Questões de Ciência da Computação da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Qual tipo de dado NÃO representa um tipo de dado básico no Java?

  • A.

    Byte.

  • B.

    Short.

  • C.

    Integer.

  • D.

    Long.

  • E.

    Float.

Observe a figura, que ilustra o modelo de um sistema em teste.

No modelo, o testador fornece as entradas para o componente ou o sistema e examina as saídas correspondentes. Se as saídas não forem as previstas, o teste detectou um problema com o software. Este teste é conhecido como teste de

  • A. configuração.
  • B. caixa preta.
  • C. caixa branca.
  • D. desempenho.

Pesquisas atuais demonstram as linguagens de programação mais utilizadas nos últimos anos, dentre elas, Java, C# e Visual Basic. Em relação às linguagens de programação ou de marcação, ainda é muito utilizado o HTML, que é uma linguagem simples composta de marcações de formatação e diagramação de hipertexto/hipermídia. Relacione as TAGS utilizadas no HTML às suas respectivas funções.

A sequência está correta em

  • A.

    4, 2, 3, 1, 5

  • B.

    3, 2, 4, 1, 5

  • C.

    4, 3, 2, 5, 1

  • D.

    2, 4, 3, 5, 1

  • E.

    5, 1, 4, 2, 3

O Subversion ou simplesmente SVN é uma ferramenta de controle de versão de projeto muito poderosa que permite, além do desenvolvimento colaborativo a partir de um repositório único, merge de conteúdo, armazenamento de logs e geração de estatísticas diversas. Dentre as boas práticas, toda revisão deve ser comentada para facilitar o entendimento das alterações realizadas. Além disso, o código no diretório trunk deve sempre estar pronto para ser compilado e colocado em produção, se necessário. Nesse sentido, uma ferramenta de Integração Contínua deve ser utilizada para a geração de builds de teste a cada commit em todas as noites ao longo da semana. Uma dessas ferramentas é conhecida por

  • A. TestControl.
  • B. DataControl.
  • C. CruiseControl.
  • D. BranchControl.

Observe a figura, que representa uma ferramenta de processo, conhecida como Ciclo de Vida de Sistema. Devido ao encadeamento de uma fase com outra, esse modelo é conhecido como “cascata”. Observe.


Um das fases prevê a execução de atividades que envolvem a identificação e a descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e suas relações e o estabelecimento de uma arquitetura geral para o sistema como um todo. Essa fase denomina-se

  • A. definição de requisitos.
  • B. projeto de sistema e software.
  • C. implementação e teste de unidade.
  • D. integração e teste de sistema.

Por suas características, Hibernate 3.5 constitui uma ferramenta com a finalidade de realizar o seguinte tipo de mapeamento

  • A. objeto/relacional para Java.
  • B. gerencial/operacional para sites interativos textuais.
  • C. entidade/relacionamento para modelagem de dados.
  • D. lógico/físico para desenvolvimento por meio da prototipação.

No mapeamento hibernate, pode-se utilizar o recurso das collections, incluindo as indexadas. São exemplos de collections indexadas

  • A. Arrays, Bags e Records.
  • B. Records, Lists e Maps.
  • C. Maps, Arrays e Bags.
  • D. Lists, Maps e Arrays.

Observe a figura, relacionada às metodologias de desenvolvimento, com particular enfoque aos requisitos e especificação de sistemas.

Uma das fases é direcionada a verificação dos requisitos em relação ao realismo, consistência e abrangência. Durante esse processo, erros no documento de requisito são inevitavelmente descobertos. Devem, então, ser feitas as modificações para corrigir os problemas. Essa fase denominase

  • A. estudo de viabilidade.
  • B. elicitação e análise de requisitos.
  • C. especificações de requisitos.
  • D. validação de requisitos.

O termo Orientado a Objetos (OO) tem por significado a organização de um software como uma coleção de objetos distintos que incorporam a estrutura de dados e comportamento. Na metodologia OO são usados três modelos para descrever um sistema de diferentes pontos de vista. Observe.

I. Descreve a estrutura estática dos objetos de um sistema e seus relacionamentos.

II. Descreve os aspectos de um objeto que mudam com o tempo.

III. Descreve como os objetos em um sistema cooperam para conseguir resultados mais amplos.

I, II e III Implementam diagramas e gráficos caracterizados, respectivamente, nos modelos de

  • A. fluxos, sequências e relacionamentos.
  • B. classes, sequências e interações.
  • C. classes, estados e interações.
  • D. fluxos, estados e relacionamentos.

A UML é uma linguagem de modelagem visual, um conjunto de notações e semântica correspondente para representar visualmente uma ou mais perspectivas de um sistema. Nesse contexto, observe a figura, que mostra os diagramas definidos na UML.

Um dos diagramas constitui um tipo especial de diagrama de estados, em que são representados os estados das tarefas executadas, em vez dos estados de um objeto. Ao contrário dos diagramas de estados que são orientados a eventos, esses diagramas são orientados a fluxos de controle. Esses diagramas denominam-se

  • A. componentes.
  • B. colaboração.
  • C. atividades.
  • D. implantação.
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