Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca do uso de novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), julgue os itens que se seguem.
Intranet é uma rede de comunicação interna de uma organização que usa todas as tecnologias de redes locais de computadores.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Ainda que existam diversos tipos de plataformas de processamento, a arquitetura dos principais tipos de computadores converge para uma combinação cada vez mais uniforme de dispositivos: processadores, memória RAM, discos rígidos, barramentos e dispositivos periféricos. Acerca da organização e da arquitetura de sistemas computacionais, julgue os itens subseqüentes.
Discos rígidos e periféricos externos não são usualmente ligados diretamente a barramentos de entrada e saída do tipo PCI. Esses dispositivos utilizam outro tipo de interface de I/O, normalmente controladas por um dispositivo intermediário de hardware que realiza a ponte entre os dispositivos e o barramento PCI.Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes à modelagem de dados para o SAP BW e aos elementos lógicos e físicos que a fundamentam.
Um cubo remoto SAP permite a definição de consultas com acesso direto a dados transacionais em outros sistemas SAP.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima apresenta o diagrama do modelo de processo de software espiral, proposto em 1988 por Barry Boehm. Acerca das características desse modelo, julgue os itens que se seguem.
O modelo de processo em cascata é plenamente compatível com o modelo espiral.
Texto I – itens de 96 a 105
Após realizar, em uma estação de trabalho, a instalação de um servidor FTP (file transfer protocol), um servidor POP3 (post office protocol 3), um servidor de e-mail SMTP (simple mail transfer protocol) e um servidor DNS (domain name system), o técnico solicitou ao administrador da rede à qual a estação estava conectada que fizesse a correta liberação dos protocolos e das portas padrão TCP (transmission control protocol) e UDP (user datagram protocol) dos respectivos serviços no firewall, para que a estação se comunicasse por meio dos serviços instalados na Internet.
Considerando a situação hipotética descrita no texto I, julgue os itens a seguir.
Se, adicionalmente aos serviços instalados na estação de trabalho, fosse instalado um servidor web para servir páginas HTML, seria necessário liberar no firewall a porta 80, para o protocolo TCP.
Com relação à forma como esse arquivo é interpretado pelo make quando executado em linha de comando, julgue os itens subseqüentes.
O comando make clean remove do diretório todos os arquivos objeto existentes.
Julgue os itens a seguir, relativos a sistemas operacionais.
Duas das condições para ocorrência de deadlocks são a não-preempção de um recurso por outro e a espera circular, caracterizada esta por um ciclo de dois ou mais processos.
Ciência da Computação - Redes de computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à resolução de nomes no sistema operacional Windows, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em uma pequena empresa, foi instalada uma rede composta das sub-redes A e B. Um servidor WINS foi configurado na sub-rede A. As duas sub-redes contêm clientes WINS, mas também há vários computadores que não são clientes WINS na sub-rede B.
Nessa situação, a configuração de um agente proxy WINS na sub-rede B irá assegurar que os computadores que não são clientes WINS consigam resolver nomes de clientes WINS.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A figura acima apresenta o diagrama de um circuito digital para geração de uma seqüência pseudo-aleatória. Com relação a esse circuito, julgue os itens que se seguem.
A função de realimentação é formada por duas portas: uma ou-exclusivo e outra inversora.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes à modelagem de dados para o SAP BW e aos elementos lógicos e físicos que a fundamentam.
Os info-objetos podem existir em três versões no SAP BW.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...