Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o CMMI, considere:
I. Um nível de capacidade é definido por práticas genéricas e específicas apropriadas para uma área de processo.
II. Área de processo é um grupamento de práticas que, quando implementadas conjuntamente, satisfazem um conjunto de metas importantes para a realização de melhorias naquela área.
III. As áreas de processo do CMMI são específicas e diferentes entre aquelas aplicadas para medir o nível de capacidade e o nível de maturidade.
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
O algoritmo conhecido como busca binária é um algoritmo de desempenho ótimo para encontrar a posição de um item em
uma árvore B.
uma lista ligada ordenada.
uma árvore de busca binária.
um heap binário.
um vetor ordenado.
No modelo de entidade-relacionamento, a técnica Bottom- Up
inicia a modelagem nos conceitos mais importantes e navega em direção aos menos importantes. É comum que modelos E-R se desenvolvam em torno de algumas entidades que representam os conceitos mais importantes de um domínio ou aplicação.
inicia a modelagem partindo de entidades altamente abstratas e aplicando transformações que permitem encontrar entidades menos abstratas e mais representativas do sistema que está sendo desenvolvido.
parte dos conceitos mais elementares para construir conceitos mais complexos.
utiliza três símbolos na linha de relação entre as entidades, para determinar o relacionamento a cardinalidade e ligação entre as chaves primárias e estrangeiras.
ou associativa, indica junto à entidade quantas ocorrências da mesma relação podem estar associadas a uma determinada entidade ou a outros relacionamentos.
O seguinte trecho de pseudo-código representa a definição de uma função (sub-rotina) f com um único argumento x.
A execução do trecho de código acima resultaria na escrita de
0, 1 e 0 no caso de passagem de parâmetros por valor e.
0, 1 e 0 no caso de passagem de parâmetros por referência.
0, 1 e 1 no caso de passagem de parâmetros por valor e.
0, 1 e 0 no caso de passagem de parâmetros por referência.
0, 1 e 0 no caso de passagem de parâmetros por valor e.
0, 1 e 1 no caso de passagem de parâmetros por referência.
0, 1 e 1 no caso de passagem de parâmetros por valor e.
0, 1 e 1 no caso de passagem de parâmetros por referência.
0, 0 e 0 no caso de passagem de parâmetros por valor e.
0, 1 e 1 no caso de passagem de parâmetros por referência.
O algoritmo que, além de realizar a substituição de páginas, também estabelece um tempo máximo que cada página pode permanecer ativa na memória, é denominado
Least Frequently Used.
Not Recently Used.
Least Recently Used.
Working Set.
Clock.
Em termos de organização e arquitetura de computadores, é correto afirmar que
quando o controlador de E/S usa o DMA para ler ou escrever dados de ou para a memória, ele não necessita de intervenção da CPU.
para ler ou escrever dados de ou para a memória, usando o DMA, o controlador necessita executar uma rotina de interrupção para avisar a CPU que iniciará essa tarefa.
em geral a CPU tem precedência sobre o controlador de E/S na utilização do barramento.
o processo denominado roubo de ciclo consiste em a CPU apropriar-se de ciclos do barramento que estão em execução para atender dispositivos de E/S.
o barramento EISA, além de contar com uma conexão dedicada com o controlador de memória, sem prejudicar o tráfego CPU−memória, também conecta na outra extremidade periféricos de alta largura de banda.
No âmbito dos DWs e OLAP, o processo onde se faz a junção dos dados e transforma-se as colunas em linhas e as linhas em colunas, gerando dados cruzados, é chamado de
drill-across
star.
cube.
pivot.
cross-join
Dentre os principais estágios do modelo de desenvolvimento em cascata está o Projeto de sistema e software, que
é a fase mais longa do ciclo de vida do sistema. O sistema é instalado e colocado em uso e é efetuada a correção de erros que não foram descobertos em estágios iniciais.
estabelece os serviços, restrições e metas do sistema por meio de consulta aos usuários, e em seguida define em detalhes estes itens para serem utilizados como uma especificação do sistema.
integra as unidades do programa ou programas como um sistema completo e efetuam testes para garantir que os requisitos do software tenham sido atendidos.
aloca os requisitos tanto para sistemas de hardware como para sistemas de software, por meio de uma arquitetura geral do sistema.
desenvolve o projeto de software como um conjunto de programas ou unidades de programas para posteriormente serem aplicados os testes unitários.
resp = 0 + 1 2 + 3 4 + 5 ... (+ ou ) n
resp = 0 + 1 22 + 34 46 + 5n
resp = 0 1 2 3 4 5 ... n
resp = 0 + 1! 2! + 3! 4! + 5! n!
resp = 0 1 + 2 3 + 4 5 + ... n
O paralelismo tem sido uma das formas mais utilizadas na busca de maior velocidade nos computadores e pode ser introduzido em diferentes níveis, do mais baixo até o mais alto. O paralelismo, no qual uma instrução ou uma sequência de instruções emite múltiplas operações que podem ser executadas em paralelo por diferentes unidades funcionais, pode ser definido como de nível
baixo e fracamente acoplado.
baixo e fortemente acoplado.
intermediário e fracamente acoplado.
alto e fortemente acoplado.
alto e fracamente acoplado.
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