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Ciência da Computação - Engenharia de Software - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Um dos importantes modelos de ciclo de vida de software é considerado um meta-modelo, uma vez que pode ser especializado para vários outros modelos. Um desenvolvimento baseado neste modelo é iterativo, e cada ciclo inclui: uma etapa de definição de objetivos e alternativas; outra de avaliação de alternativas e identificação e resolução de riscos; uma terceira etapa de validação e verificação e, finalmente, a do planejamento da etapa seguinte. Trata-se do modelo:
Ciência da Computação - Engenharia de Software - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
O Capability Matutity Model da SEI:
é um modelo voltado para a qualidade de serviços em organizações de software.
pode ser considerado uma alternativa aos modelos ISO, em particular às normas de qualidade de produto.
inclui conceitos teóricos que não se aplicam na prática.
constitui um modelo de qualidade, estruturado em cinco níveis, que permite avaliar o grau de maturidade de uma organização de desenvolvimento de software.
está vinculado a alguns processos de software específicos.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Sobre o conceito de pacote em linguagens de modelagem como a UML, e sobre a organização de um modelo em pacotes, pode-se afirmar que:
um pacote deve possuir uma interface bem definida, com os serviços a serem oferecidos.
um pacote não deve ser utilizado para agrupar elementos de um subsistema.
critérios recomendáveis para a divisão em pacotes são: forte coesão entre os elementos internos a um pacote e baixo acoplamento entre elementos de pacotes distintos.
cada pacote em um modelo dá origem a um componente executável na implementação.
pacotes dificultam a evolução e o reúso do modelo, devido à distribuição dos elementos em unidades distintas.
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Quanto aos modos de abertura de arquivos, assinale abaixo o modo que pode ser utilizado em um arquivo já existente, quando desejamos que a escrita comece a partir do final dos dados existentes no arquivo.
Write
Append
Truncate
Seek
Create
Ciência da Computação - Sistema de Arquivos - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Arquivos são geralmente organizados em estruturas hierárquicas de diretórios. Quando desejamos acessar um arquivo através de seu caminho relativo, o ponto de partida deste endereço é o diretório:
raiz.
corrente
do usuário.
do sistema
do último arquivo utilizado.
Ciência da Computação - Sistemas Operacionais - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Em relação a sistemas operacionais, indique a afirmação correta.
O mecanismo de swapping é amplamente utilizado na gerência de memória, em sistemas operacionais monoprogramáveis.
Programas de usuário são geralmente alocados na memória ROM.
A taxa de transferência de um barramento ISA é superior à de um PCI.
A arquitetura Intel 80x86 mantém compatibilidade com a arquitetura RISC encontrada nos processadores do microcomputador 8086.
O processo de transferência de páginas da memória secundária para a memória principal é conhecido como paginação.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Boas práticas de programação orientada a objetos recomendam o seguinte:
declarar atributos como públicos, para facilitar o acesso de classes clientes.
definir a arquitetura de classes com base nas funções da aplicação (decomposição funcional).
evitar métodos privados, já que estes não podem ser chamados por classes clientes.
implementar relacionamentos entre classes, utilizando atributos chaves, como em uma modelagem relacional, ao invés de referenciar os objetos propriamente ditos.
usar herança com cautela, apenas quando o relacionamento for comportamental (é um) entre a classe que herda e a classe original.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Com relação à redefinição de métodos em uma linguagem de programação orientada a objetos, considere duas classes A e B, com B herdando (sendo uma subclasse) de A. Considere ainda que A define um método, m, com um parâmetro de entrada do tipo inteiro e sem parâmetro de retorno. Este método é redefinido em B, exatamente com a mesma assinatura e sem invocar qualquer método da superclasse. Finalmente, considere um identificador a, declarado com tipo A e inicializado com um objeto do tipo B. Neste contexto, a chamada de método a.m(2) tem o seguinte efeito:
execução do método m da classe A.
execução do método m redefinido em B.
erro de execução, pois a chamada é inválida, uma vez que é ambíguo qual método invocar.
execução do método m da classe A, seguido da execução do método m redefinido em B.
execução do método m da classe B, seguido da execução do método m redefinido em A.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Uma importante característica da orientação a objetos é o fato de um objeto de uma classe poder ser utilizado em um contexto onde um objeto de uma superclasse é esperado. Este tipo de substituição é possível graças a qual dos conceitos a seguir?
Encapsulamento
Herança múltipla
Polimorfismo de subtipos
Modularidade
Classes parametrizadas
Ciência da Computação - Dados - COVEST Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST) - 2004
Considere uma estrutura de dados, representada pela variável P, com procedimentos de inclusão, exclusão e consulta do próximo elemento (e) disponível na estrutura, obedecendo às seguintes propriedades:
1) exclui(inclui(e,P)) =
P 2) próximo(inclui(e,P)) = e
Pode-se concluir, então, que P corresponde à seguinte estrutura de dados:
Lista.
Árvore
Conjunto
Grafo
Pilha
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{CONTENT}
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