Questões de Ciência da Computação da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A visão estática do RUP, uma variação do UP (Unified Process), prioriza as atividades que ocorrem durante o processo de desenvolvimento. Na descrição do RUP, estas atividades são chamadas de workflows. No workflow

  • A. Gerenciamento de Configuração e Mudança os atores que interagem com o sistema são identificados e os casos de uso são desenvolvidos p ara modelar os requisitos do sistema.
  • B. Meio Ambiente os processos de negócio são modelados por meio de casos de uso de negócios.
  • C. Análise e Projeto um modelo de projeto é criado e documentado com modelos de arquitetura, modelos de componentes, modelos de objetos e modelos de sequência.
  • D. Gerenciamento de Projeto, um dos principais do RUP, os componentes do sistema são implementados e estruturados em subsistemas de implementação.
  • E. Modelagem de Negócios são disponibilizadas as ferramentas apropriadas para a equipe de desenvolvimento implementar o modelo de projeto do software.

Valter necessitava conhecer a problemática de QoS e se deparou com os seguintes requisitos durante seu estudo:

I. Para aplicações como a transmissão de áudio e vídeo, não importa muito se os pacotes demoram 20 ou 30 ms para serem entregues, porque toleram muito bem a flutuação do retardo.

II. Uma sequência de pacotes desde uma origem até um destino é chamada fluxo. Em uma rede orientada a conexões, todos os pacotes que pertencem a um fluxo seguem a mesma rota; em uma rede sem conexões, eles podem seguir rotas diferentes.

III. Quanto aos requisitos de QoS, uma aplicação de Login remoto é extremamente sensível ao retardo e flutuação.

Na prática, posteriormente, Valter constatou que estava correto APENAS o que consta em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. III.
  • E. II e III.

Considere as técnicas de levantamento de requisitos:

I. O Analista se insere no ambiente de trabalho em que o sistema será utilizado. O trabalho diário é observado e são anotadas as tarefas reais em que o sistema será utilizado. O principal objetivo da técnica é ajudar a descobrir requisitos de sistema implícitos, que refletem os processos reais, em vez de os processos formais, nos quais as pessoas estão envolvidas.

II. É composta de duas etapas principais: planejamento, que tem por objetivo elicitar e especificar os requisitos, e projeto, em que se lida com o projeto de software. Cada etapa consiste em três fases: a primeira cuida de organizar a equipe e fazer a preparação para a segunda fase, na qual é realizado um ou mais encontros estruturados, envolvendo desenvolvedores e usuários, em que os requisitos são desenvolvidos e documentados. A terceira fase tem por objetivo converter a informação da fase anterior em um documento de especificação de requisitos.

As técnicas I e II referem-se, respectivamente, a

  • A. Brainstorming e VORD (Viewpoint-Oriented Requirements Definition).
  • B. Etnografia e VORD (Viewpoint-Oriented Requirements Definition).
  • C. Etnografia e JAD (Joint Application Design).
  • D. VORD (Viewpoint-Oriented Requirements Definition) e Workshop.
  • E. JAD (Joint Application Design) e Etnografia.

Para encontrar o melhor plano de avaliação de consulta, o otimizador precisa gerar planos alternativos que produzam o mesmo resultado que a expressão SQL dada, e escolher o melhor. A geração de planos de avaliação de consulta envolve 3 etapas:

1. Gerar expressões que sejam logicamente equivalentes à expressão dada.

2. Anotar as expressões resultantes de maneiras alternativas para gerar planos diferentes.

3. Estimar o custo de cada plano.

De acordo com este contexto, é correto afirmar que

  • A. para implementar a etapa 1 o otimizador utiliza regras de equivalência. Duas expressões são equivalentes se geram, pelo menos, 50% das tuplas iguais.
  • B. deve-se calcular os custos das operações individuais em um plano de consulta e combiná-los para determinar precisamente o custo da expressão da álgebra relacional.
  • C. como o custo é calculado de forma precisa, o plano selecionado é necessariamente o melhor e menos dispendioso plano.
  • D. na etapa 3 é escolhido o plano que tenha o menor custo estimado.
  • E. a maioria dos SGBDs oferece ao administrador opções de criação do plano de avaliação das consultas através de comandos como “explain

É um recurso responsável pela coordenação do funcionamento da memória de um microcomputador, que transforma as instruções lógicas (virtuais) em endereços físicos nos bancos de memória e anota onde cada informação do sistema está hospedada na memória. É ele que informa onde o processador deve procurar os dados e instruções na memória. Trata-se de

  • A. Control Unit (Unidade de Controle).
  • B. Arithmetic Logic Unit (Unidade Lógica e Aritmética).
  • C. Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento).
  • D. Memory Management Unit (Unidade de Gerenciamento de Memória).
  • E. Register (Registrador).

