Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere que o Tribunal Regional Eleitoral sugeriu o seguinte modelo para o desenvolvimento com Métodos Ágeis, objetivando promover a agilidade no atendimento às necessidades dos projetos do TRE:

Com base no modelo acima e nos fundamentos dos modelos ágeis de desenvolvimento é INCORRETO afirmar:

  • A. Pela natureza das práticas ágeis, o modelo tem foco nas entregas do código-fonte funcionando em um curto espaço de tempo.
  • B. O modelo indica que se deve investir bastante tempo na documentação e na modelagem, pois a premissa é que as correções no sistema sejam minimizadas, evitando-se alterar o código ao longo do caminho do projeto.
  • C. Pela natureza das práticas ágeis, o projeto deve ter curta duração e possuir uma equipe reduzida e multidisciplinar (entre 3 a 9 pessoas), com habilidades diversificadas e capacidade de se auto-organizar.
  • D. A mudança de requisitos, de negócios e de tecnologia deve ser esperada e não implica em penalidades. O usuário final deve ter condições de se comprometer com o projeto.
  • E. Uma Sprint é um time-box durante o qual uma versão incremental potencialmente utilizável do produto é criado. Sprints devem ter durações coerentes em todo o esforço de desenvolvimento.

Um Analista deseja utilizar um sistema de controle de versão centralizado (Centralized Version Control System − CVCS) que possui um único servidor central contendo todos os arquivos versionados e vários clientes que podem resgatar os arquivos desse servidor. Ele deve utilizar, nesse caso, o

  • A. Subversion.
  • B. Darcs.
  • C. Bazaar.
  • D. Mercurial.
  • E. GIT.

O TDD − Test Driven Development (Desenvolvimento orientado a teste)

  • A. é parte das metodologias ágeis UP − Unified Process e XP − Extreme Programming, tendo sido criado para ser usado em metodologias que respeitam os 4 princípios do Manifesto Ágil.
  • B. transforma o desenvolvimento, pois deve-se primeiro implementar o sistema antes de escrever os testes. Os testes são utilizados para facilitar no entendimento do projeto e para clarear o que se deseja em relação ao código.
  • C. baseia-se em um ciclo simples: escreve-se um código -> cria-se um teste para passar no código -> refatora-se.
  • D. propõe a criação de testes que validem o código como um todo para reduzir o tempo de desenvolvimento.
  • E. beneficia-se de testes que seguem o modelo FIRST: F (Fast) I (Isolated) R (Repeatable) S (Self-verifying) T (Timely).

Analisando as distribuições dos processos ITIL v3 atualizada em 2011, Marta, técnica de TI do Tribunal, verificou corretamente que os processos Gerenciamento de Mudança, Gerenciamento de Evento e Gerenciamento de Segurança da Informação são estabelecidos, respectivamente, nas seguintes fases do Ciclo de Vida de Serviço:

  • A. Desenho de Serviço; Estratégia de Serviço; Operação de Serviço.
  • B. Melhoria Contínua de Serviço; Transição de Serviço; Operação de Serviço.
  • C. Operação de Serviço; Desenho de Serviço; Estratégia de Serviço.
  • D. Estratégia de Serviço; Operação de Serviço; Melhoria Contínua de Serviço.
  • E. Transição de Serviço; Operação de Serviço; Desenho de Serviço.

No PostgreSQL 9.0, o comando para remover uma view chamada vendas de forma a recusar a remoção da mesma se existirem objetos que dependem dela

  • A. DROP VIEW vendas CONSTRAINT NO-REMOVE;
  • B. DROP VIEW vendas RESTRICT;
  • C. TRUNCATE VIEW vendas CONSTRAINT NO ACTION;
  • D. DELETE VIEW vendas CONSTRAINT NO REMOVE;
  • E. DROP VIEW vendas CASCADE;

Considere que em um Banco de Dados (BD) há duas tabelas: RCLM_CLIENTE (Reclamações de Clientes), com cerca de 30.000 linhas, e TP_MTVO_RCLM (Tipo do Motivo da Reclamação), com 150 linhas, que atendem à área de Ouvidoria de uma organização. Considere ainda que:

− Há uma transação crítica no ambiente online que requer a leitura das duas tabelas em conjunto, pois sempre que recupera uma reclamação, precisa obter a descrição (DS_MTVO) do motivo.

