Questões de Ciência da Computação da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A UML (Unified Modeling Language) “é uma linguagem para especificação, construção, visualização e documentação de artefatos de um sistema de Software”, incorporou os pontos fortes dos métodos do americano Grady Booch, o método OMT (Object Modeling Technique) do sueco Ivar Jacobson e o método OOSE (Object-Oriented Software Engineering) do americano James Rumbaugh, resultando em uma linguagem vastamente utilizada pois unificou as notações mais populares dos métodos citados. Um diagrama UML é uma representação gráfica parcial de um modelo de sistema em desenvolvimento ou já existente, considerando o paradigma orientado a objetos e demostrando a interação dos elementos que compõem o diagrama. Assinale, a seguir, as ferramentas que auxiliam na construção gráfica dos diagramas UML.

  • A. Visual Modeler, Rational Rose, IBExpert, ArgoUML, Dia e Jude.
  • B. Poseidon, Together, Astha, StarUML, Microsoft Visio e Enterprise Architect.
  • C. System Architect, Workbench, Rational Rose, Microsoft Visio, Jude e MagicDraw.
  • D. Rational Rose, Poseidon, Umbrella UML, Star UML, Microsoft Visio e Enterprise Architect.

Na orientação a objetos o encapsulamento é um mecanicismo utilizado para restringir o acesso ao comportamento interno de um objeto. O objeto requisitante envia uma mensagem e não precisa conhecer a forma pela qual a operação requisitada é realizada, tudo o que importa ao objeto remetente é a realização da operação. Na linguagem Java, os modificadores de acesso que aplicam o princípio de encapsulamento, definindo a visibilidade de um atributo ou método dentro de uma classe, definem que:

I. Apenas membros da classe possuem acesso.

II. Apenas membros da classe e subclasse possuem acesso.

III. Todos possuem acesso.

IV. Somente classe do mesmo pacote possuem acesso.

A respeito das definições anteriores assinale a alternativa correta.

  • A. I. Protected II. Private III. Public IV. Default.
  • B. I. Protected II. Private III. Default IV. Public.
  • C. I. Private II. Default III. Public IV. Protected.
  • D. I. Private II. Protected III. Public IV. Default.

Uma interface, no contexto de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, pode ser interpretada como um dispositivo de fronteira, pois define a maneira de comunicação entre duas entidades e a abstração de fronteira pode ser entendida como uma forma de interação da entidade com o mundo exterior. De acordo com a Linguagem Java, analise as afirmativas a respeito de interfaces.

I. As interfaces são classes abstratas, completamente não implementadas.

II. A classe que implementa uma interface precisa fornecer uma implementação para todos os métodos na interface.

III. Para que uma determinada classe seja vista como uma implementação de uma interface na linguagem Java, faz-se necessário indicar na declaração da classe a palavra reservada Extends.

IV. Uma classe pode implementar apenas uma interface para evitar a herança múltipla, pois é de difícil implementação na linguagem Java.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto. As etiquetas (tags) da linguagem são utilizadas para definir a forma na qual se apresentará o texto e outros elementos de uma página WEB. Com o intuito de melhorar a experiência do usuário e o tempo de desenvolvimento na versão HTML5 foram introduzidos 13 novos tipos de entrada para formulários. Assinale a alternativa que contém as novas entradas.

  • A. Queue, e-mail, Url, Password, Range, Tel, Date, Week, Mounth, Time, Color, Datetime, Image.
  • B. Hidden, Url, Search, Range, Tel, Password, Date, Week, Mounth, Time, Color, Datetime, Image.
  • C. Hidden, Url, Search, Range, Tel, Password, Date, Number, Datetime-local, Fila, Time, Color, Radio.
  • D. Email, Url, Search, Range, Tel, Date, Week, Number, Mounth, Datetime-local, Time, Color, Datetime.

O trabalho demandado no desenvolvimento de um sistema de software complexo é muito desgastante para os envolvidos no processo, por isso é fundamental que os desenvolvedores tenham a possibilidade de explorar os requisitos do sistema de várias perspectivas, cada pessoa envolvida ressalta as propriedades que lhe interessa e omite as menos relevantes. Existem várias formas de se observar o sistema em construção. Os autores da UML sugerem que um sistema pode ser descrito por cinco visões correlacionadas, em que cada visão ressalta diferentes aspectos do sistema. Assinale a alternativa correta em relação às visões arquiteturais de um sistema de software.

  • A. Visão de Casos de Uso, Visão de Planejamento, Visão de Implementação, Visão de Implantação, Visão de Processo ou Lógica.
  • B. Visão de Casos de Uso, Visão de Desenvolvimento, Visão de Implementação, Visão de Planejamento e Visão de Processo.
  • C. Visão de Casos de Uso, Visão de Projeto ou Lógica, Visão de Implementação, Visão de Implantação, Visão de Processo.
  • D. Visão de Casos de Uso, Visão de Classe, Visão de Processo, Visão de Planejamento, Visão de Implantação e Visão de Processo ou Lógica.

