Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com respeito ao modelo OSI e à arquitetura TCP/IP, julgue os seguintes itens.
As quatro camadas superiores do modelo OSI equivalem à camada de aplicação da arquitetura TCP/IP.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos à administração de roteadores.
Apesar de não ser comum, em determinados roteadores (Cisco, 3Com, entre outros), é possível configurar mais de um endereço IP em uma mesma interface de rede.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, referentes a banco de dados.
O projeto de um banco de dados, geralmente, é elaborado a partir das necessidades específicas de uma organização e deverá ser adaptado e adequado a essas necessidades.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca de padrões de projeto (design patterns), julgue os itens de 97 a 100.
O seguinte diagrama UML documenta corretamente uma interação no padrão observer.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens que se seguem.
O modelo em três camadas é vantajoso em termos de armazenamento e reutilização de recursos, mas representa alto custo em disponibilização e mudança de dados e lógica de negócios.
Ciência da Computação - Gestão de TI - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A figura acima apresenta um esquema de uma arquitetura de TI, em que estão numerados os elementos de #1 a #12. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas e dos conceitos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação e gestão de processos de negócio.
Na comunicação entre os elementos #1 e #2, seria mais pertinente o uso do protocolo SMTP que o POP3.
Acerca do ITIL, julgue os itens subseqüentes.
No gerenciamento de modificações (change management): solicitações de alteração (request for change) são possíveis entradas para o processo; deve-se atribuir uma prioridade a cada RFC considerando o impacto do problema e a urgência de solução; as modificações, antes de serem aprovadas, devem ser avaliadas considerando-se aspectos financeiros e técnicos.
O código I representa um programa Java plenamente funcional. Julgue os itens de 51 a 59, acerca das informações apresentadas no código e dos conceitos de construção de algoritmos, estrutura de dados, orientação a objetos e linguagem de programação Java.
O programa declara dois tipos de dados no package default e faz referência a três outros tipos de dados que são declarados no package java.lang.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um gatilho (trigger) é um comando executado de forma automática pelo sistema em conseqüência de uma modificação no banco de dados. Considere que seja necessário impor alguma restrição salarial nos registros de tipos de empregados de um banco de dados, conforme a regra a seguir.
Os gatilhos são também chamados de regras (rules) ou regras ativas (active rules), as quais obedecem ao modelo evento-condição-ação, ou seja, on evento, if condição e then ação.
Acerca de arquiteturas de sistemas, julgue os seguintes itens.
Nos sistemas distribuídos peer-to-peer, não há distinção entre os processos clientes e os servidores. Os processos envolvidos em uma tarefa interagem cooperativamente como pares, sem distinção entre clientes e servidores. Há sistemas peer-to-peer nos quais diversos processos são executados em diferentes máquinas e middleware gerenciam os recursos distribuídos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...