Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Quando da modelagem de dados de um banco de dados relacional, podem ser utilizados atributos compostos, sobre os quais é correto afirmar que

  • A.

    podem ser decompostos em outros atributos simples ou ainda compostos.

  • B.

    são sempre formados por um atributo do tipo numérico e um do tipo literal.

  • C.

    não podem conter atributos do tipo booleano em sua formação.

  • D.

    não admitem valores nulos em sua composição.

  • E.

    fazem parte, obrigatoriamente, da chave primária do conjunto de entidades ao qual são vinculados.

  • A.

    a declaração do vetor contida na linha 4 está incorreta.

  • B.

    apesar dos valores armazenados no vetor serem classificados em ordem crescente, eles serão exibidos em ordem decrescente.

  • C.

    há um erro nas linhas 13 e 14, pois o operador != não existe na linguagem Java.

  • D.

    a instrução contida na linha 8 está incorreta, pois o método showInputDialog da classe JOptionPane requer o parâmetro null precedendo o texto.

  • E.

    ocorrerá um erro em tempo de execução na linha 9, pois o índice de um vetor na linguagem Java começa na posição 1 e não na posição 0.

A Central de Serviços é uma das funções da ITIL v3. O TRT da Bahia, ao implantar esta função, deve

  • A. orientar o usuário para que ele saiba que, ao abrir um registro de incidente e no dia seguinte quiser informações sobre o andamento do incidente, não é a Central de Serviço que deve fornecer tal informação, mas sim, a equipe de gerenciamento de incidentes.
  • B. orientar as equipes de Gerenciamento de Incidentes para que, em qualquer situação, só possam agir após a Central de Serviços escalar um atendimento, sem exceção, pois a Central de Serviços é o ponto único de contato para a abertura de Registro de Incidentes.
  • C. encaminhar todas as solicitações de serviço e incidentes para a Central de Serviços, porém, pode haver mais de uma forma de contato com a Central de Serviços como, por exemplo, telefone, e-mail, chat, contato pessoal etc.
  • D. optar pela Central de Serviços do tipo siga o sol (follow the sun), pois se localiza próxima aos usuários e realiza atendimento personalizado, funcionando 8 horas por dia de acordo com o fuso horário local.
  • E. passar a gerenciar, pela Central de Serviços, apenas a comunicação com os usuários, pois o gerenciamento de incidentes, problemas e requisições de serviço não são realizados pelos seus processos.

  • A.

    innerField − innerHTML

  • B.

    text − innerHTML

  • C.

    value − setElement

  • D.

    value − innerHTML

  • E.

    value − text

  • A.

    I-3; II-1; III-2; IV-4.

  • B.

    I-2; II-3; III-4; IV-1.

  • C.

    I-4; II-2; III-1; IV-3.

  • D.

    I-2; II-4; III-3; IV-1.

  • E.

    I-4; II-1; III-3; IV-2.

Considere as perguntas a seguir:

1. Quem requisitou a mudança?

2. Qual é a razão para a mudança?

3. Qual é o retorno requerido para a mudança?

4. Quais são os riscos envolvidos na mudança?

5. Que recursos são requeridos para entregar a mudança?

6. Quem será beneficiado pela mudança?

7. Quem é o responsável por construir, testar e implementar a mudança?

8. Qual é o relacionamento entre esta e outras mudanças?

Para a realização de uma análise de impacto precisa da mudança, as questões que devem ser respondidas para todas as mudanças são APENAS as questões 1, 2,

  • A. 4 e 7.
  • B. 3, 4, 5, 7 e 8.
  • C. 3, 4, 5, 6 e 7.
  • D. 4, 5, 6 e 7.
  • E. 4, 5, 7 e 8.

Em um sistema orientado a objetos desenvolvido na plataforma Java, a interface

  • A.

    precisa ter, obrigatoriamente, a palavra abstract em sua declaração.

  • B.

    pode conter métodos estáticos.

  • C.

    pode conter apenas métodos públicos e sem corpo.

  • D.

    pode ser instanciada.

  • E.

    pode conter construtor.

Considere as atividades a seguir:

1. Identificar incidente.

2. Registrar incidente.

3. Categorizar incidente.

4. Priorizar incidente.

5. Diagnosticar inicialmente.

6. Investigar e diagnosticar.

7. Documentar.

8. Alocar recursos.

9. Resolver e recuperar.

10. Otimizar solução.

11. Fechar incidente.

Fazem parte do grupo de atividades do Gerenciamento de Incidentes APENAS as atividades 1, 2, 3, 4, 5,

  • A. 7, 8, 9 e 11.
  • B. 6, 7, 8, 9 e 11.
  • C. 9, 10 e 11.
  • D. 6, 9 e 11.
  • E. 6, 8, 9, 10 e 11.

  • A.

    classe abstrata

  • B.

    interface

  • C.

    herança

  • D.

    herança múltipla

  • E.

    classe pai

O modelo OSI (Open Systems Interconnection) é um padrão ISO que cobre todos os aspectos das comunicações de dados em redes. É formado por 7 camadas distintas, porém, relacionadas entre si, cada uma das quais definindo uma parte do processo de transferência de informações através de uma rede. Na camada física

  • A.

    os dados são formados por um fluxo de bytes que são interpretados pelos mecanismos de rede. Para serem transmitidos, esses bytes devem ser codificados em sinais elétricos ou ópticos. A camada física não define o tipo de codificação, ou seja, como os bytes são convertidos em sinais.

  • B.

    são definidas as características da interface entre os dispositivos e o meio de transmissão, porém, não é definido o tipo de meio de transmissão.

  • C.

    não é definida a taxa de dados (número de bits enviados a cada segundo). A taxa de dados é definida no meio de transmissão, antes dos dados chegarem à camada física.

  • D.

    é definido o sentido da transmissão entre os dispositivos: simplex, half-duplex ou full-duplex.

  • E.

    o fluxo de bits recebidos da camada de rede é dividido em unidades de dados gerenciáveis denominados frames.

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