Os diagramas da UML (Unified Modeling Language) são a representação de vários elementos gráficos com o intuito de descrever o sistema computacional modelado, isto é, são usados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos relevantes de um sistema e, ainda, são usados para visualizar o sistema sob diferentes perspectivas. A UML define um número de diagramas que permite dirigir o foco para aspectos diferentes do sistema de maneira independente. Considerando as técnicas de modelagem comportamental e estrutural, é correto afirmar que a respeito dos diagramas UML:

  • A. O diagrama de atividades descreve como um sistema responde aos eventos de maneira que o próximo estado é dependente do estado atual, sendo classificados como orientados a eventos.
  • B. O diagrama de caso de uso representa as funcionalidades de um sistema, conforme os requisitos do solicitante do sistema; representa, também, os agentes internos ao sistema. Um caso de uso revela a estrutura e o comportamento internos do sistema.
  • C. Na UML 2.5 o diagrama de classe é representado por um retângulo com, no mínimo, três compartimentos, no compartimento mais acima é exibido o nome da classe, no segundo compartimento são declarados os atributos da classe e no terceiro compartimento são declaradas as suas operações.
  • D. O diagrama de sequência possui um conjunto de elementos gráficos para apresentar as interações entre objetos com ênfase na ordem temporal em que elas acontecem. São exemplos de notações particulares do diagrama de sequência: linhas de vida, envio de mensagens, ocorrências de execução, criação e destruição de objetos.

SQL é a sigla inglesa de Structured Query Language que significa, em português, Linguagem de Consulta Estruturada; seu funcionamento ocorre principalmente de forma declarativa, possibilitando ao usuário designar o objetivo que deverá ser executado pelo SGBD. A linguagem estruturada pode ser definida como uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional. “Um escritório de advocacia contratou uma empresa de desenvolvimento para projetar um sistema em que pudesse ser feita uma agenda com os horários das audiências de seus advogados associados e gerar relatórios.” Considere as especificações SQL das tabelas do banco de dados do sistema em questão:

Considerando o modelo anterior, a consulta SQL adequada para informar nome do advogado, data sessão, horário, número inicial da petição (num_peticao_inicial) e identificação do processo (idProcesso) é:

  • A. SELECT nome, data_sessao, horário, num_peticao_inicial, idProcesso FROM advogado a, controle_sessao cs, processo p WHERE a.id_advogado = cs.advogado_id_advogado.
  • B. SELECT nome, data_sessao, horário, num_peticao_inicial, idProcesso FROM advogado a, controle_sessao cs, processo p WHERE cs.advogado_id_advogado and p.idProcesso = processo_idProcesso.
  • C. SELECT nome, data_sessao, horario, num_peticao_inicial, idProcesso FROM advogado, controle_sessao, processo WHERE id_advogado = advogado_id_advogado and idProcesso = processo_idProcesso.
  • D. SELECT nome, data_sessao, horario, num_peticao_inicial, idProcesso FROM advogado a, controle_sessao cs, processo p WHERE a.id_advogado = cs.advogado_id_advogado and p.idProcesso = processo_idProcesso.

As linguagens de programação são utilizadas para construir sistemas computacionais. A partir dos aspectos da realidade, a linguagem que possui suporte a orientação a objetos permite uma modelagem mais fácil do mundo real, sendo mais fácil de implementar os conceitos para modelar as classes e objetos da realidade de um sistema. Com relação à programação em linguagem Java, analise as afirmativas a seguir.

I. Permite a declaração de uma classe dentro da outra, procedimento denominado de classe Interna, em que os atributos e métodos declarados na classe externa são visíveis para a classe interna, mesmo os declarados protected ou private.

II. A capacidade de possuir mais de uma superclasse é chamada de herança múltipla. A linguagem Java suporta este tipo de implementação; no entanto, a implementação desta facilidade é difícil e tende a apresentar muitos erros.

III. Polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma assinatura, mas comportamentos distintos. Esse mecanismo permite definir quais funcionalidades devem operar de forma dinâmica, abstraindo-se de seus detalhes particulares quando esses não forem necessários.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem que define elementos gráficos para serem utilizados na modelagem de sistemas; seguindo o paradigma da orientação a objetos, a linguagem descreve como os elementos e o relacionamento devem interagir em um diagrama que, por sua vez, representam diversas perspectivas de um sistema. Com relação aos Diagrama UML, assinale a afirmativa correta.

  • A. É uma linguagem padrão para elaboração da estrutura de um projeto de software, podendo ser empregada somente na visualização de artefatos que façam uso de sistemas de software complexos.
  • B. É uma metodologia ou processo de análise e especificação de requisitos de um sistema de software; sua notação bastante difundida entre os desenvolvedores de software permitiu a construção de ferramentas com interfaces gráficas.
  • C. Não é dependente da linguagem de programação, mas é dependente do processo de desenvolvimento. Isso quer dizer que ela pode ser utilizada para a modelagem de sistemas, não importando que linguagem de programação será utilizada na implementação do sistema.
  • D. É uma linguagem cheia de recursos, capaz de capturar as informações requisitadas pelo cliente e, ainda, expressá-las de forma clara e objetiva. A UML cobre todas as fases e processos como concepção, especificação, construção e entrega da solução.

DER (Diagrama Entidade-Relacionamento) é um diagrama para representar os dados do sistema; é de simples compreensão, pois mostra de forma gráfica as entidades que compõem o banco de dados, representados por tabelas interligadas. O DER (Diagrama Entidade-Relacionamento) a seguir representa parte de um sistema de controle acadêmico. Considere que a consulta foi realizada no dia 13 de janeiro de 2017 e que foram realizadas as seguintes inserções no baco de dados:

  • A. SELECT data_nascimento, DATEDIFF(curdate() as data_atual, data_nascimento as idade) from aluno.
  • B. SELECT data_nascimento, CURDATE() as data_atual, (CURDATE() - data_nascimento) AS idade FROM aluno.
  • C. SELECT data_nascimento, DATEDIFF (year (curdate()) as data_atual, year (data_nascimento) as idade) from aluno.
  • D. SELECT data_nascimento, CURDATE() as data_atual, (YEAR(CURDATE())-YEAR(data_nascimento)) AS idade FROM aluno.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...