Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Segurança da Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da proteção e da segurança de dados em redes locais, julgue os itens subseqüentes.
A integridade garante que não houve modificação de informação que tenha trafegado na rede.
O reúso de software está ligado à realização de projetos por componentes. Acerca desse tópico, julgue os itens que se seguem.
O uso de componentes pode estar condicionado a regras de licenciamento. Essa preocupação, no entanto, não existe se os componentes forem classificados como software livre.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, relativos a servidores de arquivo.
Em relação ao tipo de memória mais apropriado para um servidor de arquivos em rede, é aconselhável o padrão EDO-DRAM (extended data out-dynamic random access memory), que permite velocidades superiores às das outras tecnologias atualmente disponíveis para o barramento interno de computadores Pentium IV.
Ciência da Computação - Arquitetura de redes - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito das tecnologias de rede local ethernet e fastethernet, julgue os itens que se seguem.
Nas redes ethernet 10 Mbps, é possível a utilização híbrida de cabos coaxiais e trançados. No entanto, no padrão 100 Mbps, não é permitida a mistura de cabeamento. Assim, nesta última rede, as conexões são efetuadas ponto a ponto, usando-se UTP, STP ou fibra óptica como enlace físico.
Ciência da Computação - Banco de Dados - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
De acordo com o modelo atualizado mostrado a seguir, um cliente faz de zero a várias locações; uma locação pertence a um e somente um cliente; uma locação possui de um a vários itens de locação.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas, julgue os itens seguintes.
Uma hierarquia de classes é um mecanismo por meio do qual as modificações nos níveis inferiores da hierarquia se propagam de imediato para os níveis superiores.
Ciência da Computação - Gerência de memória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Existe uma grande variedade de sistemas computacionais que devem ser controlados pelos sistemas operacionais. Por essa razão, várias soluções foram desenvolvidas para resolver a questão do compartilhamento de recursos computacionais entre os usuários e as aplicações. Mesmo diante dessa heterogeneidade, alguns conceitos e soluções são aplicados de forma abrangente. A respeito dos conceitos, estruturas e mecanismos dos sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.
Memória virtual é uma funcionalidade que permite aos programas endereçar a memória de um ponto de vista lógico, sem considerar a quantidade de memória principal disponível fisicamente.
Ciência da Computação - Linguagem SQL - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao uso de SQL (structured query language), julgue os itens seguintes.
INSERT INTO FUNC (NOME, CARGO, SALARIO) VALUES ('JOSE MARIA', 'AUXILIAR TÉCNICO', 1.000,00) não executará nenhuma alteração na tabela FUNC porque a sintaxe do comando INSERT é INSERT ONTO.
No que concerne à natureza e ao papel das linguagens de programação, julgue os itens que se seguem, tomando o texto acima por referência inicial.
A ambigüidade é uma característica psicológica desejável em uma linguagem de programação.
Os diversos sistemas operacionais existentes empregam algumas soluções comuns à questão do compartilhamento de recursos computacionais entre os usuários e aplicações. Com relação às estratégias, às estruturas e aos mecanismos dos sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.
No que se refere à operação do cache entre a unidade central de processamento e a memória, o desempenho dessa operação aumenta proporcionalmente ao tamanho do bloco de palavras trocado entre o cache e a memória principal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...