Questões de Ciência da Computação da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Em determinado órgão, foi solicitado ao analista de TI uma avaliação das seguintes ações a serem implantadas na área de TI:

I framework para implantação da interoperabilidade entre arquiteturas e componentes;

II metodologia do desempenho de processos para melhora do desempenho do negócio;

III framework para fornecimento de métodos e ferramentas de avaliação da produção de arquitetura empresarial;

IV metodologia para prover aos clientes um conjunto de melhores práticas que aprimorem sua capacidade em relação às atividades de sourcing.

Considerando as informações dessa situação hipotética, é correto afirmar que a implantação do TOGAF atende ao descrito

  • A. nos itens II e III.
  • B. apenas no item IV.
  • C. nos itens I e IV.
  • D. nos itens I e III.
  • E. apenas no item II.

No COBIT 5, quando a implementação de um processo definido permite o alcance dos objetivos, o processo atinge o nível de capacidade

  • A. 2, denominado processo gerenciado.
  • B. 3, denominado processo estabelecido.
  • C. 4, denominado processo previsível.
  • D. 5, denominado processo otimizado.
  • E. 1, denominado processo executado.

Uma das opções da arquitetura de aplicações para ambiente web é a computação em nuvem. Nesse sentido, a computação em nuvens é uma arquitetura

  • A. exclusivamente de hardware, cujo fim consiste em elaborar a arquitetura orientada a serviço.
  • B. exclusivamente de software, cujo fim consiste em executar a arquitetura orientada a serviços.
  • C. de software e hardware, cujo fim consiste em implantar a infraestrutura orientada a serviço.
  • D. de software e hardware, cujo fim consiste em aprimorar tanto a infraestrutura como a arquitetura orientada a serviços.
  • E. exclusivamente de hardware, cujo fim consiste em implementar a arquitetura cliente-servidor.

O DevOps consiste em

  • A. um processo similar ao IRUP (IBM Rational Unified Process), que tem como objetivo dividir o processamento em fases e disciplinas de software para paralelizar as ações de desenvolvimento e de manutenção das soluções.
  • B. uma plataforma aberta cuja função é substituir a virtualização de aplicações e serviços em containers e, com isso, agilizar a implantação de soluções de software.
  • C. um aplicativo que permite o gerenciamento de versões de códigos-fonte e versões de programas, bem como a implantação da versão mais recente de um software em caso de falha.
  • D. um processo de promoção de métodos que objetivam aprimorar a comunicação, tornando a colaboração eficaz especialmente entre os departamentos de desenvolvimento e teste e entre os departamentos de operações e serviço para o negócio.
  • E. uma metodologia ágil que, assim como a XP (extreme programming) e o Scrum, tem foco na gestão de produtos complexos relativos à equipe de desenvolvimento.

No PMBOK 5, os ciclos de vida projetados para reagir a altos níveis de mudança, com envolvimento contínuo das partes interessadas, são denominados

  • A. projetáveis.
  • B. preditivos.
  • C. incrementais.
  • D. adaptativos.
  • E. produtivos.

Assinale a opção que apresenta áreas de conhecimento restritas à perspectiva orientada a processos do BPM CBOK 3.

  • A. organização do gerenciamento de processos, análise de processos e gerenciamento do ciclo de vida dos produtos
  • B. gerenciamento de processos de negócio, gerenciamento de projetos e gestão do conhecimento
  • C. desenho de processos, modelagem de processos e garantia da qualidade dos processos
  • D. gerenciamento corporativo de processos, análise de processos e gerenciamento do desempenho de processos
  • E. gerenciamento de processos de negócio, transformação de processos e tecnologias de BPM

Uma ampla implementação organizacional de BPM (business process management) requer, obrigatoriamente, a

  • A. prescrição de uma estrutura organizacional, uma metodologia ou um conjunto de ferramentas.
  • B. instituição de novas disciplinas, entre as quais se inclui o gerenciamento de desempenho e de portfólio de projetos.
  • C. definição de novas estratégias organizacionais e de indicadores de desempenho.
  • D. otimização do desenho de processos alinhada aos objetivos estratégicos, por meio de novas capacidades.
  • E. contratação de consultoria especializada que ofereça suporte a essa complexa implementação.

Assinale a opção correta a respeito de indicadores de processos de negócio.

  • A. Indicadores representam informações verdadeiras e corretas, de modo que não induzem a conclusões equivocadas a respeito da realidade.
  • B. Indicadores de resultados (outcome) monitoram o efeito e não permitem mais a alteração de dado resultado.
  • C. Indicadores consistem em uma representação descritiva e intuitiva acerca da efetividade de alcance de uma estratégia organizacional; para facilitar sua interpretação, deve-se atribuir uma referência ou um alvo.
  • D. Indicadores direcionadores (drivers) monitoram, sobretudo, o provável efeito antes mesmo da causa e se caracterizam pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.
  • E. Indicadores e métricas de problemas organizacionais nem sempre são necessários para uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos.

A respeito das tecnologias e técnicas de mapeamento, modelagem e melhora de processos de negócio, assinale a opção correta.

  • A. SOA (service oriented architecture) e EAI (enterprise application integration) são tecnologias utilizadas para o mapeamento de processos.
  • B. Durante a modelagem de processos, são utilizadas as BRMS (business rules management systems) e a BPA (business process analysis).
  • C. A BAM (business activity monitoring) contribui para a arquitetura e a melhoria de processos de negócio.
  • D. As BRMS (business rules management systems) são utilizadas para a execução da melhoria de processos.
  • E. As tecnologias de BPA (business process analysis), EA (enterprise architecture) e repository são utilizadas para modelagem de processos.

De acordo com o BPM CBOK 3, o mapeamento de processos

  • A. realiza a diagramação e engloba o trabalho de captura de medidas de desempenho de processos e a criação de métricas e indicadores.
  • B. realiza uma diagramação em alto nível.
  • C. considera a perspectiva do cliente (outside in) e tem relação com o valor intrínseco e não percebido.
  • D. analisa as restrições e rupturas que interferem no desempenho do processo.
  • E. garante mais precisão que a diagramação e tende a agregar maior detalhamento acerca não somente do processo, mas também de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como eventos e resultados.
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