Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura acima, que apresenta elementos componentes do modelo RUP, julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos dos modelos RUP, CMMI, ITIL, COBIT e da UML.
A construção e publicação de diagramas de caso de uso da UML, como proposta no RUP, garante a qualidade de requisitos de software e sistemas a desenvolver.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens referentes ao SNMP.
I O SNMP permite que estações de gerência enviem comandos para agentes nos dispositivos sendo gerenciados. Por meio desses comandos, uma estação de gerência pode acessar valores de objetos nos agentes.
II Um agente coleta informações acerca da unidade sendo gerenciada e as armazena em uma base de gerenciamento (MIB) para acesso futuro por uma unidade de gerência. Uma MIB é composta por variáveis que descrevem objetos gerenciados.
III Uma MIB armazena dados escalares e tabelas, mas não estruturas de dados complexas. As informações em uma MIB são organizadas de forma não hierárquica como coleções de objetos relacionados.
IV O SNMP possibilita que agentes enviem notificações assíncronas às estações de gerência quando ocorrem eventos relevantes. Por exemplo, um agente pode notificar uma falha na autenticação.
V O SNMP é orientado a mensagens e usa o TCP. Isso possibilita que o SNMP garanta a entrega das mensagens, inclusive das mensagens assíncronas que podem ser enviadas pelos agentes.
A quantidade de itens certos é igual a
Com relação à interface do Microsoft Internet Security and Acceleration Server 2004 (ISA) e à segurança de rede de computadores, julgue os itens a seguir.
A função de proxy, disponível no ISA Server, permite, por meio de cache, reduzir o tempo de acesso a conteúdo disponibilizado na Internet.
Com respeito às redes TCP/IP, julgue os itens a seguir.
O protocolo UDP, que integra a camada de transporte na arquitetura TCP/IP, é orientado a datagrama, ou seja, cada operação de saída corresponde a pelo menos um datagrama.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a figura acima, que apresenta uma lista de padrões e idiomas de desenho aplicados na construção de aplicações web em três camadas, usando a linguagem Java e a plataforma J2EE, julgue os itens a seguir, referentes a programação por eventos e desenvolvimento J2EE.
Os elementos CommandFactory e EventFactory devem empregar os padrões método fábrica ou fábrica abstrata.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A figura acima apresenta um modelo conceitual aplicável à melhoria de processos de software. Julgue os itens a seguir acerca das informações apresentadas, dos conceitos de análise de processos e de auditoria de sistemas de informação.
A proposição de melhorias para um processo ou sistema deve ser acatada unilateralmente pelo auditado, dadas a autoridade e a competência incontestáveis do auditor.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere aos modelos de desenvolvimento e ciclos de vida, julgue os itens que se seguem.
No modelo iterativo, divide-se o desenvolvimento em iterações. A cada iteração, podem ser acrescentadas novas funcionalidades ao software. Uma iteração parte do estado no qual se encontravam os artefatos ao término da iteração anterior e resulta em um incremento. Uma iteração pode ter disciplinas como captura de requisitos, análise, projeto, implementação e teste.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um software está sendo desenvolvido e algumas decisões foram tomadas quando do seu projeto. A seguir, tem-se as decisões I, II e III que deverão ser atendidas usando-se padrões de projeto (design patterns) adequados.
I Os formatos dos dados de entrada serão validados por métodos nas classes que os modelam. Por exemplo, para validar uma senha, a classe Senha terá um método apropriado. Como o software será fornecido para clientes cujos dados terão diferentes formatos, essas classes devem ser substituídas em conjunto e essas substituições não devem resultar em alterações nos códigos que instanciam essas classes.
II A arquitetura do software será composta por vários módulos e cada módulo será composto por vários objetos interligados. Em cada módulo, o código para criar os objetos e estabelecer os relacionamentos entre os mesmos não deve estar nas classes das quais esses objetos são instâncias. Em cada módulo, esse código deve estar em uma classe responsável por construir o módulo.
III Alguns dos objetos serão persistentes e complexos. Os valores dos atributos de tais objetos serão carregados do banco de dados apenas quando forem referenciados. Um usuário de um objeto persistente receberá uma referência para um objeto em memória que se fará passar pelo objeto no banco de dados. O código do objeto em memória intermediará o acesso ao objeto no banco de dados.
Considerando as informações acima, julgue o seguinte item.
A decisão I pode ser atendida usando-se o padrão de projeto Abstract Factory; a decisão II pode ser atendida usando-se o Builder; e a decisão III pode ser atendida usando-se o Proxy.Com relação à interface do Microsoft Internet Security and Acceleration Server 2004 (ISA) e à segurança de rede de computadores, julgue os itens a seguir.
A autenticação de usuários de e-mail provida pelo ISA Server se aplica de forma homogênea a vários servidores de e-mail disponíveis nas plataformas Windows e Linux, como exchange e sendmail.
Com respeito às redes TCP/IP, julgue os itens a seguir.
O protocolo TCP é orientado a conexão e inclui mecanismos de garantia de entrega e de controle de fluxo, como janelamento, números seqüenciais, retransmissão por timeout e reconhecimento de entrega.
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