Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da tecnologia Java e do código acima, desenvolvido com essa tecnologia, julgue os itens subseqüentes.
A invocação do método repaint, no método addItem, produz a invocação imediata do método paint sobre a instância do applet Simple.
Nas interfaces de usuário, são utilizados, muitas vezes, recursos multimídia diversos, combinados com componentes padronizados de GUI. Para a o projeto de tais interfaces, muitas ferramentas de design gráfico estão disponíveis e podem ser empregadas em conjunto para enriquecer as possibilidades do projeto e permitir a definição de interfaces mediante recursos interativos sofisticados. Em relação ao design gráfico de interfaces e às principais ferramentas disponíveis para tal atividade, julgue os itens subseqüentes.
Fotos e imagens em geral podem ser criadas e editadas com o software Photoshop, da Adobe, para composição de imagens usadas em interfaces gráficas de softwares. Para um melhor resultado gráfico, a edição/criação das imagens pode ser realizada com o uso de alta resolução gráfica digital, que pode ser reduzida mediante técnicas de compressão na finalização das imagens, o que possibilita a criação de arquivos com tamanhos compatíveis com a disponibilidade de espaço de armazenamento e com a largura de banda das aplicações finais em que tais recursos serão inseridos como parte do design gráfico.
A linguagem UML é composta de alguns diagramas como os de classes, casos de uso, estados, seqüência, atividades e colaboração. No que se refere a esses diagramas e a conceitos de desenvolvimento de projeto orientado a objetos, julgue os itens que se seguem.
Os casos de uso podem ser organizados em pacotes relacionados por meio de generalização ou de dependência.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca da organização, da arquitetura e dos componentes funcionais dos microcomputadores, julgue os itens que se seguem.
Os tipos de memória dinâmicas RAM DRAM são memórias muito mais rápidas que as SRAM.
Ciência da Computação - Gestão do Risco - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A análise e gestão de riscos é um conjunto de passos que auxilia uma equipe de desenvolvimento de software a entender e a administrar a incerteza. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Uma análise que deve ser realizada no início do projeto é a de riscos associados à tecnologia usada para a construção do software. A análise de impacto, por sua vez, deve ser realizada somente ao longo do desenvolvimento do produto ou do projeto, uma vez que apenas nesse momento saber-se-á se a tecnologia adotada é complexa.
A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
Em Java, se uma superclasse não tiver construtor padrão e o construtor de uma subclasse não chamar explicitamente nenhum dos outros construtores da superclasse, ocorrerá erro em fase de compilação.
Acerca da tecnologia Java e do código acima, desenvolvido com essa tecnologia, julgue os itens subseqüentes.
A invocação do método repaint, no método addItem, produz a invocação imediata do método paint sobre a instância do applet Simple.
Quanto à gerência de projetos, em especial no que se refere a projetos nas áreas de tecnologias da informação, julgue os itens subseqüentes.
O método COCOMO II para avaliar o esforço e a duração de projetos de software emprega tabelas para ponderar a complexidade dos módulos e a produtividade da equipe de desenvolvimento.
Ciência da Computação - Tomada de Decisão - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao tratamento e à recuperação da informação, julgue os itens a seguir.
Entre os tipos de estratégias de busca, a busca rápida emprega o operador booleano E para recuperar apenas alguns registros, enquanto a estratégia das frações sucessivas usa os operadores booleanos E e NÃO para aumentar um conjunto grande de registros selecionados.
A linguagem UML é composta de alguns diagramas como os de classes, casos de uso, estados, seqüência, atividades e colaboração. No que se refere a esses diagramas e a conceitos de desenvolvimento de projeto orientado a objetos, julgue os itens que se seguem.
Ao contrário do diagrama de seqüência, no diagrama de colaboração, o foco não é o tempo mas a organização dos objetos. Para isso, o diagrama de colaboração mostra explicitamente as conexões entre objetos e acrescenta números de seqüências às mensagens para indicar ordem de chamada.
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