Considere a classe Java abaixo.

Ao compilar e executar esta classe, será

  • A. exibido o valor 7.
  • B. exibida mensagem de erro Exception in thread "main" java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 7.
  • C. exibido o valor 6.
  • D. exibida mensagem de erro Exception in thread "main" java.lang.RuntimeException: Uncompilable source code - incompatible types.
  • E. exibida mensagem de erro Exception in thread "main" java.lang.NumberFormatException: For input num.

Um Analista da área de TI construiu a classe Vectors e a classe de teste VectorsTest utilizando o JUnit.

Ao executar a classe VectorsTest, o teste será reprovado se a lacuna I estiver preenchida com a instrução

  • A. assertEquals(0, Vectors.scalarMultiplication(new int[]{0, 0}, new int[]{0, 0}));
  • B. assertEquals(39, Vectors.scalarMultiplication(new int[]{3, 4}, new int[]{5, 6}));
  • C. assertEquals(-39, Vectors.scalarMultiplication(new int[]{-3, 4}, new int[]{5, -6}));
  • D. assertEquals(17, Vectors.scalarMultiplication(new int[]{1,2,3}, new int[]{4, 5, 1}));
  • E. assertEquals(100, Vectors.scalarMultiplication(new int[]{6, 8}, new int[]{6,8,-2}));

Sobre a prototipação, considere:

I. Auxilia o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos.

II. Tem como vantagem a construção rápida de um protótipo que, não podendo ser descartado, passa a ser o núcleo do sistema que será construído.

III. Pode ser usada como um modelo de processo independente.

IV. Apresenta ao cliente uma versão executável do software, sempre utilizando os algoritmos mais eficientes para demonstrar a capacidade do sistema a ser criado.

V. É indicada para estudar as alternativas de interface do usuário e a viabilidade de atendimento dos requisitos de desempenho, dentre outras possibilidades.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II, III e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. I e V.
  • E. I, II e IV.

A técnica de modelagem conceitual de banco de dados relacionais mais difundida é a abordagem Entidade-Relacionamento (ER). Nesta abordagem, o modelo lógico é desenhado por meio de um diagrama ER. Neste diagrama, em um relacionamento

  • A. 1:n, uma ocorrência da entidade A pode se relacionar com várias ocorrências da entidade B ou vice-versa.
  • B. unário (de grau 1), uma entidade se relaciona com apenas uma outra entidade externa.
  • C. ternário (ou de grau 3), uma entidade está relacionada com outras três entidades em três relacionamentos diferentes.
  • D. binário, um atributo de chave primária é diferenciado dos demais atributos colocando-se um # (cerquilha) antes do nome do atributo ou colocando seu nome em itálico.
  • E. n:m há, na prática, uma divisão em duas relações 1:n e uma nova entidade é criada para representar o relacionamento.

No modelo de referência OSI, a camada

  • A. superior é a camada ligação de dados em que ficam os aplicativos que utilizam a rede como correio eletrônico, sistemas de transferência de arquivos e de navegação web.
  • B. de transporte é responsável pelo gerenciamento de token, um serviço que controla qual computador realiza a comunicação durante a sessão corrente ao passar um token de software para frente e para trás.
  • C. de conexão ponto-a-ponto pode, por exemplo, executar conversões de caracteres ASCII para não ASCII, fazer criptografia de dados e realizar decodificação de documentos seguros.
  • D. de enlace de dados é responsável por receber dados da camada de rede e transformá-los em um quadro, uma unidade coesa que sinaliza o início e o fim do quadro, possuindo espaços para informações de controle e de endereço.
  • E. inferior ou camada de aplicação, é responsável pela transmissão de bits por um canal de comunicação, determinando o meio de transmissão a ser utilizado.
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