Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito de projeto e modelagem de banco de dados relacional.
A preservação da dependência é uma meta do projeto de banco de dados relacional, de forma que a validação das atualizações no banco de dados possa ser executada sem o uso de junções, não resultando em relações ilegais.
O desempenho de um sistema computacional depende de vários fatores, como volume de dados, capacidade do sistema e adequação dos algoritmos, das estruturas de dados e dos objetos que são utilizados para realizar as operações. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A ordenação de um vetor contendo n elementos, utilizando-se algoritmo de bolha, realiza, no pior caso, mais que n/2 comparações.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

A figura acima apresenta a relação entre três dimensões críticas da melhoria de negócios em organizações, nomeadas de #1 a #3, apontadas pelos elaboradores do modelo CMMI para aplicação a organizações produtoras de software. O elemento #4 é resultante da relação entre as referidas três dimensões. Julgue os itens seguintes acerca das informações apresentadas e dos conceitos de gestão de processos de negócios, engenharia de requisitos e engenharia de software.
Um sistema de computador, no modelo acima, seria mais bem representado pelo elemento #3 que pelos outros elementos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o diagrama UML acima como referência, julgue os seguintes itens.
Na UML 2.0, o diagrama de interação geral é utilizado para modelar colaborações, conjunto de instâncias que cooperam entre si para uma função específica; o diagrama de máquina de estados representa estados de um caso de uso de um subsistema ou de um sistema completo; e o diagrama de tempo demonstra a mudança de estado de um objeto, ao longo do tempo decorrente de eventos externos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto ao padrão MVC, julgue os itens seguintes.
O modelo no MVC tem como atribuição exibir a parte que é responsável pela manutenção da aplicação para o usuário.
O script em Java apresentado acima
cria uma página HTML contendo a variável confirm, do tipo alert, cujo conteúdo está entre parênteses.
cria uma página CSS contendo a variável confirm, do tipo alert, cujo conteúdo está entre parênteses.
mostra uma caixa de diálogo do tipo confirm e, em seguida, em outra caixa de diálogo do tipo alert, mostra o conteúdo da variável que devolveu a primeira caixa de diálogo.
apaga todas as possíveis caixas de diálogo do tipo confirm e cria uma caixa de diálogo do tipo alert contendo a variável texto.
cria uma página de texto com uma variável tendo como conteúdo a caixa de texto alert e valor dado pelo rótulo Você selecionou:.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

A figura acima apresenta um modelo de banco de dados denominado ER1, no qual são representadas informações acerca de comissões, compostas por vários membros, os quais se reúnem periodicamente para discutir e votar propostas. Suponha que um modelo relacional denominado R1 seja gerado a partir do modelo ER1. Nesse contexto, julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas e dos conceitos de bancos de dados.
ER1 é um modelo lógico.

O código html é uma linguagem de marcação de hipertexto; isso significa que os comandos são grafados com a língua inglesa e dados a partir de textos comuns ou abreviados presentes no cotidiano de qualquer pessoa, o que torna esse tipo de programação muito fácil de ser aprendida. À vista dessas informações, julgue os itens subsequentes, relativos ao trecho de código acima, que diz respeito a uma tabela.
Há uma imagem inserida na primeira célula, da tabela, quando se passa o mouse sobre ela, aparece um rótulo com a palavra teste.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às características de programação orientada a objetos, julgue os itens que se seguem.
Em um pacote, é possível existir várias classes, que, por sua vez, podem ter acesso às classes de outros pacotes.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Tendo como referência a figura acima, que propõe uma classificação de controles de segurança, julgue os itens de 73 a 78.
São exemplos de controles físicos: guardas armados, detecção de intrusão em redes de computadores e monitoramento de incêndio e umidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...