Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Com relação à arquitetura MVC, considere:

I. O MODEL representa os dados da empresa e as regras de negócio que governam o acesso e atualização destes dados.

II. O VIEW acessa os dados da empresa através do MODEL e especifica como esses dados devem ser apresentados. É de responsabilidade do VIEW manter a consistência em sua apresentação, quando o MODEL é alterado.

III. O CONTROLLER traduz as interações do VIEW em ações a serem executadas pelo MODEL. Com base na interação do usuário e no resultado das ações do MODEL, o CONTROLLER responde selecionando uma VIEW adequada.

IV. Permite uma única VIEW para compartilhar o mesmo modelo de dados corporativos em um fluxo de comunicação sequencial.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I e II, apenas.

Segundo o ITIL, quando uma resolução potencial for identificada, deve ser aplicada e testada. As ações específicas a serem realizadas e as pessoas que estarão envolvidas em tomar as ações de recuperação podem variar. Dentre tais ações, encontra-se a ação:

  • A.

    identificar quaisquer eventos que possam ter provocado o incidente (por exemplo, uma recente mudança, alguma ação do usuário).

  • B.

    estabelecer exatamente o que deu errado ou está sendo procurado pelo usuário.

  • C.

    confirmar o impacto do incidente, incluindo o número e alcance de usuários afetados.

  • D.

    requisitar a um fornecedor terceiro ou mantenedor a solução da falha.

  • E.

    procurar ocorrências anteriores, pesquisando relatórios de incidentes anteriores, bancos de dados de erros ou listas de erros de fabricantes e fornecedores.

Dos diferentes modelos para o ciclo de vida de desenvolvimento de um software é correto afirmar que

  • A.

    o modelo em espiral é o mais simples e o mais antigo.

  • B.

    o modelo em cascata é o menos flexível e mais simples.

  • C.

    a fase de especificação de requisitos pode estar ausente do modelo.

  • D.

    a fase de implementação é sempre a última do modelo.

  • E.

    o modelo em cascata é o mais recente e complexo.

  • A.

    período de prestação; do serviço; empresarial

  • B.

    incidente; ocorrido; da empresa

  • C.

    tipo de serviço; modelo de negócios; da empresa

  • D.

    número de recursos; alocados; operacional

  • E.

    nível de prioridade; do incidente; de acordos de nível de serviço

Métricas de software são formas de quantificar o esforço necessário para a construção de um sistema de software. Sobre métricas de software é correto afirmar que

  • A.

    um indicador é parte de uma métrica.

  • B.

    custo, funcionalidade e número de erros são métricas indiretas.

  • C.

    a métrica de pontos de função só pode ser calculada com o código terminado.

  • D.

    linhas de código, esforço e memória são métricas diretas.

  • E.

    métricas de produtividade indicam o quanto o software atende aos requisitos.

É absolutamente essencial que os membros de um grupo da empresa se comuniquem de maneira eficaz com outros membros do grupo ou mesmo membros de outros projetos. Um fator positivo para a eficiência e eficácia dessas comunicações

  • A.

    é a utilização de um método unificado de comunicação.

  • B.

    é o tamanho do grupo, principalmente os que incluam gerentes e engenheiros experientes.

  • C.

    são os grupos estruturados formalmente e divididos em níveis hierárquicos.

  • D.

    são os grupos formados por pessoas de personalidades semelhantes.

  • E.

    é a comunicação bidirecional entre membros do grupo.

Muitos incidentes não são novos e envolvem lidar com algo que ocorreu anteriormente e tem grande chance de acontecer novamente. Por esta razão, muitas organizações utilizam estes incidentes para pré-definir padrões e criar modelos de incidentes. No ITIL, o grupo de modelos de incidentes pertence ao grupo:

  • A.

    registro do incidente.

  • B.

    processo de atividades, métodos e técnicas.

  • C.

    identificação do incidente.

  • D.

    políticas/princípios/conceitos básicos.

  • E.

    categorização do incidente.

No que se refere a testes de software, é correto afirmar que

  • A.

    o teste de operação é a fase onde é testada a ergonomia da interface de uso do software.

  • B.

    o teste da caixa preta (teste funcional), baseia-se em analisar os arquivos de log do sistema procurando por mensagens de funcionamento inconsistente.

  • C.

    um teste bem sucedido é um teste que não encontra nenhum erro no software.

  • D.

    o teste da caixa branca (teste estrutural), baseia-se em testar as estruturas do código fonte, como comandos condicionais e de repetição.

  • E.

    um caso de teste é uma categoria de possíveis resultados na execução de testes.

A eficácia de um grupo depende, em certa medida, da natureza do projeto e da organização que realiza o trabalho. No entanto, apesar de questões de projeto e organizacionais, existem três fatores genéricos que afetam o trabalho de equipe, sendo elas: as pessoas presentes no grupo, a organização deste grupo e

  • A.

    a diferença entre os requisitos funcionais e não funcionais.

  • B.

    a tecnologia utilizada na empresa.

  • C.

    a correta identificação dos riscos tecnológicos.

  • D.

    as comunicações técnicas e gerenciais.

  • E.

    o desempenho das ferramentas CASE.

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