Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao ITIL e ao COBIT, julgue os itens subseqüentes.
O COBIT é um modelo de alto nível para o gerenciamento de TI que engloba modelos de maturidade e governança, sem considerar os processos de TI.
O desenvolvimento de aplicações que dependem de alto desempenho normalmente envolve a utilização de mecanismos e algoritmos eficientes. Dependendo do volume de dados envolvidos, a escolha de um algoritmo ineficiente pode ter sérias implicações, tanto no que se refere ao tempo de resposta como na qualidade da resposta obtida. Acerca desse assunto, bem como sobre as técnicas de construção de algoritmos e estruturas de dados e conceitos básicos sobre estruturas de dados, julgue os itens de 81 a 92.
A representação computacional de um grafo é necessária em várias situações, como, por exemplo, para representar a topologia de uma rede de comunicação de dados. A representação computacional de um grafo pode ser realizada por meio de uma matriz de adjacência ou lista de adjacência. Considerando o grafo G(V,E), em que V representa o número de vértices e E, o número de arestas, se então justifica-se a utilização de lista de adjacência em vez de matriz de adjacência.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do ciclo de desenvolvimento de sistemas, julgue os seguintes itens.
O modelo de desenvolvimento evolucionário pode-se basear no desenvolvimento de uma versão inicial que é refinada em várias versões até chegar ao sistema adequado ou em protótipos descartáveis que são construídos visando a compreensão dos requisitos. Atividades relacionadas a especificação, desenvolvimento e validação são intercaladas, em vez de separadas em fases. Esse modelo pode produzir sistemas mal-estruturados devido às mudanças contínuas.
Ciência da Computação - Gerência de memória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os dados acima apresentam informações relativas a execução e resposta de comando em um computador com sistema operacional Linux instalado, que utiliza nomenclatura padrão para arquivos e diretórios. Com relação a essas informações e ao Linux, julgue os itens que se seguem.
O arquivo System.map é o responsável pelo cálculo do mapeamento da memória RAM em memória cache.
A figura acima apresenta uma visão integrada dos principais elementos que constituem o modelo ITIL em sua versão 2. Elementos identificados por #1 a #8 são destacados no modelo. Acerca dos elementos apresentados, e dos conceitos do modelo ITIL, julgue os itens a seguir.
Os elementos #6 e #8 apresentam em seus processos um maior número de características adequadas a uma abordagem de gestão por projetos, quando comparados ao elemento #5, que apresenta características tipicamente operacionais.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando que o script SQL acima esteja sintaticamente correto, a tentativa de execução do comando
após a execução do script acima, não será bem-sucedida.
Julgue os itens seguintes, acerca da gerência de projetos de
Segundo o modelo PMBOK (
Com base no trecho de código apresentado acima, julgue os itens seguintes.
O ciclo de while permite que sejam lidos caracteres do teclado na variável ch. Enquanto o valor dessa variável, que é lida com o comando putchar, for diferente de "q", o ciclo de leitura de caracteres continuará.
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o trecho de shell script acima, julgue os itens seguintes.
Ao se completar a execução dessas linhas de código, o script sairá, emitindo mensagens de erro.
Acerca da elaboração de website, julgue os itens a seguir.
RSS é um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por sítios divulgarem notícias ou novidades. Para isso, o link e o resumo da notícia é armazenado em um arquivo. Esse arquivo é conhecido como feed de extensão .xml, .rss ou .rdf.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...