Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um gerente de projeto sabe que o modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Em um determinado projeto, ele necessita de um diagrama estático onde a estrutura descrita é sempre válida em qualquer ponto do ciclo de vida do sistema. O diagrama UML recomendado para suprir esta necessidade deste gerente é o

  • A.

    diagrama de componente.

  • B.

    diagrama de colaboração.

  • C.

    diagrama de seqüência.

  • D.

    diagrama de classe.

  • E.

    diagrama de implantação.

O ciclo de vida de sistemas tradicional é a mais antiga metodologia para construir soluções de sistemas de informação. O estágio do ciclo de vida no qual o sistema é avaliado pelos especialistas empresariais e técnicos para determinar se os objetivos da solução especificados previamente foram satisfeitos é o

  • A.

    da definição do projeto.

  • B.

    do estudo do sistema.

  • C.

    da programação.

  • D.

    da pós-implementação.

  • E.

    do projeto.

No RUP, a passagem pelas fases é chamada de ciclo de desenvolvimento, que gera um software, adicionalmente dividido em interações e finalizado com ponto de avaliação para analisar os objetivos e os resultados propostos. A interação, com nove componentes, é estruturada em workflows de processo ou fluxos de trabalho realizados pela equipe de projeto. Ao descrever a estrutura dinâmica da empresa, objetivando o entendimento comum entre os envolvidos, sobre quais processos de negócios devem ser contemplados, a equipe de projeto encontra-se no componente de

  • A.

    requisitos.

  • B.

    modelagem de negócio.

  • C.

    análise e projeto.

  • D.

    implementação.

  • E.

    teste.

A última etapa da fase Conceptual de um projeto tem como objetivo

  • A.

    controle da implementação.

  • B.

    dissolução da equipe.

  • C.

    execução da implementação.

  • D.

    a aprovação de uma proposta para a execução de um projeto.

  • E.

    revisão do planejamento.

Na UML, ao se especificar que uma característica carac definida para um objeto obj de uma classe Class é protegida, isto implica que carac será visível

  • A.

    para qualquer objeto, mesmo que este pertença a uma outra classe que faça parte de mesma aplicação.

  • B.

    para o objeto obj, mas carac não será herdada pelas subclasses de Class.

  • C.

    apenas para o objeto obj.

  • D.

    para os objetos da classe Class, mas não será visível para os objetos das subclasses de Class.

  • E.

    apenas para os objetos da classe Class e para os objetos das subclasses de Class.

Analise as seguintes afirmações relativas à programação Orientada a Objetos e UML:

I. O diagrama de estado mostra os estados admissíveis que os objetos de uma dada classe podem assumir e as transições permitidas entre pares de estados;

II. Uma associação representa uma população variada de vínculos de relacionamentos entre instâncias de classe;

III. Uma classe Class é denominada literal quando as classes que Class utiliza internamente são fornecidas apenas no momento em que um objeto da classe Class é gerado;

IV. A reusabilidade é a facilidade pela qual um único nome de operação poderá ser definido sobre mais de uma classe, e poderá denotar métodos diferentes em cada uma dessas classes.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A.

    II e IV

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    I e II

Em uma implementação Orientada a Objetos uma herança múltipla indica que

  • A.

    deverá existir mais de uma associação entre as instâncias de uma classe.

  • B.

    um objeto é derivado de mais de uma subclasse.

  • C.

    sempre existirão duas ou mais subclasses para uma única superclasse.

  • D.

    uma classe abstrata irá gerar vários objetos.

  • E.

    uma classe é derivada de mais de uma superclasse.

As estratégias que podem ser perseguidas por meio de recursos como a integração vertical, a integração horizontal, a diversificação, as fusões e as joint ventures são estratégias de

  • A.

    concentração.

  • B.

    estabilidade.

  • C.

    crescimento.

  • D.

    manutenção.

  • E.

    renovação.

O conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis baixos da hierarquia da organização caracteriza o planejamento

  • A.

    tático.

  • B.

    estratégico.

  • C.

    integral.

  • D.

    parcial.

  • E.

    executivo.

O processo de decisão dos objetivos da empresa, das mudanças nesses objetivos, dos recursos utilizados para atingi-los e das políticas que deverão governar a aquisição, utilização e disposição desses recursos caracteriza

  • A.

    o planejamento tático.

  • B.

    o planejamento estratégico.

  • C.

    o planejamento sistêmico.

  • D.

    a decisão estratégica.

  • E.

    a decisão tática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...