Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No tocante a auditoria de TI, principalmente aos fundamentos de controles internos, considere:
I. Os principais objetivos de um sistema geral de controle, entre outros, são salvaguardar o ativo de uma organização, manter a integridade, correção e confiabilidade dos registros contábeis.
II. A gerência por objetivos, procedimentos e tomada de decisões deve manter um controle que a capacite a uma supervisão efetiva dentro do ambiente de tecnologia da informação.
III. As responsabilidades e ocupações compatíveis devem estar segregadas de maneira a minimizar as possibilidades de perpetuação de fraudes e até de suprimir erro e irregularidade na operação normal.
Está correto o que consta em
III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O seletor jQuery
$("[href!='#']") seleciona todos os elementos cujo atributo href não contenha '#'.
$("[href$='.jpg']") seleciona todos os elementos cuja propriedade href contenha '.jpg'.
I − componentes baseados em objetos
II − DLLsI − componentes de software comercial de prateleira
II − funcionalidades-alvo com interfacesI − métodos orientados a objetos
II − classesI − Commercial-off-the-shelf (COTS)
II − bibliotecas orientadas a eventosEmpresas que possuem várias unidades de negócio devem decidir sobre o nível e tipo de infraestrutura mais adequados a cada unidade. No entanto, tal decisão é difícil de ser tomada, pois geralmente há diferenças entre as unidades. Na gestão de TI, há um método que reúne executivos, gerentes de unidades e de TI em sessões de planejamento, de forma a poder determinar os investimentos mais adequados na infraestrutura mencionada. Esse método é de
política top down.
controle de suprimentos.
modelo diagonal.
gestão participativa.
gestão por máximas.
Em relação à terceirização de serviços de TI, é INCORRETO afirmar que dentre os riscos associados a esse procedimento, pode-se enquadrar
a irreversibilidade da decisão de terceirização, possíveis quebras de contrato pelo fornecedor ou a incapacidade de entregar o produto.
a negligência de um fornecedor, quando ele deliberadamente tem um desempenho abaixo do esperado e reivindica pagamento integral.
o uso indevido de uma aplicação desenvolvida estrategicamente para um cliente e posteriormente oferecendo essa aplicação a outros clientes.
a renegociação de preços oportunista (ou "holdup"), quando o fornecedor, ao possuir contrato de longo prazo com o cliente, cobra abusivamente aprimoramentos não previstos.
a concentração no desenvolvimento, a execução de atividades básicas do negócio, a delegação do desenvolvimento em TI (design, produção e a aquisição) e responsabilidade operacional aos fornecedores.
char, search, range, meter, color, week e month.
datetime, datetime-local, string, search e color.
search, datetime, month, week, datetime-local, range e color.
date-time, range, color, month, week e boolean.
datetime, month, week, meter, range, search, boolean e color.
O Scrum é fundamentado nas teorias empíricas de controle de processo (empirismo). A função de cada um dos três pilares que apoiam a implementação de controle de processo empírico está apresentada a seguir:
I. Se um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, implicando que o produto resultante será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado.
II. Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Isso requer que os aspectos sejam definidos por um padrão comum para os observadores compartilharem um mesmo entendimento do que está sendo visto.
III. Os artefatos Scrum e o progresso em direção ao objetivo devem ser frequentemente checados para detectar indesejáveis variações. Isso não deve, no entanto, ser tão frequente que atrapalhe a própria execução das tarefas.
A associação correta do nome do pilar com a sua função está expressa em:
A utilização da TI impõe mudanças na estrutura organizacional das empresas e alguns critérios devem ser atendidos por essa nova estrutura organizacional. Considere os seguintes 3 possíveis critérios:
I. Redução de níveis hierárquicos.
II. Maior centralização de decisões.
III. Maior delegação de responsabilidades pela exigência de implementação mais rápida de ações.
De fato são critérios a serem considerados na estrutura organizacional, tendo em vista a utilização de TI, o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Para se estabelecer as cláusulas do nível de serviço (SLA) em uma empresa, ao se projetar os detalhes dos níveis de serviço, é essencial definir
os indicadores de qualidade.
a linguagem de desenvolvimento do sistema.
o percentual de incidentes resolvidos, apenas.
a listagem de incidentes resolvidos e não resolvidos.
a quantidade de distribuições (releases) do sistema.
O XP (Extreme Programming) utiliza uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Ele
recomenda que duas pessoas trabalhem juntas para criar o código correspondente a uma história.
recomenda que a equipe XP e os clientes trabalhem de forma separada para não mudar o compromisso básico definido para a versão a ser entregue.
segue rigorosamente o princípio FDD − Feature Driven Development.
recomenda que depois que as histórias forem desenvolvidas e o trabalho preliminar do projeto for feito, a equipe XP avance diretamente para o código.
inclui um conjunto de regras e práticas que ocorrem no contexto de 3 atividades de arcabouço: projeto, implementação e entrega.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...