Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a redes locais e de longa distância e considerando os fundamentos de comunicação de dados, julgue os itens a seguir.
Uma rede de computadores é formada por um conjunto de dispositivos capazes de se comunicarem, trocarem informações e compartilharem recursos, interligados por um sistema de comunicação.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na rede de computadores de uma organização pública brasileira com diversos ativos, como, por exemplo, switches, roteadores, firewalls, estações de trabalho, hosts servidores de aplicação web, servidores de bancos de dados, é comum a ocorrência de ataques e de outros incidentes que comprometem a segurança de seus sistemas. Nessa organização, a definição de políticas e metodologias adequadas para se lidar com esse tipo de problema cabe ao departamento de TI.
A partir da situação apresentada acima, julgue os itens de 167 a 180, relativos à segurança da informação.
Em caso de ataques do tipo e-mail spoofing aos usuários da rede, recomenda-se que o administrador da rede adote o uso de certificados do tipo X.509, o qual permitirá aos destinatários identificarem corretamente os e-mails recebidos.
Ciência da Computação - Sistemas de Apoio à Decisão - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação a BI (business inteligence), indicadores da produção, administração da produção, monitoração do ambiente operacional, julgue os próximos itens.
As tecnologias de bancos da dados, data mining e data warehouse têm sido utilizadas plenamente para a monitoração de ambientes operacionais, pois utilizam ontologias e inteligência artificial com agilidade e baixo custo operacional.
Acerca do
O uso da paleta de cores segura para a
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando-se o modelo de referência OSI, julgue os próximos itens.
Os princípios que levaram às camadas do modelo OSI podem ser resumidos nas seguintes premissas: cada camada corresponde a uma abstração e deve ter suas funcionalidades bem definidas; as interfaces entre as camadas devem minimizar o fluxo de informações entre elas; funcionalidades idênticas e correlatas devem ser agrupadas em uma mesma camada para evitar o excesso de complexidade do modelo.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de modelos de dados usados para a representação da organização dos dados em um banco de dados, julgue os seguintes itens.
Recentemente, foi desenvolvido e aprovado pelos comitês internacionais de padronização o modelo relacionalestendido, que agrega todas as funções de modelos orientados a objetos em bancos de dados relacionais.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Relativamente a fundamentos e à administração de banco de dados, julgue os itens a seguir.
Em um banco de dados, as restrições de integridade são consultadas pelo gerenciador do banco de dados quando uma atualização ou inserção é feita no sistema.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nos conceitos de administração de bancos de dados, julgue os seguintes itens.
A administração de dados está voltada para o planejamento conceitual e a organização dos recursos de dados. Por sua vez, a administração de banco de dados está voltada para aspectos técnicos associados a um ambiente específico de um sistema de gerenciamento de banco de dados, aspectos estes relativos à operação e manutenção física de um conjunto de BDs.
A governança de tecnologia da informação (TI) é um conjunto de estruturas e processos que visa garantir que a TI suporte e maximize adequadamente os objetivos e estratégias de negócio da organização, adicionando valores aos serviços entregues, balanceando os riscos e obtendo o retorno sobre os investimentos em TI. Diversas metodologias e ferramentas vêm sendo propostas para prover governança dos processos de TI, suas infra-estruturas e recursos, tais como CMMI, ITIL e COBIT. Acerca dessas metodologias, julgue os itens a seguir.
ITIL, COBIT e CMMI são desenhadas para atendimento de objetivos de negócio. ITIL e COBIT têm foco em um amplo espectro de aspectos de TI, enquanto CMMI foi desenvolvido com foco em aspectos relacionados com os processos de engenharia de software e sistemas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da gerência de projetos e da qualidade de software, julgue os itens subseqüentes.
A gerência de configuração de software é o conjunto de atividades com o objetivo de controlar modificações de software durante todo o ciclo de vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...