Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a sistemas operacionais, julgue os seguintes itens.

Um device driver tipicamente controla periféricos de um tipo e pode ter estruturas de dados que descrevam os estados dos dispositivos e áreas de memória (buffers) que sirvam para armazenar temporariamente os dados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura ao lado apresenta um modelo de ciclo de vida de projetos de desenvolvimento de aplicações, no qual se destacam elementos do ciclo de vida numerados 1 a 19. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir.

A execução de testes sobre os módulos de software individualmente criados pelos desenvolvedores está mais associada ao elemento 11 que ao elemento 13.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao mapeamento do modelo orientado a objetos para o modelo relacional, julgue os próximos itens.

Uma associação entre classes com multiplicidade N: M pode ser armazenada em uma tabela. A chave primária dessa tabela será igual à chave primária da tabela que armazena a classe com multiplicidade M. Para armazenar uma associação 1:N, também é necessária uma tabela apenas para esse fim.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da configuração de dns e dhcp, é correto afirmar que

  • A.

    é necessário o conceito de transferência de domínio interno, realizado pelo dns do tipo cache para que uma estrutura, no dns, seja distribuída.

  • B.

    um servidor dhcp necessita de configuração que permita a entrega de endereços IP e máscaras de rede dentro de um range de endereços.

  • C.

    o servidor dns deve sempre resolver o domínio "dhcp.intranet" para que seja possível o uso de dhcp em uma rede local.

  • D.

    um servidor dhcp em sistemas Windows não permite que se realize a reserva de determinado endereço IP em um range de distribuição.

Considerando os conceitos de segurança da informação e ferramentas para auxílio de políticas de segurança, assinale a opção correta.

  • A.

    Um firewall é considerado um elemento intermediário entre redes ou sistemas e apenas o seu uso não garante uma segurança adicional se o servidor contiver vulnerabilidades exploradas remotamente por meio de um serviço de rede.

  • B.

    O protocolo IP acrescido de criptografia garante que a informação não será interceptada durante o seu fluxo por uma rede de dados.

  • C.

    O uso de uma infra-estrutura de chave pública compatível com a ICP-Brasil implica que os sistemas de informação serão protegidos contra acesso indevido via rede local.

  • D.

    Para garantir a segurança de qualquer sistema de informação em uma rede local, é necessária, inicialmente, a instalação do protocolo SNMP v.2 (Simple Network Management Protocol), que suporta criptografia forte.

Considerando-se a gerência de redes, segurança e características dos sistemas operacionais Linux, Unix (FreeBSD) e Windows, julgue os itens que se seguem.

O arquivo samba.conf, normalmente localizado no diretório /etc/samba/, contém informações e configuração do Samba relacionadas com nomes, grupo de trabalho, tipo de servidor, log, compartilhamento de arquivos e impressão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos códigos HTML e de CSS armazenados nos arquivos de I a III ilustrados acima, julgue os itens seguintes.

Os arquivos cor1.css e cor2.css são folhas de estilo. Os estilos descritos nesses arquivos são combinados quando, ao se apresentar a página com o código HTML, for selecionado o estilo Cores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a figura acima, que apresenta um esquema da arquitetura ANSI/SPARC, utilizada para representar características de sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBDs), julgue os itens a seguir, acerca de conceitos de bancos de dados.

Considere a situação na qual uma mesma aplicação de banco de dados tenha sido implementada utilizando-se quatro diferentes técnicas de modelagem: relacional, rede, hierárquica, e orientada a objetos. Nesse caso, espera-se que o uso de polimorfismo seja mais intenso junto à aplicação que empregou a técnica orientada a objetos; o armazenamento de ponteiros em disco que representam registros em listas circulares duplamente encadeadas seja mais comum junto à aplicação que empregou a técnica em rede; dificuldades para representar relacionamentos m:n sejam mais comuns junto à aplicação que empregou a técnica de modelagem hierárquica; e maiores facilidades para alcance da terceira forma normal estejam presentes na aplicação que empregou a modelagem relacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do serviço Wins em redes Windows 2000, assinale a opção correta.

  • A.

    Um servidor Wins precisa do protocolo IPX-SPX para funcionar corretamente.

  • B.

    Em uma situação em que seja necessário que uma estação Windows 98 se autentique no dns, o Wins será responsável pela conversão de nomes na Internet.

  • C.

    Em um compartilhamento de rede, um servidor Wins auxilia o protocolo de impressão em formato RAW a converter o documento.

  • D.

    O Wins permite a diminuição do tráfego para todas as estações na rede quando usado com computadores com Windows 98 instalado, para resolução de nomes na rede.

Um sistema operacional é formado por um conjunto de programas e rotinas que possibilitam criar uma camada de abstração entre o usuário e o hardware propriamente dito. O sistema operacional é responsável por controlar todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software). Acerca das características dos sistemas operacionais, julgue os seguintes itens.

Em um sistema operacional, o sistema de arquivos pode utilizar extensões para identificar o tipo de arquivo. Nos sistemas Windows, Unix e Linux, os arquivos possuem extensões como, por exemplo, .doc, .pdf etc., as quais são inseridas pelo próprio sistema operacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...