Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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O nível de maturidade é uma maneira de prever o futuro desempenho de uma organização dentro de cada disciplina ou conjunto de disciplinas. Um nível de maturidade é uma etapa evolucionária definida de melhoria de processos. No modelo CMMI com representação em estágios existem os seguintes níveis:

  • A.

    inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • B.

    inicial, parcialmente gerenciado, executado, gerenciado qualitativamente e otimizado.

  • C.

    inicial, parcialmente gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • D.

    parcialmente gerenciado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • E.

    inicial, incompleto, executado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

Uma camada é um agrupamento de granularidade muito grossa de classes, pacotes ou subsistemas, que tem responsabilidade coesiva sobre um tópico importante do sistema. Camadas comuns encontradas na arquitetura lógica de um sistema de informação são: Camada de Interface com o Usuário, Camada de Aplicação, Camada de Domínio, Camada de Infra-estrutura de Negócio, Camada de Serviços Técnicos e Camada de Fundação ou Serviços Básicos. Exemplos de grupamentos na Camada de Fundação ou Serviços Básicos são

  • A.

    Serviços de persistência e segurança.

  • B.

    Estruturas de dados, Arquivo, Banco de dados e Entrada/saída de rede.

  • C.

    Serviços tais como: estoque, faturamento, compras.

  • D.

    Fluxo de trabalho, transições janelas/páginas.

  • E.

    Relatório e interfaces HTML, XML, Javascript.

O MPS.BR tem como uma das metas definir e aprimorar o modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente as micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender às suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. Os componentes em que o MPS.BR está dividido são:

  • A.

    ISO/IEC 12207, CMMI-DEV, ISO/IEC 15504.

  • B.

    modelo de referência, guia geral, guia de aquisição, guia de implementação.

  • C.

    guia geral, guia de aquisição, guia de implementação, guia de avaliação.

  • D.

    modelo de referência, método de avaliação, modelo de negócio.

  • E.

    guia geral, guia de avaliação e documentos do programa.

O termo integridade se refere à precisão ou correção de dados. Em um banco de dados relacional, as restrições de integridade têm importância crucial, pois fornecem uma forma de garantir que as mudanças realizadas pelos usuários não resultem na perda de consistência dos dados. Com relação às restrições de integridade, é incorreto afirmar que uma restrição de

  • A.

    variável de relação especifica os valores válidos para uma determinada variável de relação, e é verifi cada quando essa variável de relação é atualizada.

  • B.

    tipo especifica os valores válidos para um determinado tipo, e é verificada durante invocações do seletor correspondente.

  • C.

    atributo especifica os valores válidos para um determinado atributo, e nunca deve ser violada.

  • D.

    banco de dados especifica os valores válidos para um determinado banco de dados, e é verificada no instante de COMMIT.

  • E.

    domínio especifica que o valor de um atributo não pode pertencer a mais de um domínio.

No MPS.BR são defi nidos níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização.

Assinale a opção que identifica todos os níveis de maturidade do MPS.BR.

  • A.

    A (Otimizado), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Inicial).

  • B.

    A (Otimizado), B (Parcialmente Otimizado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Parcialmente Gerenciado).

  • C.

    A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Parcialmente Gerenciado).

  • D.

    A (Em Otimização), B (Parcialmente Otimizado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado), G (Inicial).

  • E.

    A (Otimizado), B (Executado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G ( Parcialmente Gerenciado).

Considere o seguinte contexto: "Um cliente pode comprar vários livros". Em um diagrama de classes, este é um exemplo de relacionamento do tipo

  • A.

    Agregação.

  • B.

    Generalização.

  • C.

    Especialização.

  • D.

    Associação.

  • E.

    Dependência.

O propósito do processo Gerência de Projetos - GPR do MPS.BR é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidade do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios signifi cativos no desempenho do projeto. Assinale a opção que representa um dos resultados esperados do Processo de Projeto - GPR.

  • A.

    As necessidades de aquisição, as metas, os critérios de aceitação do produto e/ou serviço, os tipos e a estratégia de aquisição são definidos.

  • B.

    Objetivos de medição são estabelecidos e mantidos a partir de objetivos da organização e das necessidades de informação de processos técnicos e gerenciais.

  • C.

    As informações produzidas são usadas para apoiar decisões e para fornecer uma base objetiva para comunicação aos interessados.

  • D.

    Avaliações dos processos padrão da organização são realizadas para identifi car seus pontos fortes, pontos fracos e oportunidade de melhoria.

  • E.

    A viabilidade de atingir as metas do projeto, considerando as restrições e os recursos disponíveis, é avaliada. Se necessário, ajustes são realizados.

Para resolver um determinado problema, um programador tem em mente como deve ser o programa principal que, por sua vez, controlará todas as outras tarefas distribuídas em sub-rotinas, para as quais deverá desenvolver os respectivos algoritmos. Este cenário exemplifica o conceito de programação

  • A.

    estruturada.

  • B.

    orientada a objetos.

  • C.

    funcional.

  • D.

    numérica.

  • E.

    orientada a aspectos.

Em relação ao nível lógico de abstração de dados nos sistemas de bancos de dados, é correto afirmar que

  • A.

    descreve estruturas de dados complexas de baixo nível.

  • B.

    descreve quais dados estão armazenados no banco de dados e as relações existentes entre eles.

  • C.

    simplifica a interação entre o sistema e os usuários.

  • D.

    disponibiliza um conjunto de programas de aplicação que ocultam detalhes dos tipos de dados.

  • E.

    descreve um registro como um bloco de armazenamento, composto por palavras ou bytes.

Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias, que refletem como eles serão interpretados: Exigidos – metas específicas e metas genéricas; Esperados – práticas específicas e práticas genéricas; e Informativos – sub-práticas, produtos de trabalho típicos, definições ampliadas de disciplinas, elaborações de práticas genéricas, títulos e metas práticas, notas de metas e práticas de referências.

Em relação aos componentes do Modelo CMMI, é correto afirmar que

  • A.

    as práticas específicas são utilizadas nas avaliações para auxiliar na determinação de que a área de processo está sendo satisfeita.

  • B.

    as áreas de processo tratam de características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer o modelo.

  • C.

    as metas específicas podem ser componentes opcionais no modelo.

  • D.

    as definições ampliadas de disciplinas são descrições detalhadas que fornecem um direcionamento para a interpretação de práticas específicas.

  • E.

    todas as áreas de processo do CMMI são as mesmas tanto na representação contínua quanto na representação em estágios.

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