− São cerca de 4.000 usuários concorrentes. Usuários com permissão executam a transação crítica 5 vezes ao dia, em média, sendo que, em uma mesma execução, milhares das linhas da tabela RCLM_CLIENTE são acessadas.

− A tabela de TP_MTVO_RCLM tem perfil estável, quase não há inclusões, alterações e exclusões.

O Administrador, considerando que é necessário que o projeto físico do BD atenda ao requisito de qualidade de “alta performance na execução da transação crítica”, propôs, corretamente:

  • A. Colocar a tabela RCLM_CLIENTE na 3a forma normal não permitindo redundar a coluna DS_MTVO. Assim, ao se fazer o JOIN das tabelas, pode-se eliminar cerca de 20.000 acessos/dia à tabela TP_MTVO_RCLM.
  • B. Desnormalizar a tabela RCLM_CLIENTE, ferindo a 3a forma normal, redundando a coluna DS_MTVO. Assim evita-se o JOIN das tabelas, eliminando cerca de 20.000 acessos/dia à tabela TP_MTVO_RCLM. A estabilidade da coluna DS_MTVO foi fundamental para esta decisão.
  • C. Colocar a tabela TP_MTVO_RCLM na 3a forma normal, não permitindo redundar a coluna DS_MTVO. Assim, ao se fazer o JOIN das tabelas, pode-se eliminar cerca de 20.000 acessos/dia à tabela RCLM_CLIENTE.
  • D. Desnormalizar a tabela TP_MTVO_RCLM, ferindo a 1a forma normal, ou seja, redundar a coluna DS_MTVO. Assim, ao se realizar o JOIN das tabelas, eliminam-se cerca de 20.000 acessos/dia à tabela RCLM_CLIENTE. A estabilidade da tabela TP_MTVO_RCLM foi garantida nesta decisão.
  • E. Criar uma 3a tabela através do operador UNION, combinando os resultados da transação crítica em um único result set, inserindo- os como linhas desta tabela, a partir de todas as queries envolvidas na execução. Isso é possível, pois o número e a ordem das colunas não são idênticos em todas as queries.

Durante a exibição do resultado de uma consulta do tipo SELECT no PL/SQL, é possível alterar um cabeçalho de uma coluna usando um apelido (alias) para ela. Se o apelido contiver espaços ou caracteres especiais (como # ou $), deverá ser digitado

  • A. entre apóstrofos.
  • B. entre parênteses.
  • C. em letra maiúscula.
  • D. entre aspas duplas.
  • E. em letra minúscula.

O processo de medição funcional de um software utilizando pontos de função possui uma série de etapas, dentre elas, a de medir as funções de transação. Estas funções representam a funcionalidade fornecida ao usuário para atender às suas necessidades de processamento de dados pela aplicação. São classificadas em entradas externas, saídas externas ou consultas externas. Constitui exemplo de entrada externa:

  • A. Telas de filtro de relatório e consultas.
  • B. Telas de login com objetivo de verificar se o usuário pode ou não acessar o sistema.
  • C. Relatórios que possuem totalização de dados.
  • D. Informações que possuem formato gráfico.
  • E. Processamento em lotes de atualização de bases cadastrais a partir de arquivos de movimento.

As formas normais estabelecem algumas restrições aos valores das tabelas de um banco de dados relacional. Segundo a definição da primeira forma normal,

  • A. em uma mesma tabela não pode haver atributos com domínios distintos entre si.
  • B. não pode haver mais do que 10 atributos na composição de cada tabela.
  • C. o número de registros com valores nulos em uma tabela deve ser, no máximo, a metade do número de registros dessa tabela.
  • D. o número máximo de caracteres de cada atributo tem um valor limite.
  • E. o valor de um atributo qualquer de um registro de uma tabela deve ser constituído por um único valor do domínio desse atributo.

Os padrões de projeto tornam mais fácil reutilizar projetos e arquiteturas bem sucedidas. Atualmente existem diversos padrões de projetos conforme abaixo:

I. Fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.

II. Converte a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes permitindo que certas classes trabalhem em conjunto, pois de outra forma, seria impossível por causa de suas interfaces incompatíveis.

III. Fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de uma agregação de objetos sem expor sua representação subjacente.

Os padrões de projeto apresentados em I, II e III são, respectivamente,

  • A. Façade, Builder e Mediator.
  • B. Abstract Factory, Adapter e Iterator.
  • C. Façade, Adapter e Interpreter.
  • D. Singleton, Builder e Mediator.
  • E. Abstract Factory, Prototype e Iterator.
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