Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A revista, em relação aos outros meios de comunicação impressos, como o jornal, apresenta uma série de características próprias, tais como:

I. A maioria delas é mais fácil de transportar e não suja as mãos como o jornal.

II. A qualidade de impressão e do papel valoriza a parte iconográfica da publicação.

III. Aquelas de periodicidade semanal limitam-se a resumir as notícias da semana.

IV. Devido ao tratamento dado às notícias sua durabilidade é maior que a do jornal.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    I, II e IV.

As pilhas e as filas são estruturas de dados essenciais para os sistemas computacionais. É correto afirmar que

  • A.

    a fila é conhecida como lista LIFO − Last In First Out.

  • B.

    a política de atendimento aos processos por um único processador, implementada por fila circular, seria adequada para controlar a fila de arquivos a serem impressos em uma impressora.

  • C.

    a pilha é conhecida como lista FIFO − First In First Out.

  • D.

    uma política de acesso dos processos ao processador por tempo compartilhado é implementada por uma pilha.

  • E.

    a pilha pode ser utilizada para armazenar informações sobre as sub-rotinas (funções) ativas em um programa de computador em execução.

É INCORRETO afirmar que no ITIL 3

  • A.

    o gerenciamento de eventos e gerenciamento de incidentes são tópicos incluídos em transição do serviço.

  • B.

    são oferecidos e enfatizados conceitos como integração da TI ao negócio, foco no conceito de Ciclo de Vida de Serviço e mensuração do valor do negócio.

  • C.

    o ciclo de vida do serviço inclui o estágio Transição de Serviço, cujo objetivo é deixar o serviço, após recebê-lo do estágio de Desenho do Serviço, em plena operação no ambiente de produção.

  • D.

    o livro Estratégia do Serviço fornece o direcionamento de como desenhar, desenvolver e implementar o Gerenciamento de Serviço não apenas pela sua capacidade organizacional, mas como um Ativo Estratégico.

  • E.

    estratégia do Serviço é o estágio do ciclo de vida de serviço que define os quatro Ps da estratégia (Perspectiva, Posição, Plano e Padrão).

São práticas eficientes para revisão de código, EXCETO:

  • A.

    Revisar código por, no máximo, 90 minutos por vez.

  • B.

    Revisar até 500 linhas de código por hora.

  • C.

    Adotar revisões de código com auxílio de ferramentas.

  • D.

    Revisar até 1000 linhas de código por vez.

  • E.

    Decidir antecipadamente os objetivos do processo de revisão de código e como medir sua efetividade.

Um plano de tratamento de riscos que identifique a ação de gestão apropriada, recursos, responsabilidades e prioridades para a gestão dos riscos de segurança deve ser formulado, no Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), nas fases

  • A.

    Manter e melhorar o SGSI.

  • B.

    Planejar e implantar o SGSI.

  • C.

    Monitorar e analisar criticamente o SGSI.

  • D.

    Estabelecer e gerenciar o SGSI.

  • E.

    Implementar e operar o SGSI.

Considere a estrutura de dados Árvore Binária de Busca (ABB). Se inserirmos numa ABB os nós:

60, 10, 20, 80, 15, 75, 12 e 77,

nessa ordem, a altura da árvore e o nível do nó 15, respectivamente, serão

Dado: A raiz fica no nível 1 da árvore

  • A.

    5 e 5

  • B.

    5 e 4

  • C.

    6 e 4

  • D.

    6 e 3

  • E.

    7 e 4

O principal objetivo do ITIL é

  • A.

    identificar o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática.

  • B.

    prover diretrizes, processos e práticas de apoio para subsidiar a Diretoria e a gestão executiva no entendimento e no desempenho dos seus respectivos papéis, em relação aos investimentos de TI.

  • C.

    auxiliar a gerência para assegurar que as organizações obtenham o máximo do retorno dos investimentos em TI para suporte ao negócio, a um custo razoável e com um nível de risco conhecido e aceitável.

  • D.

    fornecer diretrizes baseadas em melhores práticas para a melhoria dos processos e habilidades organizacionais, cobrindo o ciclo de vida de produtos completos, nas fases de concepção, desenvolvimento, aquisição, entrega e manutenção.

  • E.

    prover um conjunto de práticas de gerenciamento de serviços de TI testadas e comprovadas no mercado, que podem servir como balizadoras, tanto para organizações que já possuem operações de TI em andamento e pretendem empreender melhorias, quanto para a criação de novas operações.

A função LAST_INSERT_ID, em MYSQL

  • A.

    retorna com o identificador do último octeto, dado um endereço de rede no formato IPv4,

  • B.

    utiliza o identificador da coluna informada para gerar um novo número de identificação.

  • C.

    retorna o número de identificação dos arquivos de índice da base de dados.

  • D.

    retorna o identificador universal exclusivo para a tabela informada.

  • E.

    retorna o último valor para uma coluna que tenha a propriedade de auto incremento.

Em relação a códigos de detecção de erro de memória, a distância de Hamming entre as palavras de código 10001001 e 10110001 é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

Segundo a Norma 27002, o objetivo de garantir a operação segura e correta dos recursos de processamento da informação é atendido, dentre outros, pelo controle

  • A.

    Remoção de propriedade.

  • B.

    Manutenção dos equipamentos.

  • C.

    Entrega de serviços.

  • D.

    Segregação de funções.

  • E.

    Gestão de capacidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...