Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à arquitetura MVC, considere:
I. O MODEL representa os dados da empresa e as regras de negócio que governam o acesso e atualização destes dados.
II. O VIEW acessa os dados da empresa através do MODEL e especifica como esses dados devem ser apresentados. É de responsabilidade do VIEW manter a consistência em sua apresentação, quando o MODEL é alterado.
III. O CONTROLLER traduz as interações do VIEW em ações a serem executadas pelo MODEL. Com base na interação do usuário e no resultado das ações do MODEL, o CONTROLLER responde selecionando uma VIEW adequada.
IV. Permite uma única VIEW para compartilhar o mesmo modelo de dados corporativos em um fluxo de comunicação sequencial.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Segundo o ITIL, quando uma resolução potencial for identificada, deve ser aplicada e testada. As ações específicas a serem realizadas e as pessoas que estarão envolvidas em tomar as ações de recuperação podem variar. Dentre tais ações, encontra-se a ação:
identificar quaisquer eventos que possam ter provocado o incidente (por exemplo, uma recente mudança, alguma ação do usuário).
estabelecer exatamente o que deu errado ou está sendo procurado pelo usuário.
confirmar o impacto do incidente, incluindo o número e alcance de usuários afetados.
requisitar a um fornecedor terceiro ou mantenedor a solução da falha.
procurar ocorrências anteriores, pesquisando relatórios de incidentes anteriores, bancos de dados de erros ou listas de erros de fabricantes e fornecedores.
Dos diferentes modelos para o ciclo de vida de desenvolvimento de um software é correto afirmar que
o modelo em espiral é o mais simples e o mais antigo.
o modelo em cascata é o menos flexível e mais simples.
a fase de especificação de requisitos pode estar ausente do modelo.
a fase de implementação é sempre a última do modelo.
o modelo em cascata é o mais recente e complexo.
período de prestação; do serviço; empresarial
incidente; ocorrido; da empresa
tipo de serviço; modelo de negócios; da empresa
número de recursos; alocados; operacional
nível de prioridade; do incidente; de acordos de nível de serviço
2.
14.
6.
29.
5.
Métricas de software são formas de quantificar o esforço necessário para a construção de um sistema de software. Sobre métricas de software é correto afirmar que
um indicador é parte de uma métrica.
custo, funcionalidade e número de erros são métricas indiretas.
a métrica de pontos de função só pode ser calculada com o código terminado.
linhas de código, esforço e memória são métricas diretas.
métricas de produtividade indicam o quanto o software atende aos requisitos.
É absolutamente essencial que os membros de um grupo da empresa se comuniquem de maneira eficaz com outros membros do grupo ou mesmo membros de outros projetos. Um fator positivo para a eficiência e eficácia dessas comunicações
é a utilização de um método unificado de comunicação.
é o tamanho do grupo, principalmente os que incluam gerentes e engenheiros experientes.
são os grupos estruturados formalmente e divididos em níveis hierárquicos.
são os grupos formados por pessoas de personalidades semelhantes.
é a comunicação bidirecional entre membros do grupo.
Muitos incidentes não são novos e envolvem lidar com algo que ocorreu anteriormente e tem grande chance de acontecer novamente. Por esta razão, muitas organizações utilizam estes incidentes para pré-definir padrões e criar modelos de incidentes. No ITIL, o grupo de modelos de incidentes pertence ao grupo:
registro do incidente.
processo de atividades, métodos e técnicas.
identificação do incidente.
políticas/princípios/conceitos básicos.
categorização do incidente.
No que se refere a testes de software, é correto afirmar que
o teste de operação é a fase onde é testada a ergonomia da interface de uso do software.
o teste da caixa preta (teste funcional), baseia-se em analisar os arquivos de log do sistema procurando por mensagens de funcionamento inconsistente.
um teste bem sucedido é um teste que não encontra nenhum erro no software.
o teste da caixa branca (teste estrutural), baseia-se em testar as estruturas do código fonte, como comandos condicionais e de repetição.
um caso de teste é uma categoria de possíveis resultados na execução de testes.
A eficácia de um grupo depende, em certa medida, da natureza do projeto e da organização que realiza o trabalho. No entanto, apesar de questões de projeto e organizacionais, existem três fatores genéricos que afetam o trabalho de equipe, sendo elas: as pessoas presentes no grupo, a organização deste grupo e
a diferença entre os requisitos funcionais e não funcionais.
a tecnologia utilizada na empresa.
a correta identificação dos riscos tecnológicos.
as comunicações técnicas e gerenciais.
o desempenho das ferramentas CASE.
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