Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Algumas aplicações são mais bem servidas por protocolos de transporte orientados a conexão, enquanto outras obtêm benefícios quando o protocolo de transporte é não orientado a conexão. Dessa forma, a arquitetura da Internet prevê que o nível de transporte de sua arquitetura ofereça as duas opções por intermédio dos dois protocolos previstos (o TCP e o UDP), deixando a cargo do protocolo de aplicação a especificação do serviço (e, consequentemente, o protocolo) a ser utilizado. Sobre a transmissão de voz em um serviço de VoIP com comunicação interativa, pode-se dizer que o serviço de transporte adequado é o serviço
orientado a conexão (circuito virtual) fornecido pelo TCP, pois a comunicação por voz exige clareza e não pode estar sujeita aos ruídos inerentes da comutação de pacotes sem um tratamento adequado.
orientado a conexão (circuito virtual) fornecido pelo UDP, pois a ordenação das informações deve ser mantida, e as perdas de pacotes minimizadas pelo uso de conexões seguras de forma que a transmissão de voz possa ser realizada da forma adequada e com custos mais baixos.
não orientado a conexão (datagrama) fornecido pelo UDP, já que, em serviços de voz com interatividade, os controles de erro e de fluxo exercidos por protocolos como o TCP aumentam a carga de processamento e retardam a entrega toda vez que alguns pacotes são perdidos ou mesmo atrasados pela rede, tendo um impacto negativo na interatividade do serviço.
não orientado a conexão (datagrama) fornecido pelo TCP, já que os segmentos de dados devem ser controlados para que os ruídos presentes em aplicações de voz sejam eliminados, o que só pode ser realizado caso as conexões do UDP não sejam utilizadas.
que depende do tipo de protocolo da camada inter-rede utilizado, tendendo para o serviço não orientado a conexão (datagrama) do UDP, no caso de IPv6, e orientado a conexão (circuito virtual), fornecido pelo TCP, no caso de IPv4.
Considere que um processo de usuário em um sistema operacional precisa enviar uma cadeia de caracteres para uma impressora. Para fazer a impressão, esse processo requisita a impressora para escrita através de uma chamada ao sistema (system call). Na estratégia de entrada e saída utilizada por esse sistema operacional, a cadeia é copiada do espaço de memória do usuário para o espaço de memória do núcleo (kernel). A seguir, o sistema operacional entra em um laço (loop) para enviar um caractere por vez para a impressora. Quando um caractere é impresso, o sistema operacional entra em espera ociosa até que a impressora esteja pronta para receber o próximo caractere. Um técnico de informática identifica que a situação aqui descrita descreve a estratégia de entrada e saída
Em um banco de dados relacional, a Forma Normal Boyce-Codd exige que todas as dependências funcionais não triviais sejam da forma α → β, onde β é uma superchave.
PORQUE
Em um banco de dados relacional, a 3a Forma Normal permite a existência de dependências funcionais não triviais cujo lado esquerdo não seja uma superchave.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
São classes que se encontram no pacote java.awt:
Canvas, Container e MediaTracker
FontMetrics, PrintStream e Object
Integer, Boolean e Character
Number, Thread e String
Trim, Load e Exit
Aplicações como VoIP são consideradas parte de uma classe maior de aplicações em que se podem estabelecer sessões entre dois ou mais usuários para trocar vários fluxos de informação multimídia (voz, vídeo, etc.). O IETF (Internet Engineering Task Force) elaborou um protocolo para permitir a criação e o gerenciamento dessas seções. Esse protocolo permite efetuar toda a sinalização necessária para estabelecer, por exemplo, as codificações utilizadas pelas diferentes mídias e a localização dos usuários pertencentes a uma sessão. Esse protocolo é o
SIP
RTP
RTCP
RSVP
MGCP
O Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2010 é a nova plataforma colaborativa da Microsoft.
Essa plataforma pode ser utilizada em substituição ao sistema de controle de versão conhecido como
Uma diferença entre classe e interface é que a classe
pode ter um campo de dados, enquanto a interface não.
pode ser implementada em uma interface, enquanto a interface não pode ser implementada em uma classe.
é usada apenas em applets, enquanto a interface é usada apenas em aplicativos dedicados.
é catalogada em pacotes, enquanto a interface não.
declara e implementa seus métodos, enquanto a interface apenas declara.
Protocolos de roteamento são responsáveis pela troca de informações que permitem manter as tabelas de rotas em roteadores e outros dispositivos. O tipo de informação trocado pelos protocolos de roteamento depende do tipo de algoritmo sobre o qual a decisão de roteamento está baseada. Nesse sentido, os tipos mais comuns de protocolos de roteamento recaem em duas classes:
os baseados em vetor de distância (distance vector)
os baseados em estado de enlace (link state)
Qual protocolo é baseado em vetor de distâncias?
OSPF
IS-IS
RIP
NLSP
DEC DNA Phase V
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...