Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Usar compartilhamento para suportar eficientemente grandes quantidades de objeto de granularidade fina é intenção do padrão de projeto

  • A. Command.
  • B. Composite.
  • C. Prototype.
  • D. Interpreter.
  • E. Flyweight.

No Oracle 11g há uma instrução que permite atualizar, inserir ou remover linhas condicionalmente em uma tabela, evitando o uso de várias instruções DML. Esta instrução é especialmente útil nas aplicações em ambientes de Data Warehouse, nas quais é preciso trabalhar com dados provenientes de várias origens. Trata-se da instrução

  • A. SWITCH.
  • B. TRUNCATE
  • C. MERGE.
  • D. IFCOMMAND.
  • E. EXEC.

Em muitas situações uma "aplicação cliente" precisa criar objetos cuja construção efetiva só é definida em tempo de execução. A "aplicação cliente" não deve se preocupar com a criação dos objetos. Trata-se da motivação do padrão de projeto

  • A. Abstract Factory.
  • B. Builder.
  • C. Factory Method.
  • D. Singleton.
  • E. Proxy.

Um Analista precisa construir uma aplicação que possui uma função da qual se conhece somente o algoritmo de execução, sendo que o trabalho de codificação para realização da operação desta função tem que ser postergado. Ele optou pelo uso do padrão de projeto comportamental

  • A. Template Method, que permite implementar as partes invariantes de um algoritmo e deixar para subclasses a implementação da parte variante.
  • B. Adapter, que cria classes reutilizáveis que cooperam com classes não relacionadas ou não previstas.
  • C. Singleton, que possibilita o uso de uma instância estendida sem alterar o seu código.
  • D. Abstract Factory, que permite criar uma biblioteca de classes de produtos e revelar somente suas interfaces, não suas implementações.
  • E. Factory Method, que define uma interface para criar objetos, mas deixa que as subclasses decidam que classe instanciar.

Se não há conflitos entre nenhum dos subconjuntos de requisitos presentes, tais como conflitos com o mundo real (formatos de relatórios ou cores de sinalização); conflito lógico ou temporal entre ações (quando, por exemplo, um requisito diz que a ação A deve ser realizada antes da ação B, e outro diz o contrário); e uso de termos diferentes para designar o mesmo objeto do mundo real (como, por exemplo, “lembrete” versus “aviso”), então na Especificação de Requisitos está presente a qualidade

  • A. Consistência.
  • B. Correção.
  • C. Previsão.
  • D. Verificabilidade.
  • E. Rastreabilidade.

Um aspecto comum entre o desenvolvimento baseado no UP e no Scrum é que ambos

  • A. possuem a fase de concepção na qual apenas requisitos de maior risco e valor arquitetural são levantados em detalhes.
  • B. aceitam a mudança e a adaptação como fatores inevitáveis e essenciais ao desenvolvimento, ao invés de com baterem- nas.
  • C. são fundamentados nos três pilares que apoiam a implementação de controle de processo empírico: transparência, inspeção e simplicidade.
  • D. são baseados no modelo ágil, no qual cada etapa do ciclo de vida é realizada integralmente e de uma só vez.
  • E. permitem que todos possam falar com a Equipe de Desenvolvimento sobre diferentes configurações de prioridade e a Equipe pode agir sobre o que outras pessoas disserem.

Um Técnico do Tribunal, que utiliza JUnit, sabe que dentre os métodos da classe TestCase aquele que é chamado depois de cada método de teste, usado para desfazer o que setUp() fez como, por exemplo, fechar uma conexão de banco de dados, é o

  • A. run()
  • B. setOff()
  • C. tearDown()
  • D. runTest()
  • E. command()

Considere a figura abaixo.

É correto afirmar que

  • A. estão sendo representados os 3 processos básicos da metodologia FDD.
  • B. os testes estão sendo realizados com o JUnit e o Netbeans.
  • C. são etapas do FDD, que tem em comum com o XP o fato de que o desenvolvedor é o único responsável pelo código que ele desenvolve.
  • D. refatorar é uma prática comum em XP e também utilizada no TDD.
  • E. estas etapas são utilizadas quando se deseja assegurar que um código sempre lance uma exceção.

Um Técnico do Tribunal verifica que, no contexto das sete fases do ciclo de vida da implementação do COBIT 5, a formação da equipe de implementação é classificada como

  • A. operação contínua.
  • B. ciclo de vida de melhoria contínua.
  • C. monitoramento e controle.
  • D. gestão do programa.
  • E. capacitação da mudança.

No gerenciamento de requisitos é importante relacionar os requisitos identificados, mostrando quais são as fontes de cada requisito, como os requisitos se relacionam uns com os outros e com as interfaces internas e externas do sistema, quais os subsistemas que eles governam, dentre outros aspectos. Para isso utilizam-se

  • A. protótipos de Caso de Uso da UML.
  • B. matrizes RACI.
  • C. tabelas de rastreamento.
  • D. diagramas de Atividades da UML.
  • E. matrizes de checklist.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...