Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Redes sem Fio - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos conceitos e aos protocolos utilizados em redes sem fio, julgue os itens de 80 a 85.
A autenticação em redes sem fio é realizada, no padrão IEEE 802.1x, por meio de três componentes: o autenticador, o requerente e o servidor de autenticação.
Acerca das estruturas de informação, julgue os itens a seguir. Entre os comandos básicos para a descrição de algoritmos, para que a execução de uma malha seja interrompida e seja executado o comando imediatamente seguinte, utiliza-se dentro da malha, o comando saia, também conhecido como escape de malha.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Considerando a figura acima, que apresenta partes importantes do kernel do Linux, julgue os itens que se seguem.
No cache de buffer denominado write through, os dados são gravados após certos intervalos de tempo; no denominado write-back, os dados são gravados no disco imediatamente ao mesmo tempo em que residem no cache.
Quanto a sistemas de backup, julgue os itens que se seguem.
A velocidade com que os dados podem ser recuperados em relação à restauração é uma das vantagens da restauração completa.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.
Em um computador no qual se encontra em funcionamento uma instalação padrão de um servidor de SGBD PostgreSQL na plataforma Linux, é provável que o diretório /var/lib/pgsql/data contenha vários arquivos de bancos de dados, um para cada banco de dados localmente gerenciado pelo SGBD.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.
De acordo com o IEEE (Institute of Electric and Electronic Engineers), engenharia de software é sinônimo de engenharia de sistemas, ou seja, é a aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e quantificável, para o desenvolvimento, a operação e a manutenção de software.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.
O extreme programming (XP) constitui método ágil de desenvolvimento de software. Uma das práticas que se enquadram nos princípios dos métodos ágeis é a programação em pares, que promove o compartilhamento da autoria do código do sistema. Além dessa vantagem, a programação em pares atua como processo informal de revisão porque cada linha de código é vista por pelo menos duas pessoas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito da engenharia de requisitos de software.
Durante a elicitação de requisitos de um projeto pode ser empregada uma técnica denominada workshop, na qual os principais stakeholders de um projeto são reunidos por um curto período de tempo. Essa técnica prevê a existência de um facilitador, que deve ser um dos stakeholders e não deve interferir nas decisões do grupo ou emitir opiniões.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a figura acima, assinale a opção correta, a respeito de RUP.
O objetivo da fase de elaboração, que corresponde ao identificador #2 na figura, é desenvolver a arquitetura do sistema, em que se identificam os requisitos mais importantes e se faz uma avaliação dos riscos.
Os artefatos dos modelos de design e de user-experience correspondem à visão da arquitetura de requisitos.
Os objetivos da transição, que corresponde ao identificador #3 na figura, são validar o sistema de acordo com a especificação do usuário, treinar usuários e mantenedores e preparar o local de implantação.
Alguns artefatos que compõem a fase de concepção, que corresponde ao identificador #0 na figura, são a visão, a lista de riscos, o plano de desenvolvimento de software e o plano de iteração.
Uma das atividades da transição é completar o projeto de componentes e subsistemas.
Ciência da Computação - Formas de comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quando há comunicação, há compartilhamento de informação. Esse compartilhamento pode ser local ou remoto. Em geral, entre indivíduos, a comunicação local acontece face a face, enquanto a comunicação remota ocorre a longas distâncias. A palavra telecomunicações quer dizer comunicação a longas distâncias (do grego tele = longe, ao longe, distante) e inclui a telefonia, a telegrafia e a televisão. Em uma rede, a comutação de pacotes pode ser feita segundo dois modelos de serviço:
(1) modelo voltado à conexão, que utiliza canais ou circuitos virtuais;
(2) modelo não voltado à conexão, que utiliza datagramas.
Acerca de tecnologias de comunicação de dados, julgue os itens de 84 a 86.
O frame relay foi projetado para acomodar telefonia, vídeo e tráfego de dados, simultaneamente.
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