Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A linguagem SQL foi especialmente projetada para permitir a criação de bancos de dados e a adição, manutenção e recuperação de dados nesses bancos. A SQL foi desenvolvida originalmente para trabalhar com dados de banco de dados que seguem o modelo relacional, consistindo em um número limitado de comandos relacionados especificamente à manipulação de dados. Entre as particularidades da SQL é correto afirmar que
não existem palavras reservadas para essa linguagem.
a inexistência de dados do tipo booleanos faz com que esses sejam tratados pela SQL como strings ou chars.
ela não é case-sensitive, isto é, pode-se escrever os comandos com letras minúsculas, maiúsculas ou mesmo misturando ambas. Os nomes das tabelas e das colunas também não são casesensitive.
para se criar uma tabela com o nome nova_ tabela, com 5 colunas, deve-se utilizar o comando CREATE a WHERE TABLE = a.nova_tabela AND VALUE = 5.
o comando SELECT 1.nova_tabela FROM nova_ tabela retorna todos os elementos da primeira coluna da tabela nova_tabela.
Na linguagem SQL a instrução SELECT, quando utilizada corretamente, retorna um resultado na forma de uma tabela virtual. Uma VIEW é um tipo especial de tabela virtual. Ao se utilizar o comando
CREATE VIEW generica (tipo, categoria, preco)
AS SELECT produto.tipo, fornecedor.categoria, produto.preco
FROM produto, fornecedor
WHERE produto.tipo = fornecedor.categoria
para a criação de uma VIEW é correto afirmar que
um comando SELECT só poderá fazer referência a essa VIEW se ele também fizer referência às tabelas produto e fornecedor.
o comando INSERT INTO generica (tipo, categoria, preco) VALUES ( 'A', 'Especial', '2500' ) irá acrescentar uma nova linha nesta VIEW.
o comando UPDATE generica SET preco = preco + 15 irá alterar todos os valores da coluna preco dessa VIEW.
a VIEW resultante irá conter três colunas com os nomes tipo, categoria e preço, respectivamente.
após a criação dessa VIEW as tabelas produto e fornecedor podem ser apagadas e a tabela virtual generica manterá os dados que a preencheram no momento de sua criação.
Ao acessar um banco de dados pode ocorrer um erro durante a execução de uma operação SQL. Nesse caso o aplicativo deverá executar uma ação específica, podendo ser, inclusive, o encerramento adequado desse aplicativo. Uma das formas de obter- se esse tipo de controle para a condição erro_ condicao e tomar a atitude erro_acao é a utilização da cláusula
SELECT ERROR erro_condicao erro_acao.
SELECT * WHERE ERROR=erro_condicao FROM erro_acao.
TRUNCATE TABLE nome_da_tabela FROM erro_ acao WHERE ERROR=erro_condicao.
TRUNCATE TABLE nome_da_tabela SQLSTATE erro_acao WHERE ERROR=erro_condicao.
WHENEVER erro_condicao erro_acao.
Analise as seguintes afirmações relativas à linguagem SQL:
I. A função COUNT informa quantas linhas existem na tabela ou quantas linhas da tabela atendem a condições específicas.
II. A função AVG calcula e retorna a média de valores da linha especificada. Só é possível utilizar essa função em linhas cujos campos sejam todos numéricos.
III. A instrução SUBSTRING ('Esta foi fácil' FROM 10 FOR 5) retorna a string 'fácil'.
IV. A instrução SELECT MAX * FROM nova_tabela retorna todos os campos da última linha inserida na tabela nova_tabela.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Analise as seguintes afirmações relativas ao acesso a dados utilizando JDBC.
I. Os tipos de dados existentes na linguagem SQL sempre têm equivalentes na linguagem Java. Um exemplo típico dessa equivalência é o tipo TIMESTAMP em SQL que, em Java, equivale ao tipo java.sql.Time.
II. A interface JDBC não impõe restrições aos enunciados SQL. Se o enunciado não for suportado pelo banco de dados, retorna um erro.
III. Existe um tipo de driver JDBC denominado tipo 1 que converte chamadas JDBC em chamadas ODBC. Para isso, é necessário que se instale e configure o driver ODBC para o banco de dados que se deseja acessar.
IV. No JDBC uma transação é inicializada pela utilização do método commit().
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
O SELECT é um comando SQL típico para seleção de linhas e obedece à estrutura:
SELECT tabelas onde constam os campos indicados em From FROM campos a serem selecionados WHERE expressão lógica que indica quais as colunas que se pretende selecionar.
SELECT campos a selecionar SET tabelas onde constam os campos indicados em Select VALUES expressões ou valores que indicam quais as linhas que se pretende selecionar ORDER BY campo pelo qual será feita a ordenação.
SELECT campos a selecionar FROM tabelas onde constam os campos indicados em Select WHERE expressão lógica que indica quais as linhas que se pretende selecionar ORDER BY campo pelo qual será feita a ordenação.
SELECT tabelas onde constam os campos indicados em From SET campos a serem selecionados VALUES expressões ou valores que indicam quais as colunas que se pretende selecionar.
SELECT VALUES campos a selecionar ORDER BY campo pelo qual será feita a ordenação WHERE tabelas onde constam os campos indicados em Select Values.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Uma CPU, em relação ao número de instruções de processamento que pode reconhecer, pode ser classificada em CISC ou RISC. Com relação a essa classificação é correto afirmar que
um processador RISC reconhece um número limitado de instruções que são otimizadas para que sejam executadas com mais rapidez.
um processador RISC pode executar, de modo direto, a maioria das operações programadas pelos modernos softwares, inclusive em nível de linguagem Assembly.
programas direcionados para máquinas CISC são naturalmente mais extensos e complexos.
tanto os processadores RISC como os CISC reconhecem um número limitado de instruções, sendo que o CISC apresenta um desempenho algumas vezes superior aos RISC.
as arquiteturas RISC e CISC são idênticas, sendo a principal diferença entre elas o tamanho da memória cache que cada uma apresenta em sua configuração padrão.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Quando se utiliza um sistema numérico de base superior a 10 é possível maiores grandezas com a mesma quantidade de caracteres. Um bom exemplo é o sistema hexadecimal, ou base 16. Considerando o sistema de numeração base 16 e as operações aritméticas básicas é correto afirmar que
0101 + 0909 = 1010.
0101 * 0019 = 1919.
0808 + 0707 = F0F0.
0EEE * 000A = AEEE.
0EEE + 000A = EEEA.
Ciência da Computação - Arquitetura de Computadores - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Analise as seguintes afirmações relativas às características dos principais processadores do mercado.
I. Atualmente, para um aproveitamento máximo da Tecnologia Hyper-Threading, deve-se utilizar um computador com um processador Intel® Pentium ® 4 com a Tecnologia Hyper-Threading, um chipset e uma BIOS que utilizem esta tecnologia, além de um sistema operacional que inclui otimizações para esta tecnologia.
II. A Tecnologia Hyper-Threading surgiu com os processadores Intel® Pentium® 200 MMX, que apresentavam uma grande evolução no desempenho para aplicativos multimídia.
III. Com a arquitetura AMD64, o processador AMD Athlon 64 é compatível com os softwares já compatíveis com a família AMD. Neste novo processador, tanto os aplicativos de 32 quanto os de 64 bits podem ser executados de forma simultânea e transparente na mesma plataforma.
IV. Baseado na tecnologia AMD64, os processadores AMD Athlon%u2122 64 têm como principal característica o fim da utilização da memória cache, mantendo o desempenho para a computação em 32 bits e, simultaneamente, apresentando um aumento no desempenho para a computação em 64 bits.
Indique a opção em que todas as afirmações sejam verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Quando cada item de uma estrutura de dados possui um apontador para o item seguinte e outro para o item anterior, e ainda o último item aponta para o primeiro, trata-se de uma lista
simétrica.
assimétrica
encadeada.
circular.
linear.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...