Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A utilização de cópias de segurança (backup) permite copiar dados de um dispositivo para outro, com o objetivo de, posteriormente, recuperar os mesmos, caso haja algum problema. Quanto a esse tópico, julgue os itens seguintes.
Caso o administrador de backup tenha decidido executar uma combinação de backup normal (total) seguido de backup diferencial, a restauração dos dados exigirá apenas os arquivos do último backup diferencial, que foram os únicos a sofrerem alterações.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
Uma das principais atividades relacionadas à engenharia de software é o levantamento dos requisitos. Nesse contexto, foi introduzida, na década de 80 do século XX, uma técnica de entrevista conhecida como JAD (joint application development), que consistia em uma rápida entrevista e um processo acelerado de coleta de dados em que todos os principais usuários e o pessoal da análise de sistemas agrupavam-se em uma única e intensiva reunião.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As normas, diretrizes e especificações internacionais permitem que os fabricantes de software e hardware possam prover interoperabilidade entre diferentes tecnologias. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O consórcio W3C (World Wide Web Consortium), responsável por desenvolver tecnologias e padrões para a Web, é composto por mais de 400 membros, além de inúmeros colaboradores.
Julgue os próximos itens com relação aos conceitos de segurança e arquiteturas distribuídas. SSH (secure shell) é um protocolo de rede utilizado para estabelecer um canal para comunicação segura entre um cliente e um servidor remoto. O SSH não utiliza criptografia, provendo a segurança por meio de técnicas sofisticadas de tunelamento entre cliente e servidor.
Os modelos OSI e TCP/IP são muitas vezes usados simultaneamente para se descrever a arquitetura de uma rede de comunicações. Na figura acima, que apresenta a tela de um analisador de protocolos, destaca-se um quadro capturado para análise pela ferramenta. Considerando o quadro destacado, julgue os itens a seguir, com relação aos conceitos de OSI e TCP/IP.
Trata-se de um quadro ethernet, que corresponde a um protocolo do nível 2 (enlace de dados) no modelo OSI.A utilização de cópias de segurança (backup) permite copiar dados de um dispositivo para outro, com o objetivo de, posteriormente, recuperar os mesmos, caso haja algum problema. Quanto a esse tópico, julgue os itens seguintes.
A utilização de backup normal (total) é recomendada principalmente para arquivos de sistema e software aplicativos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.
Entre os diversos níveis possíveis de testes de software, há os chamados testes de unidade (unit tests), que procuram testar o programa como um todo, dentro de um contexto totalmente integrado, procurando validar todas as suas potencialidades de forma unificada.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere às normas de qualidade e aos modelos de referência para gerenciamento de processos de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.
A série ISO 9000 define um conjunto de normas especificamente desenvolvidas para fornecerem um modelo de gestão e desenvolvimento de projetos de software.
Acerca de gerência de projetos, julgue os seguintes itens.
O PMI-PMBOK propõe áreas com conhecimentos e práticas relacionadas ao gerenciamento de projetos. A área de gerenciamento da qualidade do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto satisfaça às necessidades para as quais foi criado. Nessa área, há os processos de: planejamento da qualidade, de garantia de qualidade e de controle de qualidade.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da programação orientada a objetos (POO), assinale a opção incorreta.
POO é um método que produz arquiteturas de software embasadas nos objetos que o sistema manipula. Entre as linguagens de POO, incluem-se Java, Delphi e C++.
Reusabilidade, polimorfismo, encapsulamento e hereditariedade são características desse tipo de programação.
Na POO, objetos computacionais são compostos de atributos e métodos. Os atributos são propriedades que definem o estado do objeto (características), enquanto os métodos são ações ou procedimentos que alteram o estado do objeto (comportamento).
Nessa programação, os objetos são modelados por meio de classes, que são agrupamentos de objetos computacionais com propriedades em comum e podem realizar as mesmas ações. Este agrupamento e classificação deve refletir o agrupamento natural dos objetos reais.
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