Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Há diversas técnicas para o armazenamento de relações em um banco de dados distribuído, entre elas está a fragmentação. Considere o resultado da fragmentação da tabela processo em duas relações:

Considerando a fragmentação realizada, é correto afirmar:

  • A. A fragmentação realizada resultou em apenas 2 fragmentos vara1 e vara2 porque havia apenas 2 varas diferentes na relação original, portanto, esta é a única fragmentação possível.
  • B. Na fragmentação realizada, os fragmentos são excludentes. Porém, mudando o predicado para a seleção usada na construção dos fragmentos, pode haver uma determinada tupla replicada em mais de uma relação.
  • C. Cada tupla da relação original não precisa estar representada nos fragmentos resultantes, pois a tabela original continua armazenada no banco de dados.
  • D. A relação original processo pode ser reconstruída usando o comando SQL UNIONTABLE, que uniria os fragmentos vara1 e vara2.
  • E. A relação processo foi submetida a uma fragmentação vertical.

Mineração de dados é a investigação de relações e padrões globais que existem em grandes bancos de dados, mas que estão ocultos no grande volume de dados. Com base nas funções que executam, há diferentes técnicas para a mineração de dados, dentre as quais estão:

I. identificar afinidades existentes entre um conjunto de itens em um dado grupo de registros. Por exemplo: 75% dos envolvidos em processos judiciais ligados a ataques maliciosos a servidores de dados também estão envolvidos em processos ligados a roubo de dados sigilosos.

II. identificar sequências que ocorrem em determinados registros. Por exemplo: 32% de pessoas do sexo feminino após ajuizarem uma causa contra o INSS solicitando nova perícia médica ajuízam uma causa contra o INSS solicitando ressarcimento monetário.

III. as categorias são definidas antes da análise dos dados. Pode ser utilizada para identificar os atributos de um determinado grupo que fazem a discriminação entre 3 tipos diferentes, por exemplo, os tipos de processos judiciais podem ser categorizados como infrequentes, ocasionais e frequentes.

Os tipos de técnicas referenciados em I, II e III, respectivamente, são:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considere o Diagrama Entidade-Relacionamento:

De acordo com o DER acima, a tabela corretamente criada em SQL é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

  • A. distribuído; capacidade de vazão (throughput); confiabilidade; segurança
  • B. paralelo; capacidade de processamento; confiabilidade; confidencialidade
  • C. em nuvem (cloud computing); fluxo de dados (full-duplex); largura de banda; acessibilidade
  • D. em nuvem (cloud computing); velocidade de processamento (em GHz); segurança; confiabilidade
  • E. distribuído; volume de tráfego (half-duplex); largura de banda; segurança

A tecnologia de Data Warehouse oferece suporte às ferramentas OLAP, que apresentam visões multidimensionais de dados permitindo a análise das operações de negócio para facilitar a tomada de decisões. Estas ferramentas suportam algumas operações de maneira a dar aos analistas o poder de observar os dados de várias maneiras em níveis diferentes. Considere duas destas operações mostradas nas figuras abaixo.

As operações mostradas na Figura 1 e na Figura 2, respectivamente, são

  • A. drill-down e ROLAP.
  • B. rotação e drill-down.
  • C. ROLAP e drill-through.
  • D. rotação e roll-up.
  • E. roll-up e rotação.

Um sistema de comunicação de dados é formado por 5 componentes:

Os componentes numerados II, III, IV e V são:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A tabela abaixo traz uma relação de comandos de 3 sistemas operacionais denominados I, II e III.

Os sistemas operacionais I, II e III, são, respectivamente:

  • A. Linux, Unix e AIX.
  • B. Android, iOS e Windows Phone.
  • C. Linux, Windows e Unix.
  • D. AIX, Linux e Unix.
  • E. AIX, Windows e Linux.

Para o PMBOK, os projetos exigem um gerenciamento de projetos enquanto que as operações exigem gerenciamento de processos de negócios ou gerenciamento de operações. Os projetos podem cruzar com as operações em vários pontos durante o ciclo de vida do produto, tais como:

I. Na fase de encerramento de cada um;

II. No desenvolvimento ou atualização de um novo produto, ou ampliação de saídas;

III. Na melhoria de operações ou do processo de desenvolvimento do produto ou

  • A. na melhoria da gestão de recursos de projetos críticos da empresa, entre eles a gestão de incidentes e Service Desk.
  • B. nos fatores ambientais da empresa.
  • C. até a venda de ativos das operações no final do ciclo de vida do produto.
  • D. na geração de padrões de SLA que serão utilizados para o ciclo inicial de desenvolvimento do projeto.
  • E. na melhoria do processo de tratamento de incidentes e serviços da empresa.

Para a área de TI entregar de maneira bem-sucedida os serviços que suportam as estratégias de negócios, deve existir uma clara definição das responsabilidades e direcionamento dos requisitos pela área de negócios (o cliente) e um claro entendimento acerca do que e como precisa ser entregue pela TI (o fornecedor). A estratégia da instituição deve ser traduzida pela área de negócios em objetivos relacionados às iniciativas de TI (objetivos de negócios para TI). Esses objetivos devem levar a uma clara definição dos objetivos próprios da área de TI (os objetivos de TI), o que por sua vez irá definir os recursos e capacidades de TI (a arquitetura de TI para a organização) necessários para executar de maneira exitosa a parte que cabe à TI na estratégia da instituição.

Segundo o CobiT, são partes integrantes dos Objetivos de Negócios de TI e da Arquitetura Corporativa de TI, respectivamente:

  • A. Aplicativos e Requisitos de Negócio.
  • B. Requisitos de Governança e Infraestrutura e Pessoas.
  • C. Processo de TI e Informação.
  • D. Infraestrutura e Pessoas e Informação.
  • E. Serviços de Informação e Critérios de Informação.

Começando com os processos CobiT, o proprietário do processo poderá gradativamente ampliar as comparações com os objetivos de controle. Isso atende a três necessidades:

1ª. Uma medida relativa de onde a empresa está.

2ª. Uma maneira de eficientemente decidir para onde ir.

A 3ª necessidade é

  • A. Uma ferramenta para avaliação do progresso em relação às metas.
  • B. Uma ferramenta para gerenciar os incidentes.
  • C. Um modelo de maturidade para o gerenciamento e controle do processo.
  • D. A revisão das saídas, reconciliação e o manuseio de erros.
  • E. Um modelo de autenticação e integridade dos processos.
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