Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a programação orientada a objetos, julgue os itens a seguir.
I Um objeto, quando mapeado em uma representação de software, consiste de duas partes: uma estrutura de dados privada; e os processos, que são relativos às operações ou métodos.
II Uma classe abstrata é aquela que tem instâncias.
III Um ator é um objeto que pode operar e pode ser operado por outros objetos.
IV Cada classe descreve um conjunto infinito de objetos individuais. Um objeto pode ser definido como uma instância de uma classe.
V Cada atributo é único dentro de uma instância.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
5.
Julgue os itens subsequentes, relativos às as métricas de software, medições que se referem a um sistema, processo ou documentação, e que, aliadas aos padrões, auxiliam na qualidade do software.
A medida de complexidade ciclomática avalia o número de caminhos de execução diferentes de um dado programa, sendo diretamente relacionada à facilidade de compreensão do programa. Calculada a partir da análise de um grafo dirigido, representa os possíveis caminhos de execução do programa, e desvios incondicionais contribuem para o aumento de valor desse cálculo.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da proteção de dados em redes de computadores, julgue os itens a seguir. RAID consiste em utilizar um conjunto de dois ou mais discos combinados para aumentar o desempenho ou a tolerância a falhas. A técnica de stripping é utilizada para aumentar a velocidade do conjunto, e a técnica de mirroring promove maior tolerância a falhas. Ambas as técnicas podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de organização e arquitetura de computadores, julgue os itens que se seguem.
O acesso a memórias pode ocorrer de duas formas: randômica, no qual o tempo de acesso é igual para todas as localidades; e não randômico, cujo tempo de acesso varia de localidade para localidade. As memórias DRAM e SRAM utilizam acesso randômico.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à Internet, assinale a opção correta.
A Internet representa um conjunto de máquinas que se comunicam entre si por meio de um mesmo protocolo.
O correio eletrônico funciona por meio do protocolo SNMP; entretanto, quando houver arquivos anexados a uma mensagem, usa-se o FTP.
No endereçamento na Internet, os serviços interpretam endereços alfanuméricos, não sendo necessária a tradução desses endereços para IPs numéricos.
Um conjunto de intranets conectadas entre si forma a Internet.
As intranets são redes locais isoladas por um firewall que disponibilizam recursos remotos sem usufruir dos protocolos da Internet.
Ciência da Computação - Arquiteturas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do emprego de recursos tipográficos na Web, julgue os itens a seguir.
As folhas de estilo em cascata (CSS) permitem que os designers planejem diferentes leiautes e composições tipográficas para diversos programas e equipamentos.
Ciência da Computação - Aspectos Gerais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Com referência à TGS, mencionada no texto acima, e à visão sistêmica, julgue os itens de 76 a 80.
Sistema pode ser visto como um conjunto de elementos interligados para formar um todo. Assim, é representado por seus componentes e respectivas relações necessárias à realização de um objetivo, consideradas um conjunto de restrições.Com relação aos frameworks que auxiliam a melhorar a governança de TI, julgue os próximos itens.
Objetivos de controle do COBIT são os requisitos mínimos para o controle efetivo de cada processo de TI de modo que cada processo de TI do COBIT tem um objetivo de controle de alto nível e uma série de objetivos de controle detalhados, além dos quais existem no COBIT, para cada processo, requisitos genéricos (ou gerais) de controle.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um modelo de referência é um framework abstrato para entendimento dos relacionamentos significantes entre as entidades de algum ambiente. A arquitetura orientada a serviço (SOA) é um paradigma para organização e utilização de competências distribuídas que estão sob controle de diferentes domínios proprietários. A respeito dos conceitos do SOA, julgue os próximos itens.
I A visibilidade, interação e causas são os conceitos chaves para descrever o paradigma SOA.
II SOA é um meio para organizar as soluções que promovem o reuso, crescimento e interoperabilidade.
III Diferentemente do paradigma de programação orientada a objeto, na qual o foco está no empacotamento de dados com operações, o foco central do SOA é a tarefa ou função de negócio.
IV O SOA não oferece a base mais viável para sistemas de grande escala, pois ele foca melhor na forma como as atividades humanas são gerenciadas.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Na figura I, que representa o modelo em espiral, a etiqueta #a corresponde à avaliação, e a etiqueta #b, ao projeto. O projeto permite que sejam reunidos a natureza interativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e de controle do sistema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...