Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do diagrama de classes apresentado acima, assinale a opção correta.

  • A.

    A hierarquia entre Classe2, Classe3 e Classe5 é uma herança simples.

  • B.

    Os códigos na Classe1 podem invocar quaisquer métodos na Classe5.

  • C.

    Se consultar() é não-abstrato na Classe6 e na Classe7, estas podem ser instanciadas.

  • D.

    Entre as Classe4, Classe6 e Classe7, tem-se herança múltipla.

Julgue os itens subseqüentes, considerando a figura acima, que apresenta uma visão parcial de uma janela de instalação do SGBD MySQL, cujas opções de configuração estão numeradas de I a III.

Caso a escolha de instalação adequada seja a opção de número III, em vez da de número I, espera-se que a instância de SGBD esteja preparada para suportar um maior número de comandos SQL do tipo INSERT, UPDATE ou DELETE, em vez de comandos do tipo SELECT.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a servlets, julgue os seguintes itens.

Em um arquivo web.xml, por meio de uma tag<servlet-name> , pode-se associar um nome a uma instância de um servlet. Esse nome passa a identificar a instância que executará o serviço. A uma instância pode-se também associar diferentes padrões URL via tags<url- pattern> .

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da linguagem SQL, julgue os seguintes itens.

O comando ALTER TABLE possibilita que, em uma tabela existente em um banco de dados, sejam acrescentadas novas linhas e colunas, além de permitir a remoção e a modificação de linhas e colunas existentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos sistemas de arquivos suportados pelos diferentes sistemas operacionais, assinale a opção correta.

  • A.

    O IBM OS/390 usa o sistema de arquivo EXT2 (second extended file system).

  • B.

    O Windows 2000 Server usa o sistema de arquivo FAT 16 (file allocation table 16).

  • C.

    O NTFS (new technology file system) é suportado por todas as versões do Windows.

  • D.

    O EXT3 (third extended file system) é suportado pelo Linux com kernel 2.4 ou superior.

Com relação a comunicação analógica e digital, julgue os itens seguintes.

Considere que a transformada de Fourier de determinado sinal analógico s(t) limitado em banda seja igual a S(w). Se esse sinal é amostrado por um trem de impulsos de Dirac, periódico de freqüência f0 Hz, produzindo o sinal r(t), então é correto concluir que a transformada de Fourier de r(t) - R(w) - é dada por R (w) = S(w) * S(w), em que o símbolo * indica a operação de convolução. O gráfico de R(w) indica que r(t) é também um sinal limitado em banda.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem Capability Maturity Model Integration (CMMI) para qualidade de software visa desenvolver de forma estruturada e progressiva a maturidade organizacional. Acerca de CMMI, julgue os próximos itens. Os níveis de maturidade 4 e 5 do CMMI estão associados, respectivamente, com o uso de sistemática de mensuração quantitativa e otimização continuada de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao Rational Unified Process (RUP), julgue os seguintes itens.

I Um software pode passar por ciclos de evolução divididos em fases. Se nos ciclos de evolução não ocorrerem mudanças na arquitetura, as suas fases de elaboração tipicamente serão mais curtas do que essas fases no desenvolvimento.

II Na fase de elaboração, procura-se completar a análise, o projeto, o desenvolvimento e o teste das funcionalidades requisitadas; além de se desenvolver de forma iterativa e incremental o software até que possa ser entregue aos usuários.

III Na disciplina de implementação, define-se e refina-se a arquitetura do software. A definição identifica uma arquitetura candidata e o refino identifica incompatibilidades entre a arquitetura proposta e os requisitos.

IV Entre as práticas sugeridas pelo RUP, tem-se a construção de modelos e a adoção de uma linguagem de modelagem que possibilite a construção de diagramas para facilitar a descrição do sistema.

V Na disciplina de teste, entre os artefatos que podem ser produzidos, tem-se o plano de teste. O plano de teste pode definir os objetivos dos testes no escopo de uma iteração ou do projeto, os itens a serem testados e as abordagens dos testes.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, IV e V.
  • D. III, IV e V.

A figura acima apresenta resultados de um estudo acerca do perfil de atividades realizadas por DBAs, na qual as categorias de atividades foram enumeradas de 1 a 5. Julgue os itens que se seguem, considerando essa figura e os conceitos de SGBDs.

A manipulação de arquivos XML de grande volume e a execução de comandos do tipo COPY ou BULK INSERT, disponíveis em alguns SGBDs, estão mais associadas a atividades da categoria 3, e menos a atividades da categoria 2.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a servlets, julgue os seguintes itens.

Em um servlet, códigos de inicialização podem ler parâmetros que tenham sido definidos em um arquivo web.xml via tags . Esses parâmetros podem ser lidos via o método getParameter(), herdado de Servlet.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...