Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito dos conceitos relacionados ao desenvolvimento de sistemas e às metodologias de desenvolvimento de sistemas, julgue os itens seguintes.
No modelo extreme programming, os testes de software só são realizados na etapa, final de desenvolvimento do software e, somente nessa etapa, os programadores trabalham, obrigatoriamente, em pares, utilizando cada um o próprio computador.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto a bancos de dados textuais, julgue os próximos itens. Os dois métodos principais de busca por frases em bancos de dados textuais de larga escala, utilizando indexação de textos, são os arquivos invertidos com contadores de posição e índices para a próxima palavra.
Ciência da Computação - Relacionamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Edgar Frank Codd foi o criador do modelo de dados relacional, que trouxe grandes mudanças para o projeto de bancos de dados na atualidade. Sua principal contribuição foi a desconexão da estrutura lógica do banco de dados do mecanismo de armazenamento físico. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem. Segundo a regra de tratamento sistemático de nulos, em bancos de dados relacionais, não deve haver distinção entre valores brancos e nulos.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a dispositivos de segurança de redes, julgue os próximos itens. Um worm é um método oculto para contornar os mecanismos de autenticação em sistemas computacionais.
Ciência da Computação - Armazenamento de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009

Na figura acima, que ilustra uma arquitetura cliente-servidor, os identificadores #1 e #2 correspondem, respectivamente, às camadas de
processamento de aplicação e rede.
dataware e dados.
processamento de aplicação e gerenciamento de dados.
rede e banco de dados.
Julgue os itens que se seguem, acerca da estrutura de dados.
Uma lista é uma estrutura de dados linear, enquanto uma árvore é uma estrutura de dados não linear.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem a respeito dos padrões de desenho e outras técnicas para reúso de software.
Alguns dos usos típicos do padrão Façade são a unificação das várias interfaces de um sistema complexo; a construção de pontos de entrada para cada uma das múltiplas camadas de um sistema; a redução de dependências entre um cliente e múltiplas classes de implementação e o encapsulamento de todas as demais interfaces públicas de um sistema.
Ciência da Computação - Filosofia do SGBD - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a banco de dados, julgue os itens a seguir.
IBM/DB2 é um sistema gerenciador de banco de dados que pode ser executado nas plataformas Windows e Linux ou ainda no z/OS, em mainframes. Entre as várias características da versão 9.7 do IBM/DB2, estão o suporte nativo para tipos de dados XML, os contêineres (localização física de armazenamento dos dados) e o MDC (multidimensional cluster), que permite fazer um cluster físico dos dados de uma tabela, até mesmo em ambientes OLTP (online transaction processing).

A figura acima apresenta o estado visual de uma ferramenta CASE denominada BlueJ, que realiza a depuração de um programa na linguagem Java. Essa figura mostra cinco janelas na interface gráfica, nomeadas Servidor, Projeto, Cargo BlueJ: trt e BlueJ: Debugger, sendo que três delas apresentam-se o código completo das classes Servidor, Projeto e Cargo. Esses códigos estão sintaticamente corretos e em estado de execução no depurador da ferramenta BlueJ. Existem também quatro breakpoints sinalizados nas linhas de código: dois na classe Servidor, um na classe Projeto e um na classe Cargo. Nota-se, ainda, que o depurador foi iniciado por meio da execução do único método main() apresentado nos códigos e que o ponteiro de código do debugger encontra-se na linha 11 da classe Servidor.
A partir da figura e das informações acima, julgue os itens a seguir.
No estado em que se encontra a execução apresentada, caso os botões Step e Step Into, na janela BlueJ: Debbugger (janela inferior direita), sejam pressionados, nessa sequência, então o apontador de código vai parar quando chegar a uma linha de código específica da classe Projeto.
A respeito de depuração de programas e algoritmos, julgue os itens subsequentes.
Um processo de depuração pode ser dividido em on-line e off-line, e se diferenciam pelo tipo de interação com a execução do programa. A depuração on-line oferece interação direta com a aplicação, enquanto a off-line interage com um arquivo de monitoração gravado durante a execução da aplicação.
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