Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No contexto das redes com arquiteturas ponto-a-ponto e cliente-servidor, considere:

I. Os serviços fornecidos são, em geral, serviços de banco de dados, de segurança ou de impressão.

II. Qualquer processo ou nó do sistema pode ser cliente e servidor.

III. A distribuição da funcionalidade é obtida por meio do agrupamento de serviços inter-relacionados.

IV. Um nó cliente pode exercer funções típicas de servidor.

V. A lógica do aplicativo ou de negócios é normalmente distribuída entre o nó cliente e o nó servidor.

Convencionando-se PP para ponto-a-ponto, e CS para cliente-servidor, é correto afirmar que os itens I, II, III, IV e V, referem-se, respectivamente, a

  • A.

    CS, PP, PP, PP e CS.

  • B.

    CS, CS, CS, PP e PP.

  • C.

    PP, PP, PP, CS e CS.

  • D.

    PP, CS, PP, CS e CS.

  • E.

    CS, PP, CS, PP e CS.

  • A.

    necessidade imediata de reestruturação da organização.

  • B.

    retardo no fluxo vertical de informações da organização.

  • C.

    incômodos políticos regionais e nacionais para a organização.

  • D.

    prejuízos de imagem e aceitação de produtos da organização.

  • E.

    urgência na descentralização de lideranças da organização.

Na metodologia de desenvolvimento SCRUM, o proprietário do produto (Product Owner) é responsável por maximizar o valor do produto e o trabalho da equipe de desenvolvimento. O proprietário do produto é a única pessoa responsável pela manutenção do Backlog do produto. Este gerenciamento inclui

  • A.

    assegurar que a equipe de desenvolvimento compreenda os itens do Backlog do produto no nível necessário.

  • B.

    encontrar técnicas para a manutenção efetiva do Backlog do produto e transmitir essas técnicas para a equipe de desenvolvimento.

  • C.

    comunicar, nas reuniões diárias, as metas e itens do Backlog do produto para a equipe de desenvolvimento.

  • D.

    treinar o time Scrum para que crie, de forma clara e precisa, os itens do Backlog do produto.

  • E.

    entender o planejamento do produto a longo termo e de forma empírica.

No âmbito do Enterprise Java Beans 3.0, considere:

I. Utiliza a API JMS, facilita a quebra de acoplamento entre o cliente e o destino (Point-to-point ou Publishsubscriber), e é acionado de forma assíncrona.

II. Tratam os eventos nas fases do ciclo de vida dos EJB, por meio de anotações, tais como, @PostConstruct, @PrePassivate e @PostActivate.

III. Permitem que um código customizado seja aplicado para um EJB, interceptam a chamada do método do EJB para executar um código intermediário, e podem ser configurados no próprio Bean ou em classes externas.

 As afirmações contidas nos itens I, II e III referem-se, respectivamente, a

  • A.

    Session Bean, Injeção de Dependência e Timers.

  • B.

    Message-Driven Bean, Callback Methods e Interceptors.

  • C.

    Session Bean, Callback Methods e Timers.

  • D.

    Java Persistence API,Callback Methods e Message- Driven Bean.

  • E.

    Java Persistence API,Callback Methods e Message- Driven Bean.

A rigorosa observância de formalidades entre autoridades de diferentes governos ou instituições/empresas em eventos oficiais é

  • A.

    a cordialidade.

  • B.

    a hierarquização.

  • C.

    o cerimonial.

  • D.

    o ordenamento.

  • E.

    a normatização.

O Extreme Programming (XP) é, talvez, o mais conhecido e mais utilizado dos métodos ágeis. Dentre suas práticas se encontram programação em pares, integração contínua, refatoração e

  • A.

    propriedade coletiva, que garante uma participação nos lucros aos membros da equipe de desenvolvimento, técnica que incentiva e aumenta o desempenho de toda a equipe.

  • B.

    envolvimento do cliente apenas na fase final do sistema, fator que difere de outras metodologias como SCRUM e TDD e confere agilidade ao processo de desenvolvimento.

  • C.

    processo de desenvolvimento contínuo, em que a equipe se mantém focada no sistema até que uma funcionalidade específica seja entregue, comumente agregando horas extras ao turno de trabalho.

  • D.

    utilização de técnicas de ofuscação do código fonte, trazendo segurança e garantindo que apenas a equipe de desenvolvimento poderá ter acesso a este código.

  • E.

    desenvolvimento incremental e sustentado por meio de pequenos e frequentes releases do sistema. Os requisitos são baseados em cenários ou em simples histórias de clientes.

  • A.

    Extends.

  • B.

    Import.

  • C.

    isThreadSafe.

  • D.

    Session.

  • E.

    AutoFlush.

Nas estruturas de dados,

  • A.

    devido às características das operações da fila, o primeiro elemento a ser inserido será o último a ser retirado. Estruturas desse tipo são conhecidas como LIFO.

  • B.

    as pilhas são utilizadas para controlar o acesso de arquivos que concorrem a uma única impressora.

  • C.

    a fila é uma lista linear na qual as operações de inserção e retirada ocorrem apenas no início da lista.

  • D.

    a pilha é uma lista linear na qual as operações de inserção e retirada são efetuadas apenas no seu topo.

  • E.

    devido às características das operações da pilha, o último elemento a ser inserido será o último a ser retirado. Estruturas desse tipo são conhecidas como FIFO.

  • A.

    o envolvimento do público.

  • B.

    o perfil da organização.

  • C.

    a preferência da autoridade.

  • D.

    o objetivo da organização.

  • E.

    o espaço disponível.

Segundo o MPS.BR, a abordagem baseada em reutilização para definir o escopo, especificar a estrutura e construir ativos (por exemplo, requisitos, projeto, código-fonte, documentação) para uma classe de sistemas, subsistemas ou aplicações é definida como

  • A.

    atributo de processo.

  • B.

    ativo de processo.

  • C.

    engenharia de domínio.

  • D.

    evidência objetiva.

  • E.

    método de avaliação MA-MPS.

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