Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos à qualidade de software, de acordo com o CMMI (Capability Maturity Model Integration) para desenvolvimento, versão 1.2.
Para alcançar o nível de maturidade Em Otimização, todas as áreas de processo precisam ter alcançado o nível de capacidade Definido.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O ciclo de vida de um software descreve sua existência desde sua concepção até sua desativação. A respeito da produção e dos processos de desenvolvimento de software, julgue os itens que se seguem.
A construção de um produto de software pressupõe o compromisso com um conjunto de requisitos antes do início do desenvolvimento de tal produto, seguido de um processo que é finalizado com a implantação do referido produto.

A figura acima apresenta o estado visual de uma ferramenta CASE denominada BlueJ, que realiza a depuração de um programa na linguagem Java. Essa figura mostra cinco janelas na interface gráfica, nomeadas Servidor, Projeto, Cargo BlueJ: trt e BlueJ: Debugger, sendo que três delas apresentam-se o código completo das classes Servidor, Projeto e Cargo. Esses códigos estão sintaticamente corretos e em estado de execução no depurador da ferramenta BlueJ. Existem também quatro breakpoints sinalizados nas linhas de código: dois na classe Servidor, um na classe Projeto e um na classe Cargo. Nota-se, ainda, que o depurador foi iniciado por meio da execução do único método main() apresentado nos códigos e que o ponteiro de código do debugger encontra-se na linha 11 da classe Servidor.
A partir da figura e das informações acima, julgue os itens a seguir.
Dado que a classe Cargo implementa as interfaces Runnable e ActionListener, então, para que não seja declarada abstrata, essa classe precisa obrigatoriamente implementar os métodos run, na linha 12, e actionPerformed, nas linhas de 14 a 16, respectivamente.
Ciência da Computação - Modelo de Entidade-Relacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de banco de dados, julgue os itens a seguir.
O modelo entidade-relacionamento permite representar certas regras que o conteúdo do banco de dados precisa respeitar. Entre essas regras, está o mapeamento das cardinalidades, que expressa o número de entidades às quais uma outra entidade se relaciona por meio de um conjunto de relacionamentos.
Acerca de programação de computadores, julgue os itens a seguir. A definição da estrutura pilha permite a inserção e a eliminação de itens, de modo que uma pilha é um objeto dinâmico, cujo tamanho pode variar constantemente.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O dicionário de dados é uma das principais ferramentas para a administração dos dados corporativos. Por meio da engenharia reversa, pode-se armazenar os modelos de dados, as estruturas de dados, seus relacionamentos e toda a documentação necessária para garantir facilidade na localização e manipulação dos dados. Acerca dos papéis do administrador de dados (AD) e dos dicionários de dados, julgue os itens a seguir. O dicionário de dados é considerado um subconjunto das funções de um catálogo de sistema.
Com relação a gerência e administração de projetos, julgue os itens subsequentes. Os cinco grupos de processos básicos do PMBOK são: iniciando, planejando, executando, controlando e monitorando, e encerrando. Os processos se superpõem e interagem ao longo de um projeto ou fase, sendo descritos em termos de entradas, ferramentas e técnicas, e saídas.
Ciência da Computação - Aspectos Gerais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O raciocínio lógico leva a uma resposta que pode ser verdadeira ou falsa. Na construção de algoritmos para a solução de problemas computacionais, trabalha-se com esse tipo de raciocínio. A respeito desse assunto, julgue os itens de 56 a 60.
Para transferir os quatro discos da torre A da figura abaixo, para a torre C, um a um, mantendo-se a mesma disposição, e sem que, no processo de transferência, um disco grande fique sobre um disco pequeno, serão necessários, no mínimo, 16 movimentos.
Ciência da Computação - Autenticação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de métodos de autenticação em ambiente Windows e Linux, julgue os itens a seguir.
método MD5 challenge especifica que os desafios e as respostas são construídos por meio de funções hashMD5. No método one-time password, uma combinação numérica aleatória é gerada para cada seção e, no generic token card, a senha é gerada uma única vez para cada seção.
Ciência da Computação - CMMI e MPS-BR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos à qualidade de software, de acordo com o CMMI (Capability Maturity Model Integration) para desenvolvimento, versão 1.2.
Satisfazer Metas Específicas é considerada uma meta genérica (generic goal), por ser encontrada nas descrições das características necessárias para institucionalizar os processos que implementam as áreas Validação e Verificação, entre outras.
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