Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ambiente de desenvolvimento de programas Java, os bytecodes são criados pelo programa

  • A.

    Editor.

  • B.

    Compilador.

  • C.

    Carregador.

  • D.

    Verificador.

  • E.

    Interpretador.

Dada a instrução Java:

if ( x => 5 )

JOptionPane.showMessageDialog ( null, "x é igual ou maior que 5" );

É correto afirmar que a sintaxe da instrução está

  • A.

    correta.

  • B.

    incorreta, o nome do método é inválido.

  • C.

    incorreta, o operador relacional deve ser <.

  • D.

    incorreta, o operador relacional deve ser >=.

  • E.

    incorreta, a ordem dos argumentos deve ser ( "x é igual ou maior que 5", null ).

A programação orientada ao objeto se inicia com o projeto, que apresenta aos programadores, principalmente, um

  • A.

    esquema de classes-chave.

  • B.

    esquema de métodos.

  • C.

    conjunto de cenários.

  • D.

    mapeamento dos atributos.

  • E.

    detalhamento das mensagens.

Analise as seguintes afirmações sobre o paradigma da Orientação a Objetos.

I. Em uma relação de AGREGAÇÃO entre objetos - estrutura do tipo Todo-Parte, se "A" agrega "B" , então "B" é part-of "A", porém seus tempos de vida são independentes.

II. Em uma relação de COMPOSIÇÃO entre objetos - estrutura do tipo Todo-Parte, se "A" é composto de "B", então "A" controla o tempo de vida de "B".

III.   na notação UML, este diagrama indica que cada instância da classe "A" deve ser associada com 1 ou muitas instâncias da classe "B".

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Uma instância de classe, na técnica de orientação ao objeto, é

  • A.

    uma mensagem.

  • B.

    uma subclasse.

  • C.

    um componente.

  • D.

    um objeto.

  • E.

    um método.

Analise as definições abaixo no âmbito do paradigma da Orientação a Objetos.

I. Habilidade de uma operação ter a mesma assinatura mas diferentes implementações e, possivelmente, diferentes semânticas, em diferentes classes.

II. Habilidade de uma subclasse especializar uma operação herdada, redefinindo a implementação da operação, mas não a sua especificação (assinatura).

Estas definições não esgotam as possíveis, porém estão corretas e são específicas quanto ao conceito de

  • A.

    Agregação

  • B.

    Composição.

  • C.

    Cardinalidade.

  • D.

    Persistência.

  • E.

    Polimorfismo.

A Unified Modeling Language − UML provê uma série de diagramas. Alguns descrevem situações do ponto de vista estático ou estrutural. Outros descrevem situações do ponto de vista dinâmico ou comportamental. Dentre aqueles que descrevem situações do ponto de vista estático ou estrutural encontram-se os diagramas KIK enquanto que, dentre aqueles que descrevem situações do ponto de vista dinâmico ou comportamental encontram-se os diagramas KIKI . Completa-se corretamente o texto acima substituindo-se I e II por:

  • A.

    de Transição de Estados, de Seqüência, de Colaboração e de Atividades de Classes e de Objetos

  • B.

    de Classes e de Colaboração de Objetos, de Transição de Estados, de Seqüência e de Atividades

  • C.

    de Objetos, de Transição de Estados e de Colaboração de Classes, de Seqüência e de Atividades

  • D.

    de Classes e de Objetos de transição de Estados, de Seqüência, de Colaboração e de Atividades

  • E.

    de Objetos, de Transição de estados, de Seqüência e de Atividades de Classes e de Colaboração

No âmbito da análise estruturada de sistemas, os componentes do Diagrama de Fluxo de Dados − DFD constituem o fundamento do

  • A.

    modelo de dados de um sistema de informações e são, basicamente, representações das entidades e seus relacionamentos. Esse modelo auxilia imensamente a compreensão de um problema durante a fase de análise porque pode decompô-lo em problemas menores num processo conhecido por decomposição bottom-up.

  • B.

    modelo funcional de um sistema de informações e são, basicamente, representações das entidades externas, dos processos ou funções, dos fluxos de dados e dos depósitos de dados ou arquivos lógicos. Esse modelo auxilia imensamente a compreensão de um problema durante a fase de análise porque pode decompô-lo em problemas menores num processo conhecido por decomposição top-down.

  • C.

    diagrama de caso de uso de um sistema de informações e são, basicamente, representações das classes e dos atores que alimentam os depósitos de dados ou arquivos lógicos, através dos fluxos de dados. Esse modelo auxilia imensamente a compreensão de um problema durante a fase de análise porque pode decompô-lo em problemas menores num processo conhecido por decomposição middle-top.

  • D.

    diagrama de classes de um sistema de informações e são, basicamente, representações das entidades externas, dos processos, dos fluxos de dados e dos seus relacionamentos com as entidades de dados. Esse modelo auxilia imensamente a compreensão de um problema durante a fase de análise porque pode decompô-lo em problemas menores num processo conhecido por decomposição top-down.

  • E.

    diagrama de seqüência de um sistema de informações e são, basicamente, representações dos atores que, através das funções e dos fluxos de dados, alimentam os depósitos de dados ou arquivos lógicos. Esse modelo auxilia imensamente a compreensão de um problema durante a fase de análise porque pode decompô-lo em problemas menores num processo conhecido por decomposição middle-down.

No sistema OS/400, a biblioteca QGPL é instalada

  • A.

    pelo usuário e usada para os seus próprios objetos.

  • B.

    pelo usuário e usada para programas licenciados.

  • C.

    com o sistema e usada para os objetos do usuário.

  • D.

    com o sistema e usada para os programas licenciados.

  • E.

    com o sistema e usada para tarefas do sistema operacional.

Os diagramas 1, 2 e 3 estão corretamente identificados em:

Os diagramas 1, 2 e 3 estão corretamente identificados em:

  • A.

    Diagrama de Fluxo de dados - DFD Diagrama de Caso de Uso - DCU Diagrama de Transição de Estados - DTE

  • B.

    Diagrama de Caso de Uso - DCU Diagrama de Fluxo de Dados - DFD Diagrama de Transição de Estados - DTE

  • C.

    Diagrama de Transição de Estados - DTE Diagrama de Caso de Uso - DCU Diagrama de Fluxo de Dados - DFD

  • D.

    Diagrama de Fluxo de Dados - DFD Diagrama de Transição de Estados - DTE Diagrama de Caso de Uso - DCU

  • E.

    Diagrama de Caso de Uso - DCU Diagrama de Transição de Estados - DTE Diagrama de Fluxo de Dados - DFD

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...