobre o andamento das atividades.
revisores das atividades, aprovadores das atividades, elaboradores das atividades e patrocinadores das atividades.
revisores da execução das atividades, auditores do processo, consultados sobre informações para a realização das atividades e informados sobre o andamento das atividades.
revisores da execução das atividades, auditores das atividades, consultados sobre informações para a realização das atividades e patrocinadores das atividades.
4, 2, 1
1, 1, 2
3, 2, 1
2, 2, 1
8, 8, 4
De acordo com o Guia Geral MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro, o nível de maturidade F (Gerenciado) é composto pelos processos do nível de maturidade G (Parcialmente Gerenciado), acrescidos de outros processos, dentre os quais se inclui o processo Aquisição, cujo propósito é gerenciar a aquisição de produtos que satisfaçam às necessidades expressas pelo adquirente.
É um resultado esperado nesse processo:a rastreabilidade bidirecional entre os requisitos e os produtos de trabalho é estabelecida e mantida.
o orçamento e o cronograma do projeto, incluindo a definição de marcos e pontos de controle, são estabelecidos e mantidos.
o produto é entregue e avaliado em relação ao acordado e os resultados são documentados.
os requisitos são avaliados com base em critérios objetivos e um comprometimento da equipe técnica com esses requisitos é obtido.
os recursos e o ambiente de trabalho necessários para executar o projeto são planejados.
Um sistema distribuído é um conjunto de sistemas autônomos, interconectados por uma rede de comunicação, que se diferencia dos demais sistemas fracamente acoplados pela existência de um relacionamento mais forte entre os seus componentes.
Tais componentespodem estar localizados em uma rede local ou em uma rede distribuída e os tipos de sistemas operacionais que compõem o sistema distribuído não precisam ser necessariamente homogêneos.
podem estar localizados em uma rede local ou em uma rede distribuída, mas os tipos de sistemas operacionais que compõem o sistema distribuído devem ser necessariamente homogêneos.
devem estar localizados em uma rede local e os tipos de sistemas operacionais que compõem o sistema distribuído não precisam ser necessariamente homogêneos.
devem estar localizados em uma rede local e os tipos de sistemas operacionais que compõem o sistema distribuído devem ser necessariamente homogêneos.
devem estar localizados em uma rede distribuída e os tipos de sistemas operacionais que compõem o sistema distribuído devem ser necessariamente homogêneos.
O esquema de um banco de dados relacional é descrito segundo a seguinte notação:
uma tabela possui um nome e um conjunto de colunas, separadas por vírgulas. Por exemplo, TX(col1,col2,col3,col4) representa uma tabela cujo nome é TX.
os tipos de dados das colunas são irrelevantes para a questão, logo não são apresentados.
as colunas que compõem a chave primária de uma tabela estão sublinhadas.
as dependências funcionais entre colunas de uma tabela são exibidas logo abaixo da sua definição.
Sabendo-se que todas as relações atendem à primeira forma normal, TODAS as relações atendem também à terceira forma normal em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...