Questões de Ciência da Computação da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Quantas tuplas e atributos terá a relação resultante após a execução dessa operação?

  • A. 3 tuplas, cada uma com 1 atributo
  • B. 3 tuplas, cada uma com 2 atributos
  • C. 4 tuplas, cada uma com 1 atributo
  • D. 4 tuplas, cada uma com 2 atributos
  • E. 7 tuplas, cada uma com 1 atributo

A arquitetura de protocolos da Internet prevê que a camada de Aplicação é responsável por fornecer os serviços aos usuários por intermédio de protocolos específicos. O suporte à camada de Aplicação é fornecido pela camada de Transporte, cuja responsabilidade é a de controlar a comunicação fim-a-fim entre processos de aplicação. O suporte à camada de Transporte, por sua vez, é fornecido pela camada imediatamente inferior, denominada camada Inter-redes.

São exemplos de protocolos respectivamente utilizados nas camadas de Aplicação, Transporte e Inter-redes:

  • A.

    FTP, TCP, CSMA/CD

  • B.

    HTTP, UDP, IP

  • C.

    CSMA/CD, TCP, IP

  • D.

    HTTP, FTP, DHCP

  • E.

    TCP, UDP, HTTP

Todos os N nomes de uma lista de assinantes de uma companhia telefônica foram inseridos, em ordem alfabética, em três estruturas de dados: uma árvore binária de busca, uma árvore AVL e uma árvore B.

As alturas resultantes das três árvores são, respectivamente,

  • A. O(Log(N)), O(Log(N)), O(1)
  • B. O(Log(N)), O(N), O(Log(N))
  • C. O(N), O(Log(N)), O(1)
  • D. O(N), O(Log(N)), O(Log(N))
  • E. O(N), O(N), O(Log(N))

Os protocolos de aplicação da arquitetura da Internet normalmente indicam o tipo de serviço do nível de transporte que é o adequado para o suporte das características intrínsecas das aplicações. Essas características levam à escolha do serviço que pode ser o de Circuito Virtual ou o de Datagrama. Para cada um desses tipos de serviço, existe um protocolo de transporte próprio, definido pelo IETF para ser utilizado.

Em um sistema de tempo real que envolve a transmissão de voz digital com interatividade, o melhor protocolo de transporte para a transmissão da voz é o

  • A.

    IP

  • B.

    UDP

  • C.

    TCP

  • D.

    HTTP

  • E.

    SNMP

Existem dois vetores, chamados A e B, que estão ordenados e contêm N elementos cada, respeitando a propriedade A[N-1]<B[0], onde os índices de ambos os vetores vão de 0 a N-1. Retiram-se primeiro todos os elementos de A na ordem em que se apresentam e inserem-se esses elementos em uma árvore binária de busca, fazendo o mesmo depois com os elementos de B, que são inseridos na mesma árvore de busca que os de A. Depois, retiram-se os elementos da árvore em um percurso pós ordem, inserindo-os em uma pilha. Em seguida retiram-se os elementos da pilha, que são inseridos de volta nos vetores, começando pelo elemento 0 do vetor A e aumentando o índice em 1 a cada inserção, até preencher todas as N posições, inserindo, então, os N elementos restantes no vetor B da mesma maneira.

 Ao final do processo, tem-se que os vetores

  • A. estão ordenados e A[i] < B[i], para todo i=0,...., N-1.
  • B. estão ordenados e A[i] > B[i], para todo i=0,...., N-1.
  • C. estão ordenados e não existe mais uma propriedade que relacione A[i] e B[i].
  • D. não estão ordenados e A[i] < B[i], para todo i=0,...., N-1.
  • E. não estão ordenados e A[i] > B[i], para todo i=0,...., N-1.

Na sua definição teórica, as relações do modelo relacional precisam satisfazer algumas propriedades, entre elas a de que

  • A. cada atributo contém um conjunto finito de tuplas.
  • B. os atributos são ordenados da esquerda para a direita.
  • C. as tuplas são ordenadas do topo para a base.
  • D. inexistem tuplas duplicadas.
  • E. sempre existe uma tupla identificadora.

Na linguagem SQL, para filtrar registros a serem atualizados em uma tabela pelo comando UPDATE, usa-se a cláusula

  • A.

    SUM

  • B.

    FROM

  • C.

    WHERE

  • D.

    QUERY

  • E.

    FILTER

Segundo o ITIL v3, como estão organizadas as cinco etapas do ciclo de vida dos serviços de TI?

  • A.

    Suporte, entrega, desenho, mudança e operação

  • B.

    Planejamento, aquisição, implementação, entrega e suporte

  • C.

    Estratégia, desenho, transição, operação e melhoria contínua

  • D.

    Disponibilidade, capacidade, continuidade, segurança e monitoramento

  • E.

    Desenho, planejamento, liberação, gerência de operação e suporte técnico

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