Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito do processo de desenvolvimento de sistemas e das fases dos projetos, julgue os itens a seguir. O gerente funcional e o gerente de projetos têm papéis diferentes na organização: o primeiro é responsável por supervisionar o gerenciamento de uma das áreas da empresa, e o segundo busca atingir os objetivos de um projeto específico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do processo de desenvolvimento de sistemas e das fases dos projetos, julgue os itens a seguir. O gerenciamento de escopo garante que todos os esforços necessários estejam incluídos no projeto, com apenas o necessário para que o escopo seja realizado dentro do cronograma previsto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do processo de desenvolvimento de sistemas e das fases dos projetos, julgue os itens a seguir. Quaisquer erros cometidos na fase de planejamento somente serão detectados na fase de finalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento de projetos, julgue os itens subsequentes. Antes do planejamento da próxima sprint, deve ser feita a retrospectiva da sprint, pois esse é o momento ideal para o time Scrum rever seus erros e acertos antes da próxima sprint de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento de projetos, julgue os itens subsequentes. A técnica de Kanban é uma forma simples de visualizar o andamento das tarefas da equipe durante uma sprint de Scrum. Nessa técnica, as tarefas são representadas por meio de pequenos papéis que indicam o que está pendente, em desenvolvimento e finalizado. Com isso, todos visualizam os gargalos e a equipe se organiza melhor, principalmente quando o projeto envolve ciclos longos de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento de projetos, julgue os itens subsequentes. Pontos de estórias (story points) são o meio mais adequado de se determinar o tempo de desenvolvimento de uma tarefa de uma sprint, pois, nesse caso, os desenvolvedores atribuem pontos de dificuldade para o desenvolvimento de uma tarefa específica e a pontuação de menor valor é a que determina o tempo de tarefa da sprint.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de metodologias ágeis de desenvolvimento de projetos, julgue os itens subsequentes. Na metodologia Scrum, a lista ordenada de tudo o que é necessário para um produto ser apropriado é identificada como backlog do produto, o qual é atualizado constantemente e nunca está completo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às linguagens de modelagem UML, julgue os seguintes itens. O modelo de casos de uso representa uma visão funcional do sistema, incluindo-se todas as funções, os processos funcionais e os atores do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às linguagens de modelagem UML, julgue os seguintes itens. Em um diagrama de classes, as associações entre os objetos refletem as necessidades de comunicação definidas no diagrama de sequência e resumidas no diagrama de colaboração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos conceitos e características de engenharia de requisitos, gestão de requisitos, análise e projeto, implementação e testes, julgue os itens subsequentes. Para auxiliar na gerência de riscos e prevenir insatisfações das partes interessadas, deve-se dificultar as modificações na especificação dos requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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