Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto a conceitos relacionados a arquiteturas de computador, julgue os seguintes itens.
Muitos sistemas de memória modernos podem ter diversos níveis de cache. Em muitos casos, o cache de nível 1 é implementado dentro do chip da CPU.
Quanto a conceitos relacionados a arquiteturas de computador, julgue os seguintes itens.
Em uma arquitetura do tipo Harvard, a seção de cache de instruções é a mesma seção de cache de dados, enquanto, em arquiteturas tradicionais, as seções de cache de instruções e de dados ocupam espaços diferentes da memória.
O sistema operacional, uma camada de software posta entre o hardware e os programas que executam tarefas para os usuários, é um conceito central em informática. Acerca de sistemas operacionais e temas correlatos, julgue os itens seguintes.
Em todo sistema multiprogramado, diversos programas podem ser mantidos na memória ao mesmo tempo, mas um programa só pode ser iniciado quando outro já tiver sido completamente finalizado.
A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.
A herança é uma relação entre classes de objetos que permite tanto a generalização quanto a especialização de uma classe, constituindo uma das ferramentas mais importantes encontradas nas linguagens ditas orientadas a objetos para o reúso e a extensão de componentes de software. No trecho de código apresentado no texto, pode-se verificar, na linha 14, uma relação de herança entre classes capazes de implementar a noção de template em C++.
A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.
Nas linhas 10 e 11 do trecho de código mostrado, verifica-se a definição de dois atributos da classe
A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.
A definição da interface de uma classe de objetos é fundamental para o sucesso da concepção orientada a objetos na obtenção dos princípios e no respeito aos critérios de modularidade. Nessa definição, diversas primitivas de uma classe podem ser declaradas mascaradas ou escondidas do sistema no qual a classe está inserida. Isso evita que a integridade de uma classe seja violada por objetos alheios. No trecho de código apresentado, observa-se que os atributos "Elements" (.10) e "Index" (.11) não podem ser acessados por objetos que estabeleçam relação de clientela com a classe
A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.
A declaração de classes virtuais puras permite o uso eficiente do polimorfismo e do enlace dinâmico de objetos dentro de um ambiente do tipo orientado a objetos. No trecho de código apresentado, a classe
A partir do texto CE-I e com base no padrão ANSI/ISO C++, julgue os itens a seguir, com relação às ferramentas de desenvolvimento orientado a objetos encontradas na linguagem C++.
A redefinição/definição, a sobrecarga de funções e a substituição de funções são mecanismos utilizados em um ambiente orientado a objetos para promover a evolução, a extensão e o reúso eficiente de componentes de software. Porém, no trecho de código mostrado, devido às relações estabelecidas entre as classes
A linha 23 poderia ser substituída por void resize(int dim){Elements = new T[dim]; Index = new int[dim];} sem causar erro de compilação.
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