Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No V-Model, que mapeia os tipos de teste para cada fase do desenvolvimento de software, Interface Test, Acceptance Test e Release Test correspondem, respectivamente, às fases do desenvolvimento

  • A.

    System Specification, Business Case e User Requirements.

  • B.

    System Design, User Requirements e Business Case.

  • C.

    Component Design, User Requirements e Construct Component.

  • D.

    User Requirements, System Specification e Component Design.

  • E.

    Construct Component, User Requirements e Business Case.

Considere: uma entidade A que se relaciona com uma entidade B em 1:n, a entidade B que se relaciona com uma entidade C em n:m e a entidade C que se relaciona com ela mesma em 1:n. O mapeamento desta situação para o modelo lógico relacional normalizado indica a existência de

  • A.

    uma tabela.

  • B.

    duas tabelas.

  • C.

    três tabelas.

  • D.

    quatro tabelas.

  • E.

    cinco tabelas.

Graficamente representado por um cubo na UML, é um elemento físico que existe em tempo de execução e representa um recurso computacional, geralmente tendo alguma memória e, com frequência, capacidade de processamento. Trata-se de

  • A.

    pacote.

  • B.

    nó.

  • C.

    objeto.

  • D.

    framework.

  • E.

    caso de uso.

Na modelagem ER não foi prevista a possibilidade de associar uma entidade com um relacionamento ou então de associar dois relacionamentos entre si. Na prática, quando estamos construindo um novo modelo ER ou modificando um modelo ER existente, surgem situações em que é desejável permitir a associação de uma entidade a um relacionamento. Isso ocorre com frequência quando se detecta

  • A.

    a necessidade de utilizar a 1FN.

  • B.

    generalização e especialização.

  • C.

    relacionamento com grau (cardinalidade) 1 para 1.

  • D.

    relacionamento com grau (cardinalidade) n para n.

  • E.

    relacionamento com grau (cardinalidade) 1 para n.

Padrão que encapsula a lógica de apresentação de dados de negócios dinâmicos ou, ainda, especifica que são usados ajudantes para adaptar os dados do modelo para a camada de apresentação da aplicação. Trata-se de

  • A.

    view helper.

  • B.

    dispatcher view.

  • C.

    business delegate.

  • D.

    data access object.

  • E.

    front controller.

Considere:

I. Mudança de perspectiva da visão − extração de um subcubo.

II. Corta o cubo mas mantém a mesma perspectiva de visualização dos dados.

I e II correspondem, respectivamente, às operações básicas OLAP

  • A.

    pivot e drill-throught.

  • B.

    slice e dice.

  • C.

    slice e pivot.

  • D.

    dice e slice.

  • E.

    dice e drill-across.

Utilizado em ambiente de desenvolvimento integrado, consiste na melhoria constante do código-fonte, por meio de modificações num sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo:

  • A.

    compilação.

  • B.

    depuração.

  • C.

    edição.

  • D.

    modelagem.

  • E.

    refatoração.

Considere:

I. Abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis, que podem ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.

II. As funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de componentes e códigos interconectados por alto grau de acoplamento de controle e de dados.

III. É baseada no princípio de processamento centralizado que utiliza o paradigma de dados distribuídos para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços.

Quanto às características da arquitetura orientada a serviços − SOA, é correto o que consta em

  • A.

    I, somente.

  • B.

    II, somente.

  • C.

    I e III, somente.

  • D.

    II e III, somente.

  • E.

    I, II e III.

Atenção: As questões de números 27 a 32 referem-se à UML 2.0.

São, respectivamente, dois diagramas estruturais e dois comportamentais:

  • A.

    Package, Interaction Overview, Timing e Deployment.

  • B.

    Component, Deployment, Activity e State Machine.

  • C.

    Composite Structure, Package, Component e Communication.

  • D.

    State Machine, Object, Use Case e Composite Structure.

  • E.

    Object, Interaction Overview, Use Case e Activity.

Quanto à perspectiva de visualização de um cubo, dentre as operações básicas OLAP,

  • A.

    slice é a operação que corta o cubo, mas mantém a mesma perspectiva de visualização dos dados.

  • B.

    slice é a mudança de perspectiva da visualização dos dados.

  • C.

    dice é a operação que corta o cubo, mas mantém a mesma perspectiva de visualização dos dados.

  • D.

    slice ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo o nível de granularidade.

  • E.

    dice ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo o nível de granularidade